Este post é um Publieditorial.

Aventura em ArubaSituada ao sul do Caribe, Aruba fica a cerca de 20 quilômetros de distância da costa da Venezuela. A ilha possui 30 quilômetros de comprimento e é considerada uma das ilhas mais famosas do Caribe. Colonizada por holandeses, possui vários outros idiomas, como o inglês, o espanhol, o holandês e o dialeto local, o papiamento. A cultura de Aruba tem forte influência latina e os ritmos caribenhos e a hospitalidade dos moradores são muito conhecidos de quem já visitou a ilha.

O comportamento dos arubanos não se perdeu com a presença constante de visitantes na ilha. Mesmo com toda a movimentação turística, Aruba ainda possui aquele ar provinciano – característica que dá um charme especial ao lugar.

Mas se você pensa que Aruba é apenas sol, praias límpidas e diversão nos cassinos em suas noites repletas de glamour,  pode incluir na bagagem seus equipamentos de aventura.

A Ilha, com uma extensão de 181 quilômetros quadrados possui uma topografia semi-árida, formações geológicas que oferecem uma riqueza de atividades e com uma vida marinha incrível, a diversidade de Aruba oferece aventura tanto para iniciantes quanto para os mais experientes.

sightseeing_cavesl_01As cavernas da Ilha oferecem aventuras subterrâneas – A maioria dos visitantes não espera achar cavernas subterrâneas em uma ilha tropical. Na caverna de Guadirikiri, a luz solar filtrada por duas câmaras internas dá a oportunidade de fotografias perfeitas para exploradores de cavernas.

Bem próxima, a caverna de Fontein é testemunha da população nativa da ilha. Desenhos ainda visíveis, feitos pelos índios Arawak, decoram os tetos da caverna e são uma lembrança poderosa da história indígena da Ilha. Casais não serão apenas os únicos que gostarão do Túnel do Amor, assim denominado pelo formato de coração de sua entrada. Os ventos, passando por um túnel de 91 metros esculpiram formações de pedra tímidas e passagens estreitas.

Farol CalifórniaSafáris Off-road exploram o lado selvagem de Aruba – Alugar um veículo com tração nas 4 rodas é a melhor maneira para uma excursão ao redor da ilha. Locais famosos incluem o pitoresco Farol Califórnia, a encantadora Capela de Alto Vista e as ruínas das minas de ouro de Bushiribana. As estradas da parte oposta às praias de Aruba, ao longo da áspera costa norte, passam por formações misteriosas de pedra, cactos e as famosas árvores divi-divi.

Podem ser alugados carros e contratadas excursões em qualquer uma da empresas de turismo da Ilha. A licença de motorista internacional ou qualquer licença válida durante pelo menos dois anos, são requeridas para aluguéis de carros e o motorista deve ter mais de 23 anos de idade.

Parque Nacional ArikokUm deserto no Caribe – O Parque Nacional de Arikok é uma reserva ecológica, semelhante a um deserto, composta por uma grande faixa de terra no interior da costa nordeste. O parque nacional é uma área natural preservada de 34 km², quase 1/5 da ilha, localizada na parte norte-oriental de Aruba.

Ruínas das minas de ouro em ArubaSão quilômetros de caminhada em trilhas e caminhos que levam o visitante a tesouros históricos e culturais preservados em uma área protegida. Locais como a Fontein Cave e as minas de ouro de Miralamar são algumas das pedras preciosas prontas para serem exploradas. A superfície rica da Ilha faz dela um dos raros lugares no mundo onde se pode localizar suas origens geológicas a olho nu. A estrada principal se espalha entre colinas, cada uma com seu próprio nome e características, adornada com árvores surpreendentemente variadas e arbustos bem adaptados ao clima seco. A rota do parque é bem acessível a carros, com vários locais para estacionamento.

Excursões a cavalo pela Ilha – Excursões de meio-dia, organizadas por ranchos, conduzem os cavaleiros pelo cunucu, ou zona rural, e ao longo do litoral. Dunas de areia e planícies desérticas, repletas de cactos, oferecem uma visão sem igual para uma ilha caribenha. Algumas excursões combinam terra e mar, levando os excursionistas ao longo de uma trilha rochosa para a Piscina Natural protegida da áspera costa nordeste por uma formação de pedras.

Outras excursões incluem passeios ao pôr-do-sol pela praia ou excursões pelas dunas de areias brancas perto do Farol Califórnia.

Os ventos alísios de Aruba – Brisas constantes fazem de Aruba um dos melhores locais de windsurfe do mundo. Algumas das áreas mais populares para windsurfistas de todos os níveis de habilidade, ficam ao longo de Arashi e Praia Hadikurari. Em junho, o Hi-Winds Amateur World Challenger, atrai profissionais, amadores e espectadores à Ilha pelas excelentes condições do torneio e clima agradável, razão que da Ilha a “A Capital de Windsurfe do Mundo”.

Kite Surf em ArubaOutra modalidade esportiva que é atração na Ilha é o Kite-surfe, que se tornou a atividade principal, tanto entre os mais jovens quanto os surfistas mais experientes. Para aqueles que quiserem tentar este esporte novo ou apenas se sentar na praia e desfrutar os saltos espetaculares executados por surfistas, Fisherman Huts, depois das 16 horas, é o local ideal. Outra atividade popular é o parasailing, onde se pode desfrutar da paisagem pitoresca de Aruba enquanto estiver içado no céu, a quase 10 metros de altura, em um pára-quedas puxado por um barco veloz.

Vela e snorkel em Aruba – Velejar – isso é imperativo enquanto estiver em Aruba, uma vez que quase todas as empresas de esportes náuticos da Ilha oferecem passeios diários para snorkeling e viagens de pôr-do-sol em bonitos e confortáveis catamarãs em passeios de dia inteiro ou de uma tarde. Além de muita música e uma visão espetacular da branca costa arenosa, pode-se praticar o snorkel em locais surpreendentes.

Pessoal bem treinado lhe dará uma explicação completa sobre as paradas diferentes e para os que não são praticantes experientes de snorkel, este pessoal amigável os acompanhará até a água para que os turistas possam experimentar o mundo submarino de Aruba de um modo confortável e seguro. Outra atividade que pode ser feita durante um passeio de snorkeling é o Snuba, onde os que não são mergulhadores têm uma chance de ver o mundo subaquático a 10 metros de profundidade e viver uma experiência diferente.

Uma das mais novas atividades que foi introduzida recentemente é o Sea trek, onde apenas terá que usar uma máscara de cabeça (tipo escafandro), cheia de oxigênio e simplesmente caminhar pelo mundo submarino em um parque espetacular. Esta é, sem dúvida, uma experiência única na vida.

Como chegar em Aruba

Pode-se chegar à Aruba por vôos que fazem escala em Bogotá e Caracas.
Segundo o site http://br.aruba.com, desde 1º de julho de 2006, qualquer brasileiro que planeje visitar Aruba na condição de turista pode fazê-lo desde que não exceda um período de 30 dias e com a finalidade de recreação, atividades esportivas, ou por motivos de saúde, família, estudos, negócios e assuntos religiosos. A documentação a ser submetida aos oficiais na chegada a Aruba é:

  • Passaporte – O passaporte deve ter a validade de, no mínimo, mais de 3 meses após a data mencionada no bilhete de volta (Obs: o visto para Aruba não é necessário para brasileiros, apenas para os cidadãos mencionados na lista C);
  • Um bilhete de volta – ou um bilhete para viajar para qualquer outro lugar fora de Aruba, incluindo vistos (quando necessário);- O cartão – ED, devidamente preenchido e assinado, que será distribuído na aeronave.
  • Hospedagem – Se solicitado pelo oficial de imigração, o visitante deve estar apto a provar que possui uma reserva válida para uma acomodação em Aruba (hotel/apartamento), ou que possui recursos financeiros suficientes para custear seus gastos durante a estada em Aruba;

Vale lembrar que, atualmente, um seguro de viagem está sendo considerado uma exigência. A não-apresentação de qualquer um dos documentos acima mencionados pode resultar em veto de entrada a Aruba.

Há também a possibilidade de se chegar na ilha através dos inúmeros cruzeiros marítimos que saem do Brasil ou de outras ilhas caribenhas. O porto de Aruba recebe a visita regular de navios e transatlânticos. Veja mais sobre os cruzeiros marítimos aqui

Quer conhecer Aruba?

  • Fique atento às questões relacionadas ao passaporte e entrada em Aruba.
  • O local é conhecido pelo calor, isso significa, cuidado com o sol! Protega-se usando protetor solar.
  • Aruba possui vários idiomas, incluindo o dialeto local, mas com o inglês dá para “se virar” muito bem na região.
  • Ao praticar atividades de aventura, fique atento às questões relacionadas á segurança.
  • Não se esqueça da máquina fotográfica e não economize nos cartões de memória. Você terá muitos motivos para registrar esse paraíso em fotos.
  • Aruba não permite entrada de animais de estimação vindos da América Central e do Sul (incluindo Brasil), ou seja, dê férias ao seu bichinho, mantendo-o aqui no país.
  • Outras informações: http://br.aruba.com/