Em Outubro a palavra de ordem é OKTOBERFEST!
Wednesday, October 8, 2008 10:24
Aqui no Brasil, a tradicionalÃssima festa alemã é comemorada nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
A primeira Oktoberfest do mundo aconteceu em Munique, em 1810, e era uma festa em comemoração ao casamento do prÃncipe herdeiro, mais tarde rei, LuÃs I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.
Para a festa foram convidados todos os moradores de Munique e aconteceu num parque longe do centro, batizado de Theresienwiese, em homenagem à noiva. O encerramento e ponto alto da festa foi a corrida de cavalos, com a presença da famÃlia real da Baviera.
O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte. Assim começou a tradição e ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique, que é a maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam do festival e da feira que inicia em meados de Setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de Outubro - daà o nome Oktoberfest (Em alemão, “Oktober” significa Outubro e “Fest”, festa ou festival).
Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos paÃses, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, etc.
No Brasil, a Oktoberfest chegou junto com a cultura dos imigrantes alemães. Mas foi nos anos 80 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares.
Oktoberfest no Brasil
Santa Catarina
A Oktoberfest de Blumenau foi criada em 1984, depois da cidade ter sofrido uma forte enchente. Desde a primeira edição foi um sucesso. A festa atrai turistas de todo Brasil, dos paÃses vizinhos da América do Sul, América do Norte e, pasmem… da Alemanha!
Segundo o site oficial do evento, em 2005 a Oktoberfest de Blumenau, atraiu cerca de 600 mil visitantes que consumiram pouco mais de 260 mil litros de chope.
Uma enorme e bem organizada festa que conta com desfile de carros alegóricos, apresentação de grupos de dança nacionais e internacionais, grupos musicais e outras tantas atrações. Entretanto, sempre predominam as trajes tÃpicos germânicos(Trachten), muito chope (Bier) e muita comida tÃpica dos teuto-brasileiros (Deutschbrasilianer).
Blumenau não é a única cidade catarinense que celebra uma grande festa no mês de outubro. Também existem outras inúmeras festas alemãs no mês de outubro, como a Fenarreco em Brusque, Fenachopp em Joinville, Schützenfest em Jaraguá do Sul, Kegelfest em Rio do Sul.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a Oktoberfest é realizada em diversas cidades como Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Cerro Largo, Portão, São Lourenço do Sul, Frederico Westphalen, Alpestre e Maratá.
As maiores são a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que é realizada desde 1985 e reúne cerca de 450.000 pessoas a cada edição e a Oktoberfest de Igrejinha, realizada desde 1988, que é considerada a maior festa comunitária e filantrópica do Brasil (3.000 pessoas, o que representa mais de 10% da população da cidade, trabalham voluntariamente no evento). Em 2005 foram consumidos mais de 200 mil litros de chope em nove dias de festa, e após o evento a AMIFEST, entidade que a organiza, distribuiu mais de R$ 1.300.000,00 às entidades assistenciais de toda a região metropolitana.
Paraná
A maior oktoberfest do Paraná, acontece em Marechal Cândido Rondon, região oeste do estado, que conta com a presença de mais de 30 mil pessoas por ano. Também, não é pra menos, a cidade é conhecida como a mais germânica do Paraná.
Outras grandes festas também acontecem em Rolândia, Pato Bragado e Ponta Grossa.
Então, combine com os amigos, escolha o destino.
- Oktoberfest de Igrejinha, estado do Rio Grande do Sul
- Oktoberfest de Blumenau, estado de Santa Catarina
- Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, estado do Rio Grande do Sul
- Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon, estado do Paraná
- Oktoberfest de Cerro Largo, estado do Rio Grande do Sul
Divirta-se e, claro, beba com responsabilidade
![]()






Fernanda Fereira disse:
October 27th, 2009 em 4:04 pm
Nossa, disso me arrependo, rsrs… Me mudei de Blumenau para a serra gaúcha dois meses antes da October começar.
Bom, comprei meu imóvel  em Gramado, sou uma verdadeira gaúcha. Quem sabe ano que vem eu não volte a Blumenau, coincidentemente em outubro. sarsa.Â
[Reply]