Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

A cidade de Socorro (SP) é exemplo nacional de turismo acessível

A Estância Hidromineral de Socorro (SP), localizada na região do Circuito das Águas Paulista, junto a Serra da Mantiqueira numa extensão de 449,2 km2, com relevo montanhoso e grande potencial hidrográfico, tem uma população de 32.000 habitantes, e limita-se ao Norte com Águas de Lindóia e Monte Sião – MG, ao Sul com Pinhalzinho, ao leste com Bueno Brandão – MG, e a Oeste com Monte Alegre do Sul e Serra Negra.

A 132 km da cidade de São Paulo, em uma alitude de 745 mts., possui um clima quente com temperaturas variando, no verão, de 25 a 34 graus e no inverno de 01 a 15 graus.

Já consagrada como a capital paulista do turismo de aventura, foi inaugurada oficialmente pelo ministro Luiz Barretto, nesta sexta-feira (22), como destino-modelo em Aventura Especial no Brasil.

Isso significa que os turistas com necessidades especiais também vão poder desfrutar a natureza e participar de atividades de aventura como os turistas comuns.

De 2006 a 2008, o projeto “Socorro Acessível” aplicou, no município, R$ 1,73 milhão em obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional para o atendimento a turistas portadores de deficiências físicas e/ou motoras, além de adaptações em passeios, equipamentos e edificações públicas, de acordo com a norma brasileira de acessibilidade nº 9050/2004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A proposta, pioneira no país, resultou em um roteiro adaptado que interliga dez pontos turísticos totalmente trafegáveis por turistas portadores de deficiência, na região central da cidade. Tradicional roteiro paulista de turismo de aventura, a cidade também passa a oferecer oito modalidades esportivas completamente adaptadas para atender a esse público, das 24 disponíveis no local. No Horto Municipal, a tirolesa iça o cadeirante e o jardim aromático para cegos é um desafio aos sentidos.

Falar em acessibilidade significa pensar no direito universal ao lazer e ao turismo e esse projeto coloca em prática a idéia de igualdade, eliminando barreiras e superando preconceitos. São valores que sustentam as ações do Ministério do Turismo desde que ele foi criado, em 2003. O projeto possibilita ao turista especial os mesmos benefícios que tem o turista comum: o direito de ir e vir e a melhoria de qualidade de vida.

OPÇÕES PARA O MERCADO DE TURISMO

Socorro está entre as principais cidades do Circuito das Águas Paulista, roteiro bastante procurado por adeptos dos esportes de aventura e do ecoturismo. Fontes de águas minerais da região oferecem tratamentos variados, como banhos de imersão com sais, ducha escocesa, limpeza de pele e massagens. O Rio do Peixe é navegável para a prática de esportes de aventura, entre eles o bóia-cross, o arvorismo, trekking, canoagem e rafting. A cidade também se tornou conhecida pela extensa produção de malhas, formando uma diversidade de opções que atrai turistas de todo o Brasil.

De acordo com a Secretaria de Municipal de Turismo, aproximadamente 500 pessoas estão empregadas na indústria turística local, incluindo os segmentos de turismo rural e cultural. Nos fins de semana, a cidade recebe, em média, 2 mil turistas – número que tende a aumentar em função da inclusão de Socorro nos programas federais de incentivo ao turismo, valorização dos potenciais geográfico, humano e cultural que certamente atrairá mais visitantes

O projeto Socorro Acessível, iniciado em 2006, é uma parceria entre o MTur, a prefeitura local, a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape), a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC).

Similar posts

2 Comments

  1. Rota Interior's Gravatar Rota Interior
    23 de outubro de 2014    

    O legal que este título de Socorro é realmente merecido, inclusive elogiado por quem precisa do turismo adaptado.

    Abs

  2. Wesley Da Silva Pinto's Gravatar Wesley Da Silva Pinto
    3 de novembro de 2014    

    Olá, tudo bem?

    Morei nesta cidade até meus 19 anos e decidi fazer um post especial para Socorro em meu blog, confiram aqui.

    http://www.proximarota.com.br/rota-socorro-sp-cidade-esporte-de-aventura/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *