Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

5 aventuras imperdíveis em Florianópolis / SC

Florianópolis, a ilha da magia, é realmente encantadora com seu povo acolhedor, sua cultura peculiar, paisagens de campo, belas praias e tantas opções para a prática de atividades de aventura…  hein, aventura?

Sim, além de ótima infra estrutura para hospedagem em Florianópolis, a ilha é um ótimo destino para quem deseja praticar atividades na terra, no ar e na água (em qualquer época do ano), sem que para isso seja necessário percorrer longas distâncias. Selecionamos 5 aventuras para que você veja um pouquinho do que a ilha oferece – além das lindas praias, claro:

Cicloturismo

Com ciclovias em quase toda ilha e belas paisagens por todos os cantos, Floripa convida ao pedal. Mas o bom mesmo é se aventurar pelas trilhas, por dentro das comunidades. Uma especial é a que sai da praia Pântano do Sul e segue por uma estradinha que atravessa a ilha de leste para oeste, passando pela comunidade Costa de Dentro e pela Comunidade do Sertão – onde o percurso começa a ficar mais íngreme. Naquele interior da ilha, muitos ainda vivem como seus avós, com pequenos roçados, galinhas e vacas.

Se estiver com um guia, ele pode indicar a trilha que leva até a Cachoeira do Rio Peri, bem escondidinha, com águas limpas e cristalinas para se refrescar e abastecer os squezes.

De volta ao pedal, é só seguir descendo a estrada rumo ao tradicional bairro do sul da ilha: Ribeirão da Ilha. Reserve uma tarde para fazer esse passeio, dessa forma o pedal acaba com esse visual ao entardecer.

Canoagem

Remar e contemplar… e a Lagoa do Peri é o lugar ideal para se passar uma tarde cercado de belas paisagens. A travessia começa remando a partir da parte sul da lagoa, com paradinhas estratégicas à pedra da tartaruga, do oratório e  a laje do jacaré do papo amarelo, até chegarmos no Rio do Peri onde uma pequena trilha nos leva até as cachoeiras para um banho de energia!

Este é um passeio relaxante e contemplativo,  ideal também para um safári fotográfico.

Rapel

Desafiar limites, sentir a adrenalina correr nas veias e ver o mundo de uma perspectiva mais ampla. Tudo isso o rapel proporciona, mas para quem não tem a menor intimidade com a atividade, há um lugar especial para se conhecer e experimentar essa aventura.

Tudo começa numa trilha leve, pelo Costão dos Ingleses – na praia dos Ingleses – até a Pedra Rachada. Lá do alto, um visual de perder o fôlego: toda a praia do Santinho e as ilhas das Aranhas.

Depois de equipados e de receber as instruções, chega a hora de descer os 20 metros, com tranquilidade, curtindo o visual. Para os mais experientes, vale até virar de cabeça pra baixo.

Sandboard

O Sandboard é primo do surf e assim como o skate foi desenvolvido por surfistas que resolveram inovar nos dias de poucas ondas. Acabou virando febre!

Em Floripa há vários lugares bons para a prática do sandboard como as dunas da Joaquina, da Lagoa da Conceição, da praia dos Ingleses… mas as dunas da nascente do Rio Vermelho são especiais. Ficam no Parque Florestal do Rio Vermelho, um lugar que poucos turistas conhecem.

O Sandboard é divertido, mas cheio de desafios. Por isso começamos em dunas menores, onde treinamos algumas técnicas de controle da prancha, virar e parar. Esteja preparado para caminhar sobre areia fofa, com subidas e descidas. O melhor horário é no final da tarde, quando o sol já esta mais baixo. Depois, que tal um mergulho no mar, para tirar toda essa areia do corpo 😉

Mergulho

Muitos são os lugares propícios para mergulho em Floripa, mas as águas transparentes da Ilha do Mata Fome, no norte – próximo a praia dos Ingleses –  oferecem a quem se aventura a mergulhar, a visão de um mundo colorido e vasto de peixes, esponjas, corais, cardumes, estrelas do mar, anêmonas, cavalos marinhos e uma infinidade de outros seres marinhos que habitam o local.

Para os que tem melhor preparo físico, o caiaque é uma boa opção para se chegar até o ponto de mergulho. Caso contrário, uma lancha pode nos levar, com toda segurança e conforto, até o local.

Profissional, amador, batismo ou snorkeling… seja qual for o seu estilo debaixo d’água, o show é garantido.

Em Floripa ainda podemos fazer escalada, cascading, trilhas, travessias em caiaque ou a pé, visita a sítios arqueológicos, observação de pássaros e observação de baleias, arvorismo, tirolesa, standup paddle, surf… e, claro, curtir as lindas praias.

Atividades como sandboard, algumas trilhas e algumas opções de cicloturismo estão liberadas para crianças a partir de 6 anos. Consulte para as outras atividades 😉

Quem oferece tudo isso com muita segurança e profissionalismo é a AdrenaIlha, empresa certificada e associada ABETA, que há 10 anos proporciona experiências inesquecíveis.  Tá esperando o quê? 😉

[box style=”” type=”info_box”]
ADRENAILHA – Atividades na natureza

www.adrenailha.com.br

Rua João Nunes Vieira 1939 sala 1 – Praia dos Ingleses
Florianópolis – Santa Catarina

(48) 3284 3585
(48) 9121 2165
[/box]

Similar posts

2 Comments

  1. Bruna Matos's Gravatar Bruna Matos
    15 de dezembro de 2015    

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber qual o valor por pessoa para fazer o mergulho, e quais os procedimentos necessários?

    Aguardo retorno,
    Att, Bruna Matos

  2. 22 de julho de 2016    

    Parabéns pelo texto, sempre sigo vocês.
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *