Dia 10 de março a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Ministério do Turismo farão o lançamento do serviço de acesso às normas ABNT para a prestação de serviços e atividades de Turismo de Aventura no Brasil.

Por meio desse acordo, qualquer um que tenha interesse em obter as normas referente ao setor turístico poderá fazê-lo gratuitamente através do site do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br).

Nós estamos achando isso ótimo porque estamos acompanhando o processo de desenvolvimento das normas desde a criação da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA) – a entidade responsável pelos trabalhos técnicos referentes à concepção das normas, de acordo com as diretrizes da ABNT – e com a possibilidade de qualquer pessoa ter acesso gratuito às normas, teremos muito mais argumentos para reivindicar pela nossa segurança e analisarmos a qualidade dos serviços prestados quando formos fazer atividades de turismo de aventura como rafting, rapel, escalada, cavalgada, mergulho, vôo livre, bung jump, off road e outros tantos.

Ou seja: antes de contratar qualquer serviço de turismo de aventura, a dica é dar uma olhada nas Normas ABNT pra atividade que pretende praticar e checar se a empresa está seguindo a norma. Em breve o selo do INMETRO vai facilitar a nossa vida e poderemos escolher por uma atividade certificada; mas como o processo de certificação demora um pouco (as empresas estão recebendo capacitação e se adequando às normas), os fiscais da nossa segurança somos nós mesmos, e a cartilha a seguir são as normas ABNT.

Assim que tivermos o link das normas, postaremos aqui para todos acessarem.

 :::

Up to date! 

O link para ter acesso as normas ABNT gratuitamente é o www.abntnet.com.br/mtur/