Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Acordo libera acesso às Normas ABNT para Turismo de Aventura

Dia 10 de março a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Ministério do Turismo farão o lançamento do serviço de acesso às normas ABNT para a prestação de serviços e atividades de Turismo de Aventura no Brasil.

Por meio desse acordo, qualquer um que tenha interesse em obter as normas referente ao setor turístico poderá fazê-lo gratuitamente através do site do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br).

Nós estamos achando isso ótimo porque estamos acompanhando o processo de desenvolvimento das normas desde a criação da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA) – a entidade responsável pelos trabalhos técnicos referentes à concepção das normas, de acordo com as diretrizes da ABNT – e com a possibilidade de qualquer pessoa ter acesso gratuito às normas, teremos muito mais argumentos para reivindicar pela nossa segurança e analisarmos a qualidade dos serviços prestados quando formos fazer atividades de turismo de aventura como rafting, rapel, escalada, cavalgada, mergulho, vôo livre, bung jump, off road e outros tantos.

Ou seja: antes de contratar qualquer serviço de turismo de aventura, a dica é dar uma olhada nas Normas ABNT pra atividade que pretende praticar e checar se a empresa está seguindo a norma. Em breve o selo do INMETRO vai facilitar a nossa vida e poderemos escolher por uma atividade certificada; mas como o processo de certificação demora um pouco (as empresas estão recebendo capacitação e se adequando às normas), os fiscais da nossa segurança somos nós mesmos, e a cartilha a seguir são as normas ABNT.

Assim que tivermos o link das normas, postaremos aqui para todos acessarem.

 :::

Up to date! 

O link para ter acesso as normas ABNT gratuitamente é o www.abntnet.com.br/mtur/

Similar posts

2 Comments

  1. mauricie chevallier de souza andrade's Gravatar mauricie chevallier de souza andrade
    9 de abril de 2008    

    Olá,meu nome é Mauricie,sou morador do Sul de Minas pra ser mais exato em São Lourenço.Estou tentando trabalhar com ECOTURISMO mas está difícil,fiz agora um curso de condutor de turismo de aventura com a CAT Adventure de São Paulo.
    Já coduzi alguns grupos de cicloturismo pela região,pois sou piloto de mountain bike.
    Queria mater contato e se possível receber algumas dicas,vamos fazer um passeio aqui na região,temos a Serra da Mantiqueira,Circuito das Águas Minerais,Montanhas Mágicas(São Tomé das Letras.Espero resposta,um abraço MAURICIE.

  2. 11 de abril de 2008    

    Olá Mauricie!

    A concorrência é grande nessa área, mas se destaca aquele que se preocupa em fazer a coisa certa.

    As normas estão ai, sendo criadas e implementadas e agora o cliente pode escolher um rapel, por exemplo, com selo do Inmetro. Qual profissional vc acha que terá a preferência do público?

    Nossa dica pra você é: Acompanhe o site da ABETA, do AVENTURA SEGURA e aqui no VIAJANTE CONSCIENTE.

    Sempre teremos novidades sobre certificação e a importância disso para o turista e para profissionais de turismo como você.

    Abs

    Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *