Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Conheça 10 ilhas brasileiras para curtir a natureza.

Quem, no meio do congestionamento ou no stress do trabalho, não sonhou em se teletransportar para uma ilha deserta?

Certo; hoje em dia praticamente não existem mais ilhas desertas, mas certamente existem algumas opções onde se encontra paz, tranquilidade e muita natureza. Veja algumas opções:

1. Ilha do Bananal (TO)

Cercada pelos rios Araguaia e Javaés, é a maior ilha fluvial do mundo. Tem flora e fauna diversificadas porque está num ponto de transição entre a Amazônia e o cerrado. As atrações variam conforme as estações do ano: nas chuvas (de novembro a abril), o território alaga, formando um verdadeiro pantanal que só é possível de explorar de barco. Na seca, a água que recua dá lugar a belas praias. (veja mais sobre Ilha do Bananal)

2. Ilha de Marajó (PA)

Por causa de seu tamanho, é bastante diversa. Marajó mistura praias com Amazônia, campos povoados por búfalos com vilas, tudo isso colorido pelo vermelho das penas do guará – pássaro típico da região. Além das belezas naturais, renda-se ao encanto do artesanato marajoara e das danças inspiradas em manifestações africanas e indígenas. (Veja mais sobre Ilha do Marajó)

3. Ilha do Caju (MA)

A ilha é uma das cerca de 80 localizadas no delta do rio Parnaíba, perto da fronteira do Maranhão com o Piauí. Ela é propriedade de uma família de origem britânica, que resolveu investir pesado na preservação e no ecoturismo. Aproveite para relaxar caminhando por entre as dunas, observe os caranguejos ao explorar os mangues de caiaque, ande a cavalo ou, simplesmente, escolha uma das praias marítimas ou fluviais. (Veja mais sobre Ilha do Cajú)

4. Arquipélago de Fernando de Noronha (PE)

Só foi aberto para o turismo na década de 90 e, ainda assim, com visitação controlada. Não é à toa que esse conjunto de ilhas consegue preservar intacta sua natureza caprichada. Fernando de Noronha é carregado de cores azuis e verdes no mar, emolduradas por praias douradas, rochas e corais. Ali, a vida marinha pulsa e convida a um mergulho. (Veja mais sobre Fernando de Noronha)

5. Arquipélago de Abrolhos (BA)

Esse Parque Nacional Marinho é formado por cinco ilhas e fica no litoral sul da Bahia, na altura de Caravelas. Uma das melhores épocas do ano para o turismo é entre julho e novembro, quando ele recebe a visita das baleias-jubarte. Nesse período em que fazem a reprodução, elas proporcionam um fascinante espetáculo de caudas, acrobacias, barbatanas e cantos. (Veja mais sobre Abrolhos)

6. Ilha Grande (RJ)

À maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, só se chega de barco. Para suas belas enseadas, o único caminho são as trilhas. Além das mais de cem praias, Ilha Grande tem Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras e clima de vila de pescadores. Desfrute com mais tranqüilidade fora dos feriados prolongados e da alta temporada, quando o local é invadido por visitantes de Rio e São Paulo. (Veja mais sobre Ilha Grande)

7. Ilha bela (SP)

A ilha é famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela. A 198 quilômetros de São Paulo, está longe de ser deserta, oferecendo um generoso leque de pousadas e restaurantes charmosos. A costa voltada para o oceano, porém, é marcada por praias selvagens e de difícil acesso, como a do Bonete. Não precisa nem desligar o celular para relaxar: Lá ele não pega mesmo… (Veja mais sobre Ilha Bela)

8. Ilha do Cardoso (SP)

No extremo sul do litoral paulista, essa ilha tem 90% de seu território preservado por um parque estadual. São cerca de 20 mil hectares de Mata Atlântica, cachoeiras, praias, costões, dunas, piscinas naturais e sambaquis (depósitos de conchas). A Ilha do Cardoso é habitada por comunidades caiçaras, de ascendência indígena, que dão as visitantes uma importante lição sobre o relacionamento com a natureza. (Veja mais sobre Ilha do Cardoso)

9. Ilha do Mel (PR)

Acesso limitado, ausência total de carros, nada de iluminação pública. Esses são alguns dos ingredientes que dão sabor rústico à essa ilha do Paraná. Com 35 quilômetros de praias, há areia de sobra para os visitantes se espalharem. Quando o fazer nada à beira-mar parecer insuficiente, encare a trilha até o Forte Nossa Senhora dos Prazeres, que oferece uma vista de perder a voz. (Veja mais sobre Ilha do Mel)

10. Ilha do Campeche (SC)

Localizada a leste da ilha da moda – Florianópolis -, Campeche não oferece a possibilidade de pernoite. Para explorar suas trilhas, só mesmo em bate-e-volta, com monitor credenciado e após o pagamento de uma taxa de preservação. Em meio ao cenário de Mata Atlântica, a ilha de apenas uma praia guarda uma surpresa improvável: dez sítios arqueológicos, com um vasto conjunto de inscrições rupestres. (Veja mais sobre a Ilha do Campeche)

E então? Escolha uma das opções, chame alguém para compartilhar de momentos agradáveis de sossego e boa viagem!

——

Baseado em matéria de Valdiney Pimenta – Portal Terra
Fotos: Marcelo Maestrelli
Similar posts

15 Comments

  1. Adelmo Filho's Gravatar Adelmo Filho
    4 de maio de 2009    

    Ai, ai… Quando eu digo que este país é a coisa mais rica de tudo, pouca gente acredita. Vocês estão dando a prova que eu precisava! Até a Alice ia gostar desses lugares! rsrsrs
    Tudo que a gente quer é um lugar paradisíaco desses pra descansar da confusão do dia a dia e pensar na vida.
    Marcelo, parabéns pelas fotos, dignas de serem transformadas em quadros. E Lyanne, parabéns pelo texto (não sei se o crédito é seu, mas…)

  2. 5 de maio de 2009    

    e eu aqui no meu trabalho olhando essas coisas…isso é tortura psicologica…no minimo a mais proxima daki não fica menos de 800km

    =[

  3. Oi Adelmo!!!

    Alice e nós iriamos gostar muito de escapar pra essas ilhas – hahaha. Algumas eu conheço, outras o Marcelo conhece e outras a gente nunca foi.

    Tks pelos elogios. Marcelo é mesmo um fotógrafo de mão cheia (olha a corugisse de esposa – hahaha), o texto que fala das ilhas especificamente é do Valdinei Pimenta.

    abs

  4. Oi Erico!

    Tem um feriadinho chegando ai… corre pra uma dessas maravilhas – hahahaha 😉

    abs

  5. 2 de junho de 2009    

    adorei as sugestoes! sao lugares lindos, mas falta uma ilha nessa lista…que tal incluir morro de sao paulo?
    um abraço
    jamille guimaraes

  6. Brunna Alves's Gravatar Brunna Alves
    25 de junho de 2009    

    Nossa.. vendo tudo isso aqui em casa na telinha do PC, dáh uma vontade de estar aí..kkkkkkk
    E eu sempre digo ao pessoal: – Gente, o Brasil é rico !
    Mas só quem é de fora, sabe o valor que ele tem !!
    AMO O MEU BRASILLLLLL !!!!!!!

  7. Morro de São Paulo's Gravatar Morro de São Paulo
    15 de agosto de 2009    

    Para mim depois de Noronha, Morro de São Paulo é a mais linda.

  8. 6 de novembro de 2009    

    Ah sao tantos lugares fantásticos! ainta tenho muito a conhecer do Brasil. Só acho que ficou faltando Tinharé – onde Morro de São Paulo está situado.

  9. 21 de junho de 2010    

    oi que ilhas lindas

  10. Dana Taillynne's Gravatar Dana Taillynne
    21 de junho de 2010    

    eu tambem adorei essas maravilhas queria passar passar minhas ferias por ai com meus colegas

  11. CCZero's Gravatar CCZero
    3 de agosto de 2010    

    Pois é. Sempre quis ter uma ilha, mas falta ainda um pouco de grana, quem sabe em 2400 se os preços não subirem. HUHUEHUAEHUAEHUA

  12. Gabriela Cristina's Gravatar Gabriela Cristina
    2 de setembro de 2010    

    Oi, gente, acho que a Ilha de Boipeba teria de estar nesse resumo. Uma ilha que tem protecao ambiental, aguas azuis, praias desertas, piscinas naturais, mergulho, trilhas, mata atlantica preservada, Sem carros! nem bancos !!uma vila encantadora e pacata. Alto astral na ilha toda. No arquipélago de Tinharé, no sul da Bahia. Confiram!!

    • CasalMALY's Gravatar CasalMALY
      8 de setembro de 2010    

      Oi Gabriela,
      Obrigado pelas dicas. Assim que tivermos a oportunidade, vamos conferir 😉

  13. 25 de janeiro de 2011    

    Na minha opinião fernando de noronha é sem dúvida uma das melhores ilhas / praias / destinos para qualquer pessoa viajar numa de relaxe. Reserva um albergue e passar 7 dias é para mim um dos melhores programinhas para casal. Demasiado gostoso!!!!

  14. Dan's Gravatar Dan
    27 de novembro de 2016    

    Ótimo post. Gostei do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *