Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Dicas para fazer fotolivros das suas viagens

Férias acabando, retorno de viagens e uma infinidade de lembranças, experiências, histórias e imagens na memória e… nos cartões de memória.

Claro que algumas já foram compartilhadas nas redes sociais pra fazer aquela invejinha boa pros amigos ou pra dar dicas de lugares novos, mas… e depois? Tudo fica no HD, dentro de alguma pastinha que sempre acaba se perdendo no meio de um monte de outros arquivos ou então num CD de backup que acaba riscando na gaveta ou se perdendo no tempo.

Como fazer para eternizar momentos tão especiais e dividir com os amigos em reuniões divertidas em casa, no bar, no trabalho ou pra relembrar depois de algum tempo… sem precisar de uma conexão, de um computador ou de um tablet?

Pensando nisso é que veio a ideia de fazer um fotolivro pra cada viagem, passeio ou data especial que vivemos em família.

É simples e rápido fazer um fotolivro. Escolha suas melhores fotos e com a ajuda de um software (disponibilizado gratuitamente pela empresa que produzirá o fotolivro), escolha o tipo de livro que deseja: revista, livro quadrado, livro retangular horizontal ou vertical, com fotos panorâmicas ou como tirinhas de quadrinhos. Depois é só arrastar, posicionar, enfeitar com molduras, fundos e legendas ou escolher um template pronto e… voilá: Um belo livro, com as melhores imagens que marcaram nossas vidas de uma forma palpável e durável.

Então foi o momento de pesquisar no Google, visitar fóruns e ouvir a opinião dos fotógrafos profissionais. Depois de ler muitos prós e contras, acabei escolhendo 3 empresas:

[styled_box title=”DIGIPIX” color=”yellow”]

No mercado desde 2004, a Digipix foi se aperfeiçoando para oferecer serviços de impressão de fotos de alta qualidade tanto para fotos avulsas, como para fotopresentes e fotolivros.

Modelos e características

Classic – Capa dura com uma janela central por onde se pode ver a imagem diagramada na primeira página.
Plus – Capa dura impressa e laminada brilho ou fosca.
Premium – Capa dura impressa e laminada, com opção de sobrecapa. Páginas com acabamento em verniz brilho ou fosco.
Special – Capa dura impressa e laminada brilho e miolo em papel lustre perolizado semi-brilho (efeito fotográfico).
Super Plus – Capa dura e sobrecapa impressas e laminadas.
Basic – Capa flexível impressa e laminada brilho.
Espiral – Capa flexível impressa e laminada, encadernado com wire-o.
Fotolivreto – Capa e miolo impressos no mesmo papel, envernizados e grampeados pelo centro, com limite de 20 páginas.
Fotolivro Agenda – Capa plástica transparente e encadernação com wire-o. Miolo customizável, inclusive o número de páginas.
Gibi – Capa e miolo impressos no mesmo papel e grampeados pelo centro, com limite de 40 páginas. O Gibi é uma versão menor da Revista.
Revista – Capa e miolo impressos no mesmo papel e grampeados pelo centro, com limite de 40 páginas.
Revistinha – Capa e miolo impressos no mesmo papel e grampeados pelo centro, com 12 páginas.
180° Flat – Capa dura impressa e laminada, com o miolo produzido em uma folha única, vincada e dobrada.
180° Split – Capa dura impressa e laminada, montado com páginas independentes e encadernação especial que permite a abertura 180º. As páginas internas são revestidas com verniz brilho ou fosco.
180° Timber – Capa de madeira revestida de papel impresso. Miolo com gramatura robusta e abertura panorâmica. Capa e miolo laminados.

Como fazer um fotolivro Digipix

Para compor o fotolivro, a Digipix oferece 2 opções:  Uma para trabalhar offline baixando e instalando o D-Book – software gratuito, ou pelo sistema online – muito prático para quem quer criar algo legal, mas não tem muito tempo. Mas atenção! Os temas disponíveis no software online não são os mesmos do D-Book. Os fundos, enfeites e bordas encontrados na ferramenta online são diferentes dos encontrados no D-Book. Ambos trazem diversas opções, portanto, vale a pena conferir os dois.

Assista aos videos de instruções de como usar o D-Book no seu computador ou para usar o modo online para ver também qual a forma de trabalho que se adapta melhor ao seu jeito.

Onde comprar

Se você gosta de fazer compras na Internet, compre online. Se você prefere ver pessoalmente o que está comprando, use os serviços de diagramadores profissionais ou compre nas lojas que trabalham com a Digipix.

Preço

Um modelo como o Classic de capa dura pode custar a partir de $49,00, dependendo do número de páginas e tipo de acabamentos escolhidos.

[/styled_box]

 

[styled_box title=”BLURB” color=”yellow”]

A Blurb é uma empresa americana que vem conquistando o mercado brasileiro por sua qualidade, preços e prazos. Além do que, quanto maior a quantidade, menor o valor para produção e frete.

Outro diferencial é que com eles você pode fazer um livro (textos, fotos, ilustrações) sobre qualquer assunto e disponibilizar no site deles para venda, com o lucro todinho para o autor.

Modelos e características

  • Livros fotográficos – Livros fotográficos de casamento, de viagens e fotos da família.
  • Livros instagram – Use suas fotos Instagram e crie um livro único como o seu feed.
  • Livros do facebook – Passe suas fotos preferidas do Facebook para um livro fotográfico.
  • Livros portifólio – Impressione clientes, possíveis empregadores e colegas com um portfólio admirável.
  • Livros de receitas – Crie um livro de receitas de sua família, prepare um livro de receitas para levantamento de fundos ou apenas exiba suas receitas em um lindo livro ou e-book.
  • Livros de casamento – Os álbuns fotográficos de casamento criados com o Blurb transformam o seu grande dia em recordações acessíveis e de alta qualidade que você guardará para sempre.
  • Livros de blogs – Do blog para o livro. Ofereça o conteúdo do seu blog em uma versão offline, promova seu trabalho, venda seu conteúdo e conte sua história de uma nova maneira com um livro de alta qualidade.
  • Brochuras – Brochuras personalizadas que fecham negócios. Impressão de alta qualidade com a facilidade da impressão sob demanda.
  • Revistas – Impressão facilitada de revista de alta qualidade.
  • Cadernos – Crie um caderno que seja realmente pessoal. Coloque suas imagens favoritas na capa e em todo o caderno, com inúmeras páginas brancas (com linhas ou sem linhas) para você preencher com anotações.
  • Agendas – Lindos modelos de agendas semanais, Crie uma agenda profissional (e pessoal) com poucos cliques.

Todos com a opção de tamanho: Quadrado pequeno / Retrato padrão / Paisagem padrão / Paisagem grande / Quadrado grande / Bolso / Comercial

Como fazer um fotolivro Blurb

No site eles disponibilizam 3 opções para fazer  o seu fotolivro:

Onde comprar

Direto no site www.br.blurb.com

Preço e prazo

Um fotolivro quadrado de capa dura com 81 a 100 páginas custa US$ 24.95, sem o frete.

Os fotolivros são enviados via FedEx, UPS, USPS e, em algumas áreas pelo serviço postal local e podem ser tanto rastreáveis como não rastreáveis. Em uma simulação de frete para Florianópolis de 1 fotolivro, o valor (do frete) ficou entre 16,99 dólares (demora 1 mês) e 32,99 dólares (entrega em 13 dias)

[/styled_box]

 

[styled_box title=”INDIMAGEM” color=”yellow”]

A Indimagem trabalha com fotógrafos profissionais e é necessário fazer um cadastro antes de conseguir acesso a informações como preços e prazos.

Em 2010 receberam o Prêmio Impressão Digital HP Indigo e tiraram primeiro lugar na categoria fotografia.

Modelos e características

  • Linha PREMIUM – Capa, contra-capa e lombada dura personalizável com laminação fosca e folhas internas em couché 250gr com laminação BOPP fosca. Abertura 180°.
  • Linha HD – Capa, contra-capa e lombada dura personalizável com laminação fosca e folhas internas em couché 250gr com laminação BOPP fosca. Abertura 180°. Impressão em 6 cores e tamanhos diferenciados.
  • Linha MAX – Capa, contra-capa e lombada dura personalizável e folhas internas em couché 170gr.
  • Linha FLEX – Photobook com capa flexível personalizada, impressa em papel couché 250 gr/m e protegido com verniz UV brilho. Páginas impressas em papel couché 170 gr/m. Livro com abertura convencional e acabamento hotmelt com lombada quadrada.
  • Linha COLOR – Photobook com capa dura revestida em material sintético com opções de cores variadas* e janela central e páginas impressas em papel couché 170gr/m².
  • Revistas – Duas opções com papéis de gramaturas diferentes, com ou sem laminação
  • Acessórios – Caixa em Polipropileno (PP), na cor branca, com fita de cetim. Disponível para os tamanhos da linha Premium (Exceto para o Kit Premium A5) Obs.:Este acessório acompanha os photobooks da linha PREMIUM e HD, exceto Premium A5.
  • Cartões – Produzido em papel couche 250gr com laminação fosca.
  • Pôster – Impresso em papel especial com qualidade fotográfica com impressão 12 cores, com ou sem laminação
  • Papel com gramatura 170gr.
  • PersonalBox – Produzido em MDF com pintura especial na cor preta, capa personalizável (capa, lombada e contracapa) com qualidade fotográfica, acabamento interno aveludado.
  • PersonalBox Lite – Produzido em MDF com pintura especial na cor preta, capa de sobrepor com qualidade fotográfica, acabamento interno aveludado.
  • Black Box – Confeccionado em MDF com pintura laqueada preto, com interior aveludado, acabamento clean.

Como fazer um fotolivro Indimagem

Primeiro é necessário fazer um cadastro, que é liberado em 48hs. Depois disso é possível ter acesso a preços, prazos e demais informações sobre cada produto.

Depois é necessário baixar o IndPhotoBook – software de diagramação e encomenda – e fazer um novo cadastro, diferente do cadastro de cliente. A versão 7 desse software traz muitas inovações, dentre elas a possibilidade de inserir um QRcode na página que leva o leitor a uma maior interatividade com o tema das fotos.

Para cada produto a Indimagem oferece também gabaritos para quem prefere diagramar em outros softwares profissionais.

Veja o passo a passo para quem quer se tornar cliente Indimagem.

Onde comprar

Direto no site www.indimagem.com.br

Preço e prazo

Estou aguardando o prazo de 48horas para aceitarem meu cadastro e enfim ter acesso aos preços.

Sobre os prazos, o que o site informa para não cadastrados é que para as opções mais simples, a produção demora 7 dias úteis a partir do recebimento da confirmação de pagamento, mais prazo de transporte.

[/styled_box]

 

Bom… agora o trabalho é selecionar as imagens e partir para a produção. E você, como prefere guardar suas recordações?

14 Comments

  1. graça e renato's Gravatar graça e renato
    13 de fevereiro de 2013    

    Há anos fazemos isso quando retornamos das viagens. Baixamos o D-Book (‘di grátis’) no site da http://www.fotoregistro.com.br. Em cinco dias úteis o álbum está em casa. É bom ficar atento às promoções que são bem tentadoras… Boa e oportuna dica, parabéns!

    • 13 de fevereiro de 2013    

      Obrigada pelo comentário Graça e Renato,

      Que bom que gostaram. E obrigada pela dica também.
      De fato, a Digipix vende através de várias lojas online. Além desse que vc citou, ainda tem mais dez sites onde podemos “monitorar” promoções (http://www.digipix.com.br/ondecomprar/online.asp)

      abs 🙂

  2. Mauricio Oliveira's Gravatar Mauricio Oliveira
    13 de fevereiro de 2013    

    ADOREIIIIIII!!!
    Ótimas dicas… eu já tava querendo fazer alguns e tava pesquisando… mas com medo de pegar qq um.
    Vou testar 😀

    • 14 de fevereiro de 2013    

      Olá Querido! Que bom ver vc por aqui 🙂
      Pois é, pesquisamos bastante tbém e fechamos nesses 3
      Agora o trabalho é separar as fotos… aff 😉

  3. Monica's Gravatar Monica
    14 de fevereiro de 2013    

    Olá

    Eu trabalho com diagramação de fotolivros o que é ótimo para quem não tem tempo de fazer o próprio ou então não sabe nem como começar.

    Vejam alguns modelos printos nos seguintes links:

    1) Alemanha – http://www.monicacarlone.com.br/alemanha/
    2) Itália – http://www.monicacarlone.com.br/italia_2010/
    3) Uruguay – http://www.monicacarlone.com.br/uruguay/
    4) França – http://www.monicacarlone.com.br/franca/

    No site tem mais….. http://www.monicacarlone.com.br/

    • 14 de fevereiro de 2013    

      Olá Mônica,
      Trabalhos muito bonitos eu vi no seu site. Deve ser maravilhoso reunir e diagramar boas lembranças e momentos especiais das famílias. Parabéns e obrigada por dividir aqui conosco.
      Me diga, a impressão é feita em uma das três empresas que publicamos ou vc tem uma outra para nos indicar?

  4. Luciano's Gravatar Luciano
    15 de fevereiro de 2013    

    Nós fizemos com o Blurb e gostamos bastante, mesmo tendo que esperar para vir dos EUA ao Brasil. Um livro veio com defeito, uma mancha em algumas páginas. Entramos em contato, escaneamos a página e mandaram outro livro dois dias depois.

    • 15 de fevereiro de 2013    

      Oi Luciano,
      Obrigada por compartilhar sua experiência.
      Bom tratar com empresas que respeitam os consumidores, não é? 😀

  5. Mariana's Gravatar Mariana
    28 de setembro de 2013    

    Ótimo post! Estou fazendo uma busca para meu proximo foto livro e as pesquisas que você fez estão me ajudando! Já fiz 3 fotolivros com a Digipix..venho percebendo que a qualidade e atendimento caíram um pouco..parece que a empresa cresceu e o atendimento ficou distante do cliente final. Tive que fazer por 2 vezes a diagramação de meu fotolivro – num dado momento o sistema não abria mais meu projeto e quando fui para o site comprar ,o modelo escolhido não aparece como opção. Em contato com eles – apenas e-mail, não existe divulgação de telefones – a alegação é a de que eu escolhi erroneamente o modelo e teria que diagramar pela 3a vez! E não podem olhar através do meu arquivo Master se houve mesmo um erro. Já que tenho que diagramar pela 3a vez, resolvi experimentar outra empresa. Encontrei outro fornecedor de SP que me pareceu serio – Aroprint – porém o software é bem básico e ruim de trabalhar. Estou entre a Indimagem e a Blurb…o Blurb me pareceu bem amigável, minha duvida é se o preço final incluindo o frete compensam…Depois conto minha experiencia por aqui…

  6. Roberta's Gravatar Roberta
    16 de maio de 2014    

    Amei esse post! Preciso comprar um foto livro para minhas fotos de casamento (fechei só meio digital, para ter liberdade de escolha mesmo). Só conhecia a Uniko e depois de ver 500 reclamações no reclame aqui, desanimei. Adorei seu post e estou entre as duas últimas! O Blurb tem uma opção para livros de casamento e a indimagem tem opções com as boxs lindos…. Estou super em dúvida agora rs. O que acha?

  7. Fernanda Mirisola's Gravatar Fernanda Mirisola
    7 de setembro de 2014    

    Ótimo post! Trabalho com fotolivros personalizados, a maioria que faço é no estilo scrapbook digital. Eu crio no photoshop e os imprimo pela Digipix, faço muitos e uma vez ou outra tenho problemas mas todos resolvidos com agilidade. Faço diversos temas, amo muito meu trabalho. Fiquei curiosa para testar o Blurb, vou testar! Quem quiser conhecer meu trabalho visite minha página no Facebook https://www.facebook.com/fernandafotolivro?fref=ts Obrigada 🙂

  8. 21 de outubro de 2014    

    Tudo bom? Passando para dizer muito bom conteudo

  9. Regiane's Gravatar Regiane
    3 de dezembro de 2014    

    Sou viciada em Fotolivros.
    Já usei muitas vezes a Digipix. Também já usei a Uniko e Algodão doce (que demora horrores para chegar, mas a impressão é boa).
    O que dá maior facilidade e liberdade para criar é o D-book.

    Mas já fiquei curiosissima pelo Blurb.

    Bjs

  10. Lorena Lyra's Gravatar Lorena Lyra
    15 de outubro de 2015    

    A qualidade do Digipix é horrível, a folha é um papel rígido, que nem de longe lembra uma impressão fotográfica. Decepção total!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *