Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Como ajudar os desabrigados de Santa Catarina

Temos cá pra nós, o Marcelo e eu, que tudo na vida tem uma relação de causa e conseqüência, de ação e reação. No caso das chuvas em Santa Catarina acho que essa relação é bem clara.

Causa: ocupação desordenada de terras, consumo sem responsabilidade, excesso de lixo, não reaproveitamento de materiais, desvio de rios, represamentos, desmatamentos, queimadas, e por ai vai…

Consequência: Aquecimento global, clima destemperado, fenômenos naturais potencializados, e também por ai vai…

Ação: Ver a dor humana, patrimônio de uma vida…perdidos em minutos, o desolamento dos desabrigados, a fome, a sede…

Reação: uma só… a SOLIDARIEDADE!

Crédito da foto

E como não podia ser diferente, a Blogosfera mais uma vez se mobilizou. No Nossa Via, Max Reinert conta que até o momento do post dele (dia 29) já haviam 9.000 posts sobre o assunto. Dei uma olhada agora e já são 9.861 (com este).

Sem mais delongas, vamos às informações úteis:

O site www.desastre.sc.gov.br, segundo a Defesa Civil, permite a interação entre a população afetada e a busca de informações sobre o maior desastre da história catarinense. Veja abaixo também como você pode fazer a sua parte.

1) Doação de alimentos, roupas e/ou cobertores:

Se você mora em Santa Catarina pode doar em qualquer unidade do Senac/SC, CIEE/SC, OAB/SC, e Defesa Civil de todas as cidades catarinenses. Mas preste atenção nas orientações da Defesa Civil em relação a essas doações.

Se você mora em outro estado, pode ajudar também. Encaminhe doações para a Defesa Civil de seu estado ou para o Exército. Confira os locais de coleta que estão sendo atualizados pelo Google Maps.

Veja as informações atualizadas sobre as doações para Blumenau, Itajaí, Brusque, Timbó, Jaraguá do Sul, Luis Alves, Ilhota, Pomerode, Joinville e Rio dos Cedros.

2) Doação em dinheiro para a reconstrução das áreas atingidas

Defesa Civil de Santa Catarina disponibilizou um número de discagem gratuita  para os interessados em fazer doação por depósito bancário . Pelo  0800 48 2020 será possível obter todas informações sobre Bancos e contas bancárias abertas para esse fim.

Mais informações sobre as doações e a situação dos municípios de SC, visite o site da Defesa Civil.

3) Para ser um voluntário

Organizações cadastradas no Portal Voluntários Online possuem várias oportunidades de trabalho voluntário online ou presencial. Veja abaixo aquelas que são mais compatíveis com seu interesse e disponibilidade, e comece agora:

:::

Resumo do Desastre em Santa Catarina

atualizado às 16:57 do dia 30 Nov 08.

Registro de 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. São 112 ÓBITOS e 19 desaparecidos confirmados.
Fotos e notícias gerais no site do Governo de SC: webimprensa.sc.gov.br. Contato Comunicação Social Defesa Civil: 48 8843 3695.  Situação das Rodovias

:::

Em tempo:

1) Para todos nossos amigos que twittaram, enviaram sms, email e telefonaram preocupados conosco; obrigada pela preocupação. Nossa casa, bairro, amigos e parentes em Floripa não foram afetados.

2) Vejam que a “reação” não separa “ação” por classes sociais. A “conseqüência” vem para todos, como podemos ver na foto ao lado.

Similar posts

2 Comments

  1. Luana Trindade's Gravatar Luana Trindade
    17 de dezembro de 2008    

    Eu tenho um sítio e estou precisando de um casal que queira trabalhar como caseiro e empregada. Gostaria de saber como posso entrevistar algumas pessoas para saber se existe o interesse de vir para o RJ com casa, comida e salário.
    Muito obrigada e aguardo retorno urgente

  2. 18 de dezembro de 2008    

    Oi Luana,

    Que bacana vc oferecer uma oportunidade de trabalho para quem mais precisa.

    Sugiro que vc entre no site http://www.desastre.sc.gov.br para oferecer a vaga.

    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *