Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Filme do Turismo Responsável participa do FATU 2007

Filme Turismo Responsável em FlorianópolisNo filme de 28 minutos intitulado “Turismo Responsável – sustentabilidade para o destino e mais valor para sua viagem”, nós mostramos exemplos de práticas responsáveis durante uma viagem à Florianópolis/SC, feita para o Projeto Turismo Responsável, e revelamos como o turista pode agregar mais valor à sua viagem com pequenas atitudes – e ainda colaborar com o desenvolvimento sustentável do destino visitado.

Nosso curta participa da terceira edição do FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo, que acontecerá na Estância Turística de Socorro, no período de 14 a 16 de dezembro de 2007.

Em nossas matérias mostramos as vantagens de se contratar um guia nativo, conversar com moradores da região, experimentar a culinária típica, procurar conhecer o patrimônio histórico-cultural, e também ensinamos como ficar atento quanto aos procedimentos de segurança nas atividades de turismo de aventura.

Incentivamos ainda a prática de ações responsáveis no fornecimento de serviços de turismo, levando exemplos práticos que estimulam o resgate da cultura, a preservação do meio ambiente, o uso de tecnologias limpas, valorização das comunidades locais e a prática de atividades de aventura com a máxima segurança. O trabalho é feito através do Portal Interativo do Turismo Responsável (www.TurismoResponsavel.tur.br) e de palestras gratuitas direcionadas a empresários do trade turístico nos destinos visitados.

Disponibilizamos aqui algumas cenas do filme, divididas por atividade, que podem ser vistas nos links:

Confira também as matérias com fotos de cada atividade:

Um pouco mais sobre o FATU

Lançado em 2005, o FATU é o único festival brasileiro dedicado a exibir filmes dos gêneros de Aventura e Turismo.

Curiosamente, enquanto o cinema nacional explora e exporta filmes que mostra a violência das favelas e a miséria da seca nordestina, diversas produtoras estrangeiras vêm ao Brasil em busca do que temos de melhor: as riquezas regionais naturais e humanas, espalhadas por todo Brasil natural. Estes são os gêneros de filmes de aventura e turismo, que o FATU exibe e incentiva.

A terceira edição do festival está com as inscrições abertas até o dia 30 de novembro e é aberto a profissionais e amadores, que concorrem a prêmios durante os três dias do festival em Socorro.

Os filmes devem ser entregues em fita DVCam ou Mini DV com uma cópia em DVD. Podem concorrer filmes curtas, médias e longa-metragem. As fichas de inscrição estão no site www.aventura.com.br

Além do festival em Socorro, os filmes premiados do Fatu poderão ser vistos na capital São Paulo durante as feiras Photo Image Brazil (2008) e Adventure Sports Fair (2008). Eles também são exibidos no Japão, no Nipo Cine Brasil – A mostra ABN Amro de Cinema Brasileiro no Japão.

O festival conta com apoio da Prefeitura de Socorro, da Quanta Lighting, feira Adventure Sports Fair, feira Photo Image Brazil, Astron Hotéis e Flats, Ancine e Ministério da Cultura.

:::

Veja aqui como foi a edição anterior do FATU

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TD2TF4tz3LY[/youtube]

Similar posts

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *