Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

5 Viagens para curtir a natureza na América do Sul

[Este post é um Publieditorial]

A América do Sul é, sem dúvida, uma região repleta de belezas naturais e paisagens que são um prato cheio para amantes do ecoturismo e da natureza. Viajar pelo continente pode ser uma experiência incrível, passando por vários lugares exóticos e diferentes entre si.

Alugar um jato privado pode ser uma forma única e exclusiva de viajar. O mercado de fretamento de aeronaves pequenas para fins de turismo vem crescendo no Brasil, e empresas líderes mundiais neste segmento, como a Chapman Freeborn, estão prontas para lidar com o aumento da demanda.

Além de todo o luxo e conforto que acompanham esta opção, o fretamento de uma aeronave permite fazer uso de aeroportos menores, chegando a locais de difícil acesso, isolados pela presença da natureza. Além disso, esse tipo de viagem em pequena escala traz menos impactos negativos para o meio ambiente.

Com tantos países e paisagens a serem visitadas, é impossível listar todos os locais que merecem uma visita na América do Sul. Aqui, falaremos sobre cinco deles, que se destacam por oferecer experiências inesquecíveis e distintas entre si.

1. Patagônia

Torres del Paine vistas do Lago Pehoé - Foto Miguel Vieira

Torres del Paine vistas do Lago Pehoé – Foto Miguel Vieira

Seja na Argentina ou no Chile, não há como não gostar da Patagônia. Paisagens de tirar o fôlego, como as do Parque Nacional Torres del Paine e do glaciar Perito Moreno, são diferentes de tudo que já vimos.

Mas nem só de vistas bonitas vive a região mais austral da América, já que são incontáveis as atividades para fazer por lá. Há opções de aventuras em veículos 4×4, cruzeiros, esqui, cavalgada, escalada, trekkings, entre muitas outras. Para quem quer relaxar, a ampla rede de estâncias e hotéis de luxo permite descansar na companhia de um bom vinho e uma refeição típica da região, após um longo dia explorando o local.

2. Galápagos

Este arquipélago composto por 13 ilhas diferentes (sendo que 5 delas não são habitadas) está localizado a cerca de 1.000 km da costa do Equador. Praias e vulcões convivem com uma fauna e flora extremamente diversificadas, que já foram alvo de estudos conduzidos por cientistas impressionados pela variedade de espécies que se desenvolveu em uma localização tão remota.

Entre os animais exóticos das ilhas, o que mais se destaca é a tartaruga gigante, que pode chegar a 400kg e até 1,8m de comprimento, mas há muitas outras espécies fascinantes. Tudo isso cercado por paisagens deslumbrantes e uma verdadeira sensação de “explorar o desconhecido”.

3. Amazônia

Amazonia - Foto Neil Palmer .jpg

Amazonia – Foto Neil Palmer

Esta verdadeira maravilha da natureza conta com um ecossistema impressionante, tanto em quantidade quanto em biodiversidade. Embora 60% da floresta esteja localizada no Brasil, a Amazônia se estende por mais oito países da América do Sul, e representa hoje mais da metade do total de territórios ocupados por florestas tropicais no mundo.

Experimentar a tranquilidade e a paz que a Amazônia pode oferecer é, certamente, um presente incrível para qualquer viajante que goste de estar em contato com a natureza. A hospedagem em alojamentos dentro da floresta é amplamente recomendada, e há opções para todos os bolsos, desde as mais simples até as mais luxuosas. De uma forma ou de outra, não há como ficar imune as maravilhas deste gigante verde.

4. Deserto do Atacama

Chile Lago Miscanti perto de San Pedro de Atacama - Foto LucaGaluzzi 2006

Chile Lago Miscanti perto de San Pedro de Atacama – Foto Luca Galuzzi

O Atacama nos brinda com alguns dos cenários mais impressionantes de todo o Chile, combinando, além do deserto, oásis, gêiseres, vales, vulcões e lagoas de diversas cores. O visual de tirar o fôlego e as temperaturas que podem flutuar de maneira radical durante o dia costumam marcar a experiência dos viajantes em busca de aventuras e paisagens desconhecidas.

Para relaxar após um longo dia de passeios pela região, a cidade de São Pedro de Atacama, base para explorar o deserto, oferece uma atmosfera calma e serena, além de inúmeros hotéis e pousadas de luxo com todas as comodidades das quais poderíamos precisar.

5. Pantanal

Um dos melhores lugares no continente para ver animais selvagens, o Pantanal conta com campos abertos que facilitam a visualização de pássaros, macacos, capivaras, lontras, quatis, tamanduás, jacarés e a famosa onça pintada. A cooperação entre o ecoturismo e os donos de terras contribuiu para a conservação sustentável do meio ambiente na região.

O transporte pelo Pantanal não é fácil, mas vale a pena enfrentar algumas dificuldades para aproveitar as paisagens fascinantes e a vida selvagem vista tão de perto. Existem várias opções de acomodação que certamente irão satisfazer a todos os gostos e orçamentos de diferentes viajantes.

E ai? Qual desses lugares você mais gostaria de ir?

1 Comment

  1. Sergio's Gravatar Sergio
    23 de novembro de 2016    

    Bom dia!
    Parabéns pelo ótimo trabalho. Site com conteúdo interessante e bom de ler.
    Tenho uma dúvida quanto as viagens de carro pela a Argentina e queria ver se vocês podem me ajudar:
    1- A corrente para os pneus é obrigatória na mala mesmo que não viajamos por estradas com neve?
    2- Meu carro vem com faról de milha de fábrica (e como é normal no Brasil ele não é amarelo). Preciso cobri-lo para viajar pela Argentina?
    Li bastante artigos sobre as obrigatoriedades para as viagens mas as respostas pra essas duas perguntas não apareceu em nenhum!
    Desde já muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *