Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Lençóis Maranhenses e Serra dos Órgãos terão as primeiras empresas de Turismo de Aventura com Certificado de Segurança

Operadores que atuam nos Lençóis Maranhenses (MA) e Serra dos Órgãos (RJ) estão participando da Assistência Técnica do Programa Aventura Segura e serão as primeiras empresas a oferecerem Turismo de Aventura com selo do Inmetro.

E daí? Daí que agora antes de se pendurar em uma corda de rapel, você vai poder ver se a operadora que está te levando sabe realmente o que está fazendo, se tem o equipamento adequado e se estão preparados para eventuais emergências.

Confira o que diz a ABETA Associação Brasileira de Empresas de Turismo e Aventura

O termo Gestão da Segurança nos últimos anos passou a ser uma preocupação real de operadores de Turismo de Aventura no Brasil. O processo de melhores práticas tem se destacado com a criação de Normas Técnicas específicas para atividades de aventura que levarão à certificação de empresas e de condutores

Operadores que atuam nos destinos Lençóis Maranhenses e Serra dos Órgãos vem participando do processo de Assistência Técnica do Programa Aventura Segura. A proposta prevê que a partir de 2008, o Brasil terá as primeiras empresas de Turismo de Aventura operando com um Certificado de Segurança, emitido por organismos certificadores acreditados pelo INMETRO. A etapa prévia da certificação já começou para muitos desses empresários, que receberam consultores da ABETA na 1ª Visita da Assistência Técnica.

Segundo Alvaro Barros, coordenador de Assistência Técnica da ABETA, “a etapa de Assistência Técnica possibilita uma troca de experiências entre empresários e uma auto-avaliação da estrutura da operação de turismo de aventura, sendo essencial para que essas empresas se preparem bem para a auditoria que será realizada para receberem o Certificado de Segurança.”

Ele destaca a importância da Visitas Técnicas neste processo. “Trata-se de visitas individuais de técnicos qualificados às empresas participantes, com o objetivo de acompanhar de perto a implementação dos requisitos da Norma ABNT NBR 15331, orientar e avaliar os procedimentos adotados, tirar dúvidas e indicar caminhos que otimizem o processo”.

Em alguns destinos há uma adesão maior por parte das empresas. É o caso de Lençóis Maranhenses onde 14 empresas participam ativamente do processo de Assistência Técnica. Já em Serra dos Órgãos foram identificadas 34 empresas e 6 delas participam atualmente do processo que visa à certificação.

Conheça os destinos e as operadoras que receberam a visita técnica.

Lençóis Maranhenses: Cia do Cerrado Ecoturismo, Santos Transporte Turismo, Freeway Maranhão, Tropical Adventure, Rota das Trilhas, Maranhão Turismo, Taguatur Turismo, Encantes do Nordeste, São Paulo Turismo, Companhia de Turismo, Expedições Ecoturismo, Rio Ave Turismo, Sacada Eventos e Turismo e Off Road Adventure.

Serra dos Órgãos: Campo de Aventuras Paraíso Açu, Açu Expedições, Lumiar Aventura, Gamela Eco Resort e Aribira

Fonte: ABETA

Similar posts

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *