De volta à estrada
Monday, May 12, 2008 18:03Bom, todos já sabem que Viajante Consciente é um casal, mas o que vocês não sabem é que temos um “terceiro” membro nessa famÃlia: o carro.
Não é um carro comum de passeio, nem um daqueles jipes clássicos do sonho de todo aventureiro. Aos olhos de algum desavisado, nosso carro pode ser confundido (e sempre é) com um mero carro de entregas. Afinal, para que outra finalidade serviria um furgão Ford Courier branco?
Esse carro foi escolhido a dedo por um único motivo: o tamanho da caçamba. Mas vamos voltar um pouquinho na história, pra poder explicar melhor.
Bom, nosso objetivo é, e sempre foi, viajar por esse mundão de meu deus e mostrar com nossas imagens e textos os atrativos turÃsticos de cada lugar, dar dicas de hospedagens e serviços - valorizando os que se preocupam com o meio ambiente e com a sustentabilidade de sua região, e indicar agências de aventura que sejam responsáveis.
PretendÃamos realizar isso com o Projeto Turismo Responsável e a idéia era de termos um motor-home para ser nossa casa e escritório. Como não iamos esperar aparecer um patrocinador (e olha que procuramos muito), para iniciarmos a viagem, tÃnhamos que arrumar um veÃculo que coubesse no nosso bolso e que nós coubéssemos nele.
Assim surgiu o nosso Motor-kitnet-home.
Roupas, equipamentos eletrônicos, a bateria que armazena energia solar para os equipamentos, alimentos e nós. Tudo isso tinha que caber na caçamba.
Sim, nós na caçamba. Para os momentos em que o lugar escolhido fosse desprovido de qualquer infra-estrutura.
Com pouco dinheiro para investir em adaptações no carro e com muita vontade de realizar, combinamos criatividade com engradados de plástico, mdf e espÃrito de aventura.
Os engradados de plástico ficam arrumados em toda extensão do chão da caçamba e servem para guardar as mochilas com roupas, os alimentos, os materiais de trabalho e a bateria (já explico sobre ela).
Sobre os engradados, cobrimos com placas de mdf e pronto; temos uma superfÃcie lisa para colocarmos os sacos de dormir.
Isso mesmo. Dormir no carro.
Na época do Projeto Turismo Responsável, onde o carro estava todo envelopado de forma promocional, não houve a oportunidade de esperimentarmos o Motor-kitnet-home para dormir, mas já deu pra comprovar que para o resto (toda a tralha que carregamos), foi uma boa escolha.
Sobre a tal bateria que levamos: O carro tem uma placa de energia solar no teto, cedida como apoio pela Solar Terra. A energia solar é armazenada em uma bateria que fica em um dos engradados na caçamba e é nela onde ligamos nossos notebooks, carregamos os celulares e as barerias das câmeras de foto e vÃdeo. Dessa forma, podemos trabalhar em qualquer lugar; estrada, mato, trilha, beira de rio, praia… é só escolher.
Bom, em 2 anos, só conseguimos ter essa experiência de dormir no carro e trabalhar em lugares inusitados apenas 1 vez.
Foi agora, depois de acabado o Projeto Turismo Responsável e com o carro branquinho branquinho, sem adesivos e como Viajante Consciente que, em Santo Amaro da Imperatriz, passamos nossa primeira noite no nosso Motor-kitnet-home.
Santo Amaro da Imperatriz fica a 35km do centro de Florianópolis e é uma estância de águas termais. Já passamos por lá no ano passado e postamos contando como foi.
Neste ano foi diferente. Fomos pra lá com o único propósito de, finalmente sair de floripa e cair na estrada com o nosso objetivo de visitar os destinos turÃsticos, reportar aqui no blog, no EcoViagem, na ClicTV e onde mais surgir a oportunidade. Em cada lugar onde paramos, também oferecemos nossos serviços profissionais em produção de imagens e sites otimizados.
E assim vamos indo, contando nossas novas experiências…
Ah, falando nisso, voltemos à Santo Amaro da Imperatriz. Quando chegamos, demos de cara com uma cidade praticamente fechada por causa da Festa do Divino.
A festa do Divino: Quarenta dias depois da Páscoa, a festa celebra o Divino EspÃrito Santo, entidade da SantÃssima Trindade, que se manifestou aos apóstolos depois da morte de Jesus. As comemorações duram 4 dias e incluem shows, barracas de comida e pirotecnia.
Então, escolhemos um lugar, perto do Hotel Caldas da Imperatriz para estacionar e nos fixar.
O Hotel, que é de propriedade do municÃpio e administrado por uma diretoria particular e independente, mantém uma Casa de Banhos, onde visitantes podem experimentar os banhos termais pagando taxas que variam de R$ 5,00 a R$ 10,00.
Depois de garantido um banho bem quentinho e terapêutico, fomos nos arrumar para passar a noite, que não foi das melhores.
A caçamba não tem ventilação, e por mais que a gente deixe frestas da porta traseira e das janelas da frente, não circula ar suficiente para renovar a atmosfera interna. No meio da madrugada fria, acordamos com uma goteirinha na testa. É que o ar da nossa respiração tinha condensado e as paredes internas da capota estavam úmidas e já pingando.
O Marcelo então enxugou as paredes e o teto com um pano, e eu abri um pouco mais a porta pra ver se entre um pouco mais de ar.
Também estávamos desconfortáveis. Mesmo com o isolante térmico (feito de EVA), sob os sacos de dormir, o “chão” do carro estava bem duro.
Logo cedo, tomamos nosso café da manhã numa pracinha bem gostosa ali ao lado do carro.


Resolvemos começar a trabalhar, mas o sinal de internet estava muito fraco (usamos a internet móvel da Vivo), e resolvemos procurar um outro lugar pra ser nosso escritório.
Fomos então para o centro da cidade e encontramos uma lanchonete fechada que tinha, do lado de fora, umas mesas e bancos “na medida” pra nos instalarmos e mandar ver no trabalho.
Depois de dar conta de emails, e alguns trabalhos, resolvemos que, como a cidade estava fechada (fechada mesmo… só serviços de emergência funcionavam), não adiantava ficarmos por lá. Resolvemos então pegar a estrada para Urubici.
Marcelo Maestrelli







Wandeis ( Junior Mu) disse:
August 5th, 2008 em 9:57 pm
Parabéns pela criatividade e espÃrito de aventura. Minha mulher e eu sempre que possÃvel estamos na estrada. Gosto muito de viajar de Motocicleta. Já rodei bastante, a última foi em Janeiro deste ano quando fomos de São Paulo até San Pedro de Atacama depois beirando o PacÃfico até Santiago, Mendonça, Cordoba etc.
Abraço e sempre boa viagem.
( Junior Mu )
http://www.greenpeace.org.br
http://www.brazilriders.com.br
http://www.perdidosnatrilha.com.br
[Reply]
Viajante Consciente disse:
August 6th, 2008 em 1:59 pm
Olá Junior!!!!
Obrigada pela participação
Quem sabe nos encontramos por essas estradas? Acompanhe o nosso diário de bordo (que está um pouco atrasado, confesso), e vamos nos falando. Seria bem legal trocarmos figurinhas.
Abs
Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli
[Reply]
ruberti disse:
January 2nd, 2009 em 6:11 pm
Beleza,boa adaptação,sonho de muitos,muito bom.Em qto ficou essa montagem?
[Reply]
ruberti disse:
January 2nd, 2009 em 6:14 pm
Esqueci de comentar ,tenho acompanhado, de vez em quando,aqui do RS…ALEGRETE
[Reply]
CasalMALY - Marcelo Maestrelli e Lyanne Rehder disse:
January 3rd, 2009 em 11:21 am
Oi Ruberti,
Tks pela participação.
Muitos estão perguntando em quanto ficou a montagem, então vamos fazer um post especial explicando isso e outros detalhes como a documentação, por ex.
Na verdade quem vai esclarecer sobre isso é a própria Alice (a KombiHome) no blog dela - http://www.kombihome.com.br
Tem bastante fotos da montagem lá também.
abs
[Reply]
Thiago Kaizen disse:
February 15th, 2009 em 1:40 pm
Olá companheiros do mundo das viagens..
estou começando a acompanhar seus posts no site, e gostei muito.. apesar de viajar cerca de 300 dos 365 dias do ano, e me aventurar muito por aÃ, sempre fico em hotéis..
já estou montando minha viatura, e espero vê-los em breve por aÃ.. boa sorte nas caminhadas..
um abraço
[Reply]
CasalMALY - Marcelo Maestrelli e Lyanne Rehder disse:
February 16th, 2009 em 11:39 pm
Olá Thiago!!!
Uau!!! vc viaja bastante hein! hahaha
Tomara que a gente se encontre por ai sim
Abs
[Reply]
Welger Neves. disse:
June 21st, 2009 em 9:28 pm
Olá gente,
Parabens pela iniciativa e a coragem. Eu e minha mulher somos campistas a vários anos. Já acampamos em todo tipo de equipamento: barraca, carreta barraca, trailer e motor home (estmos no segundo) e sabemos bem avaliar o tipo de dificuldades que vocês podem encontrar por aÃ.
Se algum dia resolverem subir até o Nordeste e visitarem o PiauÃ, onde estamos baseados, não deixem de entrar em contato.
Abração.
Welger.
[Reply]
CasalMALY - Marcelo Maestrelli e Lyanne Rehder disse:
June 22nd, 2009 em 7:08 pm
Olá Welger,
Obrigada pelas palavras, pelas energias positivas e pelo convite.
Certamente entraremos em contato quando estivermos por ai por cima.
abs
[Reply]
Marcio Wanderley disse:
July 13th, 2009 em 5:00 pm
Olá Marcelo e Lyanne,
o mundo é realmente pequeno… há cerca de 3 anos eu e minha esposa montamos um micro-motorhome em um Renault Kangoo Express. Colocamos revestimento termo-acústico e fizemos o “mobiliário” com cozinha e diversos paióis com o colchonete (densidade 33) sobre eles. Ficou muito bom e para resolver a questão ao ar viciado e calor à noute colocamos um climatizador no teto.
Ficou meio estranho um kangoo corcunda, mas ao menos ficou confortável e pudemos viajar muito com ele.
Como estamos procurando um pouco mais de conforto acabamos adquirindo… UMA KOMBI, furgão 2007 flex, para transformá-la em um outro mini-motorhome… daà pesquisando equipamentos achei o site de vocês.
Haja coincidência!!!
Gostaria muito de trocar idéias e experiências e, também como vocês, estou vendendo o Kangoo.
Parabéns pelas idéias e por me deixar a certeza de que não sou louco!!! hehehe
Abraços e muito sucesso!
[Reply]
CasalMALY - Marcelo Maestrelli e Lyanne Rehder disse:
July 15th, 2009 em 11:56 am
Oi Márcio,
Eita mundo pequeno! hahahaha.
O Marcelo vai entrar em contato contigo pra te dar umas dicas, inclusive sobre as novas leis em vigor que dizem respeito a montagem.
abs e … não, vc não é louco! Pelo menos não sozinho
hahaha
[Reply]
Pedro disse:
August 2nd, 2009 em 12:56 am
Nossa !!! este sempre foi meu sonho !!! estou pensando em vender meu apto e sair pelo Brasil !!! acho q vou comprar uma Sprinter, tenho medo de Kombi, sei lá, parece um carro fraco, de qq maneira, parabéns !! Abração
[Reply]
CasalMALY - Marcelo Maestrelli e Lyanne Rehder disse:
August 4th, 2009 em 11:24 am
Oi Pedro,
Tks pelas palavras e pela participação.
Pois é, kombi é (como o fusca) uma guerreira da VW. A Nossa é uma kombi ano 2006, motor flex - ou seja - o que há de mais moderno, forte e seguro para um veÃculo histórico.
Fizemos a montagem dela em KombiHome e ficou ótima!
A inauguração foi tão boa que nos rendeu a maior felicidade de nossas vidas. Um bebê.
Agora estamos vendendo nossa KombiHome pra ficar alguns meses em casa com o baby e, tão logo ele possa, cair na estrada novamente. Dessa vez com um motorhome maior e com banheiro
abs
[Reply]