Uma loucura!

A NerdStock, como também é conhecida a Campus Party, ferve de tanta atividade.

Interação entre internautas na Campus PartyAs bancadas lotadas de gente trabalhando em seus computadores, palestras simultâneas acontecendo, pessoas que só se comunicavam via internet, esta semana convivem lado a lado, compartilham suas experiências e celebram juntas essa grande festa.

Aqui a tecnologia fala mais alto e nada escapa às câmeras fotográficas e filmadoras dos participantes (inclusive a nossa). Aqui, no mundo da internet, aquele ditado do “escreveu não leu, o pau comeu” é muito bem aplicado quando constatamos como é rápida a disseminação de uma informação e o quanto ela pode render… a favor ou contra.

Como fazemos em todo destino que visitamos, fomos conferir as ações sustentáveis. No caso da Campus Party, o Campus Verde – que está dando o que falar.

Semanas antes do inicio do evento, lembro de ter lido na página do Campus Verde alguma coisa que dava a entender que a organização do evento, junto à SOS Mata Atlântica, envolveria os participantes numa ação para o plantio de árvores pelo Click Árvore, para assim minimizar o impacto ambiental.

Não houve comunicação visual ou virtual sobre o assunto e, quando questionamos, a resposta foi de que isso (sobre o Click Árvore) deveria ser uma iniciativa de cada um e que a Campus Party nunca se comprometeu em fazer um evento carbono zero.

Curiosamente na mesma página de Campus Verde, agora há um texto diferente, sugerindo a participação dos inscritos usando o Click Árvore.

Uma outra coisa, que nos dias de hoje é meio que uma obrigação, e que aparentemente não parece estar sendo tratado como se deve, é a questão do lixo.

Nos primeiros dias do evento nós mal víamos as lixeiras dos recicláveis. Elas estavam lá sim, mas fora da grande circulação do público.

O que nos deixou assustados também, foi quando olhamos pelas janelas, bem ao lado das bancadas dos computadores, e vimos lá fora dois containers cheios de lixo, a céu aberto, tudo misturado.

Porque um evento que se propõe a ter uma área chamada Campus Verde, não tem ações realmente verdes?

Assista ao vídeo e veja o exemplo de como a Adventure-Sports-Fair tratou o lixo aqui mesmo na Bienal, em 2007.

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=7xeX9V0LTtc[/youtube]

.

Essas fotos foram tiradas hoje aqui na Campus Party, onde vemos lixo orgânico misturado aos materiais recicláveis, e os funcionários da prefeitura buscando as latinhas de alumínio, que é o que tem maior valor para venda. E… pra onde será que vai todo esse lixo misturado?

Lixo a céu aberto Lixo orgânico misturado ao reciclavel

E você? o que acha disso? Onde você está jogando seus copinhos e latas?

Nos dias de hoje, em que precisamos ter responsabilidade com o meio ambiente, será que o lixo ainda deve ser tratado como antigamente?