Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Em Outubro a palavra de ordem é OKTOBERFEST!

OktoberFest em Munique - Foto: Michael ChlistallaAqui no Brasil, a tradicionalíssima festa alemã é comemorada nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A primeira Oktoberfest do mundo aconteceu em Munique, em 1810, e era uma festa em comemoração ao casamento do príncipe herdeiro, mais tarde rei, Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

Para a festa foram convidados todos os moradores de Munique e aconteceu num parque longe do centro, batizado de Theresienwiese, em homenagem à noiva. O encerramento e ponto alto da festa foi a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera.

O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte. Assim começou a tradição e ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique, que é a maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam do festival e da feira que inicia em meados de Setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de Outubro – daí o nome Oktoberfest (Em alemão, “Oktober” significa Outubro e “Fest”, festa ou festival).

Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, etc.

No Brasil, a Oktoberfest chegou junto com a cultura dos imigrantes alemães. Mas foi nos anos 80 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares.

Oktoberfest no Brasil

Santa Catarina

A Oktoberfest de Blumenau foi criada em 1984, depois da cidade ter sofrido uma forte enchente. Desde a primeira edição foi um sucesso. A festa atrai turistas de todo Brasil, dos países vizinhos da América do Sul, América do Norte e, pasmem… da Alemanha!

Segundo o site oficial do evento, em 2005 a Oktoberfest de Blumenau, atraiu cerca de 600 mil visitantes que consumiram pouco mais de 260 mil litros de chope.

Uma enorme e bem organizada festa que conta com desfile de carros alegóricos, apresentação de grupos de dança nacionais e internacionais, grupos musicais e outras tantas atrações. E o público capricha na produção; além dos tradicionais acessórios para Oktoberfest  podemos ver muitos com trajes típicos germânicos(Trachten), muito chope (Bier) e muita comida típica dos teuto-brasileiros (Deutschbrasilianer).

Blumenau não é a única cidade catarinense que celebra uma grande festa no mês de outubro. Também existem outras inúmeras festas alemãs no mês de outubro, como a Fenarreco em Brusque, Fenachopp em Joinville, Schützenfest em Jaraguá do Sul, Kegelfest em Rio do Sul.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a Oktoberfest é realizada em diversas cidades como Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Cerro Largo, Portão, São Lourenço do Sul, Frederico Westphalen, Alpestre e Maratá.

As maiores são a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que é realizada desde 1985 e reúne cerca de 450.000 pessoas a cada edição e a Oktoberfest de Igrejinha, realizada desde 1988, que é considerada a maior festa comunitária e filantrópica do Brasil (3.000 pessoas, o que representa mais de 10% da população da cidade, trabalham voluntariamente no evento). Em 2005 foram consumidos mais de 200 mil litros de chope em nove dias de festa, e após o evento a AMIFEST, entidade que a organiza, distribuiu mais de R$ 1.300.000,00 às entidades assistenciais de toda a região metropolitana.

Paraná

A maior oktoberfest do Paraná, acontece em Marechal Cândido Rondon, região oeste do estado, que conta com a presença de mais de 30 mil pessoas por ano. Também, não é pra menos, a cidade é conhecida como a mais germânica do Paraná.

Outras grandes festas também acontecem em Rolândia, Pato Bragado e Ponta Grossa.

Então, combine com os amigos, escolha o destino.

Divirta-se e, claro, beba com responsabilidade 😉

Similar posts

1 Comment

  1. Fernanda Fereira's Gravatar Fernanda Fereira
    27 de outubro de 2009    

    Nossa, disso me arrependo, rsrs… Me mudei de Blumenau para a serra gaúcha dois meses antes da October começar. 🙁 Bom, comprei meu imóvel  em Gramado, sou uma verdadeira gaúcha. Quem sabe ano que vem eu não volte a Blumenau, coincidentemente em outubro. sarsa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *