Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

5 paradas imperdíveis para conhecer Belém / PA

Conhecida como a “Metrópole da Amazônia”, Belém do Pará é uma overdose para os sentidos: arquitetura secular, sabores e perfumes exóticos, música e danças nativas e, claro, a diversidade da natureza. São tantas as opções de passeios interessantes, que selecionamos 5 que mostram um pouquinho de cada encanto de Belém.

Mercado Ver o Peso

O Complexo Ver-o-Peso é a maior feira livre da América Latina e está entre as 7 Maravilhas do Brasil. Vá pela manhã, quando as frutas estão fresquinhas e experimente novos sabores, pode começar pelo açaí, principal acompanhamento das refeições por lá. Aproveite para conhecer e comprar o artesanato local. O destaque maior é para a cerâmica marajoara

Tá precisando de uma ajudinha para o ano novo? Visite as barracas das mandingueiras com suas ervas e poções naturais para todos os males. Não deixe de visitar também o Mercado de peixe e reparar estrutura de ferro aparente, forjadas em Londres e Nova York e montadas no local, durante o apogeu econômico do ciclo da borracha na Amazônia. Atravessando a rua conheça o mercado de carnes, restaurado recentemente.

Forte do Castelo

Saindo do Ver-o-Peso e subindo pela praça do Relógio, visite a Igreja Santo Alexandre, importante Museu de Arte Sacra. Logo a frente, a Catedral Metropolitana de Belém. Atravessando a Praça Frei Brandão, tem a Casa das Onze Janelas (e pode contar, são 11 mesmo) e o Forte Castelo (ou Forte do Presépio), onde nasceu a cidade.

Parque Mangal das Garças

Às margens do rio Guamá e com uma área de 40.000 m², o parque Mangal das Garças é uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense. Não deixe de ver o Viveiro dos Pássaros, o Borboletário – considerado o maior do brasil, o Farol de Belém, com 47 metros de altura e a torre-mirante com dois níveis de observação. Visite o Museu Amazônico da Navegação, suba as escadas e aproveite para almoçar no Manjar das Garças e experimente a variedade e a qualidade da comida paraense.

Estação das Docas

Antigo porto de Belém que foi revitalizado e hoje é conhecido como a Estação das Docas. Um centro 32 mil metros quadrados que une atividades culturais, excelente gastronomia e boemia. Aproveite para fazer o famoso passeio de barco “Orla ao entardecer” que percorre toda a Orla da baía do Guajará, de onde é possível observar boa parte do patrimônio histórico de Belém. Durante o passeio também acontece uma apresentação de dança folclórica.

Passeio de Barco pelo igarapé e a vida dos ribeirinhos

E, finalmente, uma experiência turística única: conhecer a rotina de moradores ribeirinhos, navegar numa canoa pelos igarapés, conhecer árvores amazônicas, experimentar alguns dos seus frutos (no pé) e ver como os moradores vivem do extrativismo não predatório. Este passeio, sem dúvida, fecha com chave de ouro as dicas do que fazer em Belém.

Para saber mais sobre os passeios que fizemos em Belém, saber onde ficar, onde comer e como chegar em Belém, veja os posts da tag Belém.

[box style=”” type=”info_box”]
Quem leva
VERA NASCIMENTO TURISMO
Trav. Generalissimo Deodoro,877 – Galeria João e Maria sala 11
Bairro umarizal – Belém – Pará
fone/fax (91) 3212 8143 – Cel: (91) 8372 7754
[/box]

Similar posts

2 Comments

  1. Fabrício's Gravatar Fabrício
    27 de fevereiro de 2015    

    Fico feliz em saber que gostaram da mesma minha querida cidade, Belém. Voltem mais vezes, garanto que serão muito bem recebidos com a hospitalidade única de nós, paraenses.

    • 27 de fevereiro de 2015    

      Oi Fabricio,

      Estamos morrendo de saudades de lá…. de saborear um filhote, do sabor do açaí e de tantas outras coisas 😉
      abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *