Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Earth Hour – a Hora do Planeta 2010. Como você pode participar.

hora do planeta 2010Earth Hour – A Hora do Planeta está ai e, como todos os anos, nós vamos participar.

Este é o quarto ano que a mobilização acontece e o Brasil está cada vez mais engajado na causa. Além das pessoas comuns como nós e vocês, as empresas privadas e prefeituras estão confirmando suas participações.

Das casas mais simples aos grandes monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para chamar a atenção dos líderes mundiais para a nossa preocupação com o aquecimento global.

Cadastre-se e participe!
Dia 27 de março, sábado, das 20h30 às 21h30 (hora de Brasilia), apague as luzes e desligue os equipamentos elétricos por uma hora.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram e no ano passado, quando o Brasil participou oficialmente pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas.

No mundo todo foram centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países que apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros pontos importantes ficaram uma hora no escuro.

Este ano, a primeira cidade brasileira a anunciar sua participação, foi Fortaleza, que irá desligar as luzes de 5 monumentos, inclusive a estátua de Iracema – a virgem dos lábios de mel, que foi imortalizada nos versos do escritor José de Alencar e que se tornou e símbolo da cidade.

Até agora, a quase uma semana da grande noite, a Hora do Planeta 2010 no Brasil conta com a participação de 37 cidades, das quais 11 são capitais. Além disso, o evento conta, até o momento, com a adesão de 1.089 empresas e 189 organizações.

Ok, mas o que fazer uma hora no escuro em pleno sábado? Ué, seja criativo!!!

  • Você pode bolar um jantar romântico a luz de velas. No menu? Uma saladinha encrementada, uma tábua de frios, um sushi ou até foundue.
  • Se quiser reunir a galera numa Festa do Black Out pela Hora do Planeta, vale a mesma sugestão de luz de velas, tábua de frios e para a música, convide aquele amigo que toca violão para um show acústico.
  • Se você tem a sorte de morar fora da cidade, na praia por exemplo, promova um Luau. Se for no campo, uma roda de viola a céu aberto e fogueirinha no centro é tudo de bom!
  • Se você mora em Curitiba, pode participar do Rafting da Lua Cheia, descendo as corredeiras do Rio Ribeira com a lua iluminando os caminhos. A iniciativa é do pessoal da Praia Secreta Expedições, uma operadora de turismo de aventura super consciente e que também participa do programa Aventura Segura

Aproveite a oportunidade pra conversar com os amigos sobre a proposta da Hora do Planeta e de como é importante prestarmos atenção para que nossos hábitos não contribuam para a destruição do nosso Planetinha.

Algumas dicas para o dia a dia:

  • Procure, sempre, economizar energia, combustível e água.
  • Prefira produtos com pouca embalagem e que sejam produzidos na sua região.
  • Incentive a reciclagem fazendo a coleta seletiva.
  • Somente utilize madeira extraída legalmente, de preferência com certificação do FSC.
  • Reduza o uso do automóvel e suas viagens de avião.
  • Prefira os transportes coletivos e, sempre que possível, use a bicicleta ou faça uma caminhada.
  • Faça sua parte e incentive seus amigos a fazer o mesmo.

Mais sobre a Hora do Planeta: www.horadoplaneta.org.br

Mais sobre o Rafting da Lua Cheia: www.praiasecreta.com.br

Mais sonbre dicas e ações para sustentabilidade: Manual de etiqueta Sustentável

Similar posts

1 Comment

  1. 25 de março de 2010    

    Muito legal! Vou promover uma festa Blackout com meus amigos! hehehhehe
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *