Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Mementrevista

Eu já conhecia o Blog da Lucia Malla, e acompanhava discretamente. Ontem vi que ela nos linkou e fiquei curiosa pra ver em qual contexto.

Cai num post chamado Mementrevista e achei tão legal que resolvi participar também.

Um Meme, a grosso modo, é toda informação ou parte dela (idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais), que possa ser aprendida facilmente e transmitida.

Como o Blog Viajante Consciente representa um casal, muitas das respostas são nossas (minha e do Marcelo), outras são mais minhas. Vcs vão peceber isso facilmente.

Então, vamos ao meme:

1. Por que resolveu criar o blog?

Depois da experiência que tivemos com o Projeto Turismo Responsável, que não deu certo por falta de patrocinadores, resolvemos criar um espaço nosso, onde pudéssemos divulgar as viagens que fizemos para Urubici/SC, Gov.Celso Ramos/SC, Santo Amaro da Imperatriz/SC, Morretes/PR e Florianópolis/SC (onde temos a sorte de morar).

Esta última nos rendeu o prêmio de Melhor Roteiro para o filme que fizemos sobre Floripa e que inscrevemos no 3ºFATU – Festival de Filmes de Aventura e Turismo.

Nosso objetivo é continuar viajando, descobrindo e divulgando no blog os atrativos de cada região, dando pitadas de conscientização e dicas de como podemos fazer nossa viagem ser mais completa e responsável.

2. O que te dá mais prazer em blogar?

A possibilidade em sermos ouvidos. A vantagem de não precisar agradar ninguém por algum tipo de interesse empresarial. A liberdade de poder expressar aquilo em que acreditamos.

Quando não estamos na estrada, gosto de garimpar e dividir a informação e dar meus pitacos sobre o assunto.

Quando estamos em viagem, o legal é contar tudo o que fazemos, puxar a sardinha para o lado responsável, valorizar e divulgar ações de preservação sócio-ambientais que encontramos pelo caminho e na hora de divulgar as dicas dos serviços de agências ou hospedagens, ter o cuidado de mostrar o que eles fazem ou o que eles tem de sustentável, responsável ou consciente.

3. Indique um blog bom e um que você não gosta e por quê.

Gosto de vários. Sobre meio ambiente, tem o Gaiatos e Gaianos – da Giuliana Capello e o Rastro de Carbono – da Paula Signorini, essas duas meninas especiais que conhecemos na Campus Party 2008. Tem também o Faça a sua parte e o Ecoblogs – que leio quase todos os dias.

Sobre turismo, além do Uma Malla pelo mundo, passeio pelo A Janela Laranja para babar nas fotos do Márcio e, faz pouco tempo descobri um blog novinho em folha que é o Papos de Viagem.

Já o Marcelo, além de alguns dos que citei, gosta também dos que falam sobre tecnologia como o BR Point, do Garota sem fio e SEO Dicas.

Agora, blogs que não gostamos… aqueles que são caça cliques, que só tem anúncios e informação inútil. Não sei dizer quais porque eles caem no esquecimento.

4. Qual tipo de música você ouve, e quais suas bandas favoritas?

Ah, puxa vida… essa é difícil porque sou compeltamente desligada a respeito de nomes de bandas ou músicas. Vou mais pelos ritmos… Não sendo funk, pagode ou axé, eu encaro tudo.

Gosto muito de músicas folk ou de músicas que tenham uma forte influência folclórica. Antes de virar modinha eu já curtia as trilhas do Cirque du Soleil. Não posso deixar de fora o bom e velho rock dos anos 80 e 90 que também tocam direto no nosso iTunes, mas as vezes prefiro o som ambiente… o da natureza mesmo.

Fiz esta semana um perfil na Last-FM. Quem tiver a curiosidade de realmente saber quem nós ouvimos todos os dias, tem a lista atualizada lá 😉

5. Qual o assunto que você mais gosta de postar?

Tudo que tenha relação com conciência, atitude e que contribua para para a preservação dos nossos recursos. Isso inclui contar como andam as certificações para que o turismo de aventura seja praticado da forma correta e com mais segurança, inclui bombardear com dicas para novos e conscientes hábitos de consumo, inclui divulgar apenas as agências e hospedagens que realmente fazem alguma coisa (seja o que for) para a sustentabilidade da região em que ela opera e, claro, mostrar muitas imagens e contar o que conhecemos em cada destino visitado.

6. Seaquinevasseceusavaesqui?

Como emsetembruchove, seaquinevasseeunãousavaesqui. Iria procurar uma atividade indoor. Mas no resto do ano eu ia pelo menos tentar – hahahaha

7. Você é: casada, solteira, separada, enrolada, desquitada, chutada, viúva ou outros?

Casada.

8. Por que você deu este nome ao seu blog?

Porque estava pensando na “identidade nuclear” do blog. Calma, isso não é radioativo, mas contamina.

É que numa das empresas de design em que trabalhei, aprendi um pouco sobre branding e aprendi que toda empresa, grupo ou entidade tem sua identidade nuclear (de núcleo – e vulgarmente definida como a “identidade do dono ou líder”).

Pensando nos assuntos que trataríamos no blog, pensando em toda a experiência profissional do Marcelo, que sempre foi relacionada ao turismo, pensando em seu comportamento diante da vida, e de como ele é visto entre os amigos e colegas do trade, o nome surgiu meio que como uma definição de quem é Marcelo Maestrelli.

Ok, mas somos um casal, e porque o nome é no singular e não plural? Primeiro, pela homenagem que quiz fazer ao Marcelo. Segundo, cai melhor nas chamadas que usamos de “Seja você também um Viajante Consicente” e terceiro… não tem terceiro.

9. Qual foi o último blog que você visitou?

O do Edney, no post sobre o Twitter.

10. Por que resolveu participar deste meme?

Porque nunca havia participado de uma atividade assim, porque foi a oportunidade que encontrei para agradecer a citação da Lú (ó…tô íntima já) sobre nosso blog e porque ajuda aos leitores entenderem um pouquinho mais sobre o Viajante Consciente.

:::

Bom, além de convidar meus vizinhos do HitechLive (o condomínio de Blogs bem bacana do qual fazemos parte), sigo o exemplo da Luciana e deixo aqui um convite para quem quiser participar, nos comentários ou respondendo o questionário em seu blog.

Similar posts

5 Comments

  1. 29 de abril de 2008    

    acho bacana, pois nessa correria nem dá para conhecer as pessoas direito. 🙂

  2. 29 de abril de 2008    

    Oi Nadja!

    Pois é… acaba sendo uma oportunidade pra falar mais sobre a gente e sobre o blog e de uma forma bem divertida. Eu gostei muito.

    bjos

  3. 29 de abril de 2008    

    Eitaaa!!

    Já vou responder a este meme! 😀

    bjs vizinha!

  4. 5 de maio de 2008    

    Legal q vc tbm respondeu! 🙂
    E muito obrigada pela dica do Papos de viagem. Curti bastante… Isso é o legal desses memes: a gente termina ampliando horizontes blogosféricos e conhecendo novas pairagens agradáveis. Parabéns pelo blog de vcs.

  5. 5 de maio de 2008    

    Oi Lúcia!

    Obrigada. Estamos começando e curtindo muito 🙂

    bjs
    Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *