Fomos convidados pela Sam do Blog A vida como a vida quer, para participar de uma blogagem coletiva sobre consumo consciente e é claro que topamos pois esse assunto é recorrente aqui no Vida de Viajante.

Segundo a Wikipédia, consumo consciente ou consumo responsável, significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

E a relação entre uma viagem de férias e o consumo consciente?

Quando saímos de férias, queremos passear, relaxar, curtir… mas não vamos esquecer que o turismo também pode colaborar para o desmatamento, o consumo desenfreado de água e energia, a exploração do trabalho, a extinção de culturas e tradições nos destinos turísticos e por aí vai… E é justamente ai que entramos nós, os consumidores.

Somos nós que dizemos para onde o mercado deve ir (em todos os setores). Se procurarmos mais pelas empresas que tenham condutas responsáveis, mais empresas vão correr atrás de agir de acordo com o que queremos.

No setor de hotelaria, por exemplo, há uma ONG chamada Instituto de hospitalidade que junto com o Sebrae, tem o Bem Receber, um programa nacional de qualificação e certificação de profissionais e da gestão sustentável para hospedagens. (O assunto é bom e vamos falar mais sobre ele em outro post).

No setor de turismo de aventura, temos o Ministério do Turismo, o Sebrae e a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo com o Programa Aventura Segura, que prepara agências e operadoras de turismo para a certificação.

Isso significa que você poderá escolher atividades de empresas realmente responsáveis e capacitadas, para que seu filho possa experimentar fazer uma atividade de rapel ou qualquer outra que atividade “perigosa” sem correr riscos desnecessários. (já pensou no valor disso?)

E mais… as empresas que participam do Programa Aventura Segura e estão em busca da certificação, adotam procedimentos de acordo com as normas para a preservação do meio ambiente, cuidando para que a atividade praticada tenha o mínimo impacto possível e que contribua para a sustentabilidade da região, além é claro de saber administrar os riscos da aventura.

Um simples guia/condutor de turismo, por exemplo, para se adequar à norma de certificação, entre outras especializações, deve fazer um curso de imersão que trata exclusivamente dos cuidados ambientais e o porque de cada um deles. Esse esforço deve ser valorizado, você não acha?

E como saber quais empresas são conscientes?

Para nos ajudar a saber como e o que cobrar das empresas que oferecem atividades de aventura, a ABETA, o Ministério do Turismo e o SEBRAE, lançaram no início do mês a “Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura

A campanha veiculada na internet, orienta o consumidor para a prática de atividades de aventura com segurança, cuidados especiais para públicos diferenciados – como deficientes físicos, idosos (sim…eles também gostam de aventura) e crianças, além da divulgação dos 10 mandamentos do turista aventureiro consciente, que traz dicas importantes como: “Sempre que tirar os pés do chão esteja de capacete e sempre que entrar na água esteja de colete” e “Aja de acordo com as regras ambientais em sua aventura: não faça fogo, não contamine o rio e ande sempre por trilhas demarcadas. Produza pouco lixo e traga-o de volta.”

Como o Turismo de Aventura é feito na natureza e ela inspira cuidados, temos que ser responsáveis com o uso dos espaços que visitamos. Confira aqui todos os mandamentos.

Como disse a Sam em seu post: “Vamos nos propor a fechar 2008 e começar 2009 mais conscientes dos impactos de nossas escolhas, ciente de que cada pequena ação nossa terá reflexo no todo e que podemos fazer diferença.”

As empresas sérias estão fazendo a sua parte. Vamos fazer a nossa também. Façamos turismo de aventura com as que seguem as normas de segurança e que são responsáveis com o meio ambiente.

Confira algumas dessas empresas em www.aventurasegura.org.br/destinos

Que tal cada um de nós fazer a sua parte?

:::

DÊ SUA DICA E CONCORRA A PRÊMIOS

Até dia 09 de janeiro de 2009, deixe um comentário respondendo: “Nestas férias, como você contribuirá para o consumo consciente ou como vai praticar turismo de forma responsável?”

No dia 10 de Janeiro de 2009, um representante da ABETA vai escolher 3 respostas que serão premiadas assim:

IMPORTANTE: A ABETA informou que por causa do recesso de final de ano, o resultado do concurso será divulgado dia 14 de janeiro. Mas a data final para comentar continua sendo dia 09 de janeiro.

(informação de 09 de janeiro as 17h15)

1º lugar – Kit Aventura Segura + 01 assinatura anual e camiseta Revista Aventura & Ação + 01 Mochila Deuter + 01 Toalha Dry Lite Sea to Summit + 01 Dry sack 8 litros + 01 Jaqueta de Neoprene Truzz + 01 Rede Adventure Kampa
2º lugar – Kit Aventura Segura + 01 assinatura anual da Revista Aventura & Ação
3º lugar – Kit Aventura Segura

Visite alguns links que podem servir de inspiração, assista a vinheta abaixo e participe 🙂

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=pJHBzGip6fQ&feature=channel_page[/youtube]

:::

Saiba mais sobre os prêmios e as empresas que oferecem:

Kit Aventura Segura (TAG em PVC com mosquetão para pendurar na mochila, cartilhas com dicas de segurança, destinos e empresas, squeeze, folhetos, bloco de anotações, caneta, mochila e sacola ecológica). Promovido por Programa Aventura Segura (www.aventurasegura.org.br).

Jaqueta MC Icon 0,5 mm de neoprene manga curta, ideal para quem pratica atividades de aventura no mar, rio ou cachoeira, proporcionando liberdade nos movimentos e leveza, além de proteger a pele de temperaturas quentes, mornas e semi-frias. Promovido por Truzz (www.truzz.com.br).

Mochila Deuter Hydro Lite 2.0; Toalha Dry Lite Sea to Summit; e Dry sack 8 litros Sea to Summit. Itens promovidos por Proativa / Adventure Zone (www.adventurezone.com.br).

Assinatura anual e camiseta Revista Aventura & Ação. Promovido por Aventura & Ação / Air Press Editora (www.aventuraeacao.com.br).

Rede Adventure Kampa: pesa apenas 410 g e suporta até 150 kg, toda confeccionada em tecido respirável. Promovido por Kampa Equipamentos (www.kampa.com.br).

:::

O programa Aventura Segura é executado pela ABETA, em parceria com o Sebrae e MTUR