Sobre nós:
PA – Belém. Icoaraci, o bairro da arte marajoara

PA – Belém. Icoaraci, o bairro da arte marajoara

Cerâmica Marajoara - Belém PAA Cerâmica Marajoara é única no mundo. Fruto do trabalho dos índios que viviam na Ilha de Marajó (a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins, e pelo Oceano Atlântico)

O maior acervo de peças de Cerâmica Marajoara, que foram descobertas ao longo dos anos em sítios arqueológicos, está no Museu Emilio Goeldi em Belém-PA.

Hoje em dia o maior centro produtor e divulgador da cerâmica indígena amazônica, está no Distrito de Icoaraci, mais precisamente no bairro do Paracuri, onde se concentram cerca de 90% da comunidade de ceramistas. São inúmeras oficinas e olarias, alinhadas uma ao lado da outra, por toda a extensão do bairro.

Nós aprendendo mais sobre como se faz a cerâmica marajoara - Belém PAOs artesãos usam o barro colhido às margens dos igarapés da região. Modelam, à mão ou em tornos-de-pé, réplicas, peças utilitárias e decorativas, queimam em rústicos fornos a lenha, decoram com engobes, e usam a técnica de brunir.

Conhecemos de perto o trabalho de dois mestres da cerâmica marajoara. Mas foi o Mestre Anísio, que  nos recebeu muito bem em sua pequena loja.

Fomos apresentados aos seus artesãos que foram muito receptivos em nos mostrar seu trabalho.

Para que a cultura dos índios amazonenses não seja esquecida, o Liceu de Artes e Ofícios do local, fundado em 1996, vem formando novos artistas do barro, voltados para a preservação e a renovação desta cultura.

Quem leva

VERA NASCIMENTO TURISMO
Trav.Generalissimo Deodoro,877 – Galeria João e Maria sala 11
Bairro umarizal – Belém – Pará
fone/fax (91) 3212 8143 – Cel: (91) 8372 7754
nascimentovera@hotmail.com

Onde se hospedar

HOTEL REGENTE
Av. Gov. José Malcher, 485 – Belém – Pará
fone (91) 3181 5000 -  Fax: (91) 3181 5005
www.hotelregente.com.br
reserva@hregente.com.br

SOFT INN BATISTA CAMPOS
Av. Gentil Bittencourt, 85
Fone (91) 3323 7171

Onde comer

MANJAR DAS GARÇAS
Parque e Restaurante: Praça Carneiro Rocha, s/nº – Parque Ecológico Mangal das Garças
Bairro Cidade Velha
www.manjardasgarcas.com.br

POMME DOR – Restô do Parque
Av. Magalhães Barata, 830
fone (91) 3229 8000
www.pommedor.com.br

POINT DO AÇAÍ
Rua Veiga Cabral nº 450, esquina com a Tv Bom Jardim – Cidade Velha
Fone (91) 3225-4647
www.pointdoacai.net

LA PIZZERIA n’Amazônia
Rua Dr. Malcher, 15 (ao lado da igreja da Sé)
Fone (91) 3222 9962

Como chegar a Belém – Pará

De avião: Vôos diários partindo das principais capitais brasileiras para o Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans.
De ônibus: A empresa Transbrasiliana (http://www.transbrasiliana.com.br) tem ônibus partindo de diversas cidades do país em direção a Belém
De carro: Vindo do Sul e do Centro-Oeste, acesso pela BR-153 (Belém-Brasília) até Santa Maria do Pará; BR-316 e PA-391. Vindo do Norte, acesso pela BR-316 e PA-391

 

Sobre o autor

Vida de Viajante

Somos apaixonados por viagens, natureza, fotografia, blogs, redes sociais e pelas pessoas, histórias e vivências que surgem pelo nosso caminho.

No comments yet.

Add a comment

Flickr Photos