Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Mais de 30mil árvores e biodiesel são as ações de Salvador para um carnaval sustentável

Salvador, que já tem tradição com o carnaval de trios elétricos, inova mais uma vez e dá o exemplo. Neste carnaval de 2008, os 105 trios elétricos e carros de apoio serão movidos a biodiesel. O combustível, bem menos poluente que o diesel comum, também será comercializado durante a festa para as empresas de ônibus que vão fazer o transporte dos foliões.

O protocolo de intenções entre a Petrobras, Governo do Estado e Prefeitura de Salvador foi assinado em 10 de janeiro, lançando oficialmente o programa Carnaval Sustentável. Além do uso do biodiesel, que só em relação aos trios elétricos vai representar uma redução em oito toneladas na emissão de gás carbônico durante os dias de festa, o plantio de mudas de árvores é outra ação prevista no programa, como forma de compensar os danos da poluição ambiental.

No total, serão 33.320 mil mudas de árvores nativas e frutíferas a serem plantadas em 20 hectares de reservas, parques e áreas verdes em geral do estado: dez hectares de área da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, em quatro hectares do Parque Estadual da Serra do Conduru, no sul do estado, em dois hectares do Parque de Pituaçu e em mais quatro hectares de área metropolitanas de Salvador.

“São duas importantes frentes (biodiesel e plantio de mudas) a serem realizas durante o Carnaval, agregando um componente verde à festa”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos. Ele também destaca que as ações vão chamar a atenção dos participantes para a importância da preservação do meio ambiente.

Segundo dados da Semarh, em seis dias de folia, com a utilização do diesel comum, são liberadas 155 toneladas de gás carbônico. Com o uso do biodiesel, cai para 147,25 toneladas. Especialmente no Carnaval serão utilizados 5% do biodiesel com o óleo diesel comum e não apenas os 2% que começaram a ser normalmente comercializados em 1º de janeiro deste ano.

“Queremos aproveitar a importância do Carnaval da Bahia para despertar nos foliões o interesse para buscarmos fazer cada vez mais uma festa com responsabilidade ambiental. Ele defendeu a qualidade do biodiesel tipo B-5 que, pela legislação brasileira, só terá comercialização obrigatória a partir de 2013”.

Fonte: Governo da Bahia

Similar posts

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *