Campus Party Brasil 2008Faltam poucos dias para se abrirem as portas da maior festa tecnológica do mundo! A Campus Party, que acontece na Espanha desde 1997, será realizado entre os dias 11 a 17 de fevereiro no prédio da Bienal do Ibirapuera.

E nós vamos estar lá, de mala e cuia. Quer dizer, de barraca e notebook.

O congresso (uma espécie de acampamento hippie-tecnológico), acontece na Espanha desde 1997, e reúne, durante sete dias, milhares de participantes com a finalidade de compartilhar, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.

Esta será a primeira vez que o evento será realizado fora da Espanha. Isso aconteceu – segundo a organização – por causa da “importância mundial que o Brasil ganhou no contexto da nova sociedade em rede” e porque os brasileiros são os “maiores e mais criativos usuários mundiais da internet”.

Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram infra-estrutura para camping, refeitório, ambulatório, lojas, assistência técnica para seus equipamentos e, claro, uma grande área onde cada um monta o seu computador e compartilha uma rede com conexão de (pasmem!) 5.5 Gb de velocidade.

Apesar do apelido de “nerdstock”, como o evento é tratado informalmente pelos organizadores, o Campus Party não tem qualquer tolerância a drogas, bebidas alcoólicas e até tabaco, onde o consumo é proibido.

Os temas serão divididos em áreas:

Participam estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos e… nós!

Vamos acampar lá também, na área de Blogs, e aprender mais sobre as ferramentas disponíveis para otimizar a forma com que levamos informação e conscientização para as pessoas.

Mas não só de tecnologia vive o Campus Party. Lá também há a preocupação com o a biodiversidade: O Campus Verde.

Veja abaixo algumas das ações previstas para essa área:

Ação de impacto

A web é o espaço em que as comunidades engajadas nas questões da sustentabilidade se encontram, compartilham conhecimento e mobilizam o futuro.

Para ressaltar a relevância desse processo, a Campus Verde se configura como uma ação transversal, relacionada a todas as áreas de conteúdo da Campus Party Brasil.

Tecnologias mais inteligentes, eficiência energética, reciclagem, mobilização social e conscientização – tudo isso também será discutido e fomentado pela Campus Party:

Palestras

De olho no Planeta

Como as novas tecnologias e a internet podem se tornar ferramentas importantes para a preservação de áreas verdes e a manutenção de espaços urbanos
Convidados: Instituto Socio-Ambiental (entidade mantenedora de um dos projetos de monitoramento de florestas mais importantes do Brasil)

Sustentabilidade em rede

Idéias e atitudes por um mundo melhor ganham espaço e expressividade nas redes sociais
Convidados: Freecycle (comunidade mundial de trocas baseada na ferramenta do Yahoo Grupos), Catalisa (Rede de Cooperação para a Sustentabilidade)

Blogueiros pelos direitos dos animais

Num bate-papo descentralizado, ativistas contam como utilizam os blogs para difundir conhecimento e gerar discussão sobre os direitos dos animais
Convidados: Maurício Kanno (blog Animao), Simone Nardi (blog Consciência Humana), Fábio Paiva (blog Pelo Fim do Holocausto Animal), Laura Kim Barbosa (blog Veganismo Brasil)
Convidados especiais: blogueiros internacionais – via chat

Refletindo sobre Uma Verdade Inconveniente

O filme que alertou o mundo sobre os impactos da ação do homem no meio ambiente vira tema de debate na Campus Party Brasil
Convidada especial: Anita Fiori (idealizadora da AllWatt, uma das consultorias ambientais mais importantes do mundo)

Cinema
Sessões especiais para os campuseiros que querem exercitar a consciência e refletir sobre as causas ambientais.
Títulos como Uma Verdade Inconveniente, A Marcha dos Pinguins, A Decent Factory e Quem Matou o Carro Elétrico – seguidos de um bate-papo relevante a respeito das questões sustentáveis

Competições

Desafios Planeta Sustentável: a tecnologia por um mundo melhor
A criatividade dos campuseiros – e o seu engajamento nas causas ambientais – podem fazer muito pelo futuro do planeta.
Os concursos do Planeta Sustentável vão premiar iniciativas das áreas de robótica, desenvolvimento e criatividade que contemplarem critérios como alta eficiência energética, reúso de materiais e difusão de conhecimento sobre sustentabilidade. E os ganhadores podem se tornar ainda mais amigos da natureza: os desafios valem uma viagem sustentável para as cavernas do Petar e assessórios para carregar os gadgets com energia solar.

As inscrições já foram fechadas e quem não puder ir pessoalmente, pode acompanhar pelo site do evento ou pelo blog oficial.

:::