Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

PA – Belém, uma metrópole na amazônia

Palacete Bologna - Belém PAConhecida como “Metrópole da Amazônia”, Belém é o segundo maior destino de turistas na Amazônia e se vangloria por possuir a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste do Brasil.

Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, como o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias. Isso sem dúvida influenciou muito a arquitetura local, ficando conhecida na época como a “Paris n’América”.

Hoje, apesar de cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas das belas igrejas e capelas do período colonial e dos seus inúmeros casarões, palácios e palacetes. Muitos estão sendo restaurados ou revitalizados por seus proprietários em troca de benefícios no IPTU. Iniciativa louvável do poder público para a preservação do patrimônio cultural.

A cidade ainda conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Mercado Ver-oPeso, lindos parques e praças, além de eventos de grande repercussão, como a Amazônia Fashion Week, o Círio de Nazaré.

Belém é a segunda cidade mais populosa da Amazônia e os principais rios que passam por ela são o rio Amazonas, rio Maguari e rio Guamá. A Baía do Guajará é uma baía que banha diversas cidades do estado do Pará, inclusive sua capital. É formada pelo encontro da foz do rio Guamá com a foz do rio Acará.

O clima em Belém é quente e úmido –  influência direta da floresta amazônica, onde as chuvas são constantes.Os moradores de Belém brincam dizendo que lá existem apenas duas estações do ano: a estação que chove muito e a estação que chove pouco. Nós fomos na época em que chove muito (janeiro e fevereiro).

Seja em suas largas avenidas, nas praças ou nas pequenas ruas, as mais de 32 mil mangueiras existentes nas ruas da cidade ajudam a amenizar o calor, principalmente nos meses mais quentes (julho a novembro), quando a temperatura pode chegar a 35 graus. Durante  janeiro e fevereiro, época da safra, a recomendação é: “não pare debaixo da árvore!” senão corre o risco de uma manga bem docinha cair na sua cabeça 🙂  Curioso é que até as seguradoras de carros tem apólices que dão cobertura para o caso sa lataria do carro amassar por causa de uma manga.

Catedral de Belém PACirio de Nazaré

Belém também se destaca pela grande diversidade de religiões. A maior parte da população é católica e o município sedia o Círio de Nazaré, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de fiéis. O Círio, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior festa cristã do país e a maior procissão católica do mundo, sendo celebrada desde 1793, no município de Belém do Pará. Atualmente as comemorações do Círio se estendem por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena.

Gastronomia

Em Belém, encontramos excelentes opções de comida italiana, francesa e oriental, mas isso a gente encontra em qualquer grande capital não é memso? O melhor da gastronomia de Belém é a comida regional. Diferentemente do sudeste brasileiro, no Pará, o açaí (sem açúcar) acompanha, normalmente, o peixe frito e está presente à mesa em todas as refeiçoes. Outros destaques da gastronomia paraense são o pato-no-tucupi, o tacacá, a maniçoba, a tapioquinha e a grande variedade de peixes como o filhote, que foi sem dúvida o nosso prato preferido (acompanhado de açaí é claro)

Aliás, para quem quiser provar todas essas delicias, basta visitar o mais conhecido cartão postal da cidade – Mercado Ver-O-Peso – maior feira aberta da América Latina.

Há também a Estação das Docas, moderno complexo turístico e gastronômico, com espaço para restaurantes, bares, lojas, cinema, museu e um terminal fluvial de onde saem barcos turísticos para passeios pela orla.

Belém tem 252 praças, 11 parques com florestas e animais e 32 mil mangueiras centenárias. Tudo isso DENTRO da cidade. Vale ou não vale a pena conhecer? 😉

[nggallery id=6]


Quem leva

VERA NASCIMENTO TURISMO
Trav.Generalissimo Deodoro,877 – Galeria João e Maria sala 11
Bairro umarizal – Belém – Pará
fone/fax (91) 3212 8143 – Cel: (91) 8372 7754
nascimentovera@hotmail.com

Onde se hospedar

HOTEL REGENTE
Av. Gov. José Malcher, 485 – Belém – Pará
fone (91) 3181 5000 –  Fax: (91) 3181 5005
www.hotelregente.com.br
reserva@hregente.com.br

SOFT INN BATISTA CAMPOS
Av. Gentil Bittencourt, 85
Fone (91) 3323 7171

Onde comer

MANJAR DAS GARÇAS
Parque e Restaurante: Praça Carneiro Rocha, s/nº – Parque Ecológico Mangal das Garças
Bairro Cidade Velha
www.manjardasgarcas.com.br

POMME DOR – Restô do Parque
Av. Magalhães Barata, 830
fone (91) 3229 8000
www.pommedor.com.br

POINT DO AÇAÍ
Rua Veiga Cabral nº 450, esquina com a Tv Bom Jardim – Cidade Velha
Fone (91) 3225-4647
www.pointdoacai.net

LA PIZZERIA n’Amazônia
Rua Dr. Malcher, 15 (ao lado da igreja da Sé)
Fone (91) 3222 9962

Como chegar a Belém – Pará

De avião: Vôos diários partindo das principais capitais brasileiras para o Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans.
De ônibus: A empresa Transbrasiliana (http://www.transbrasiliana.com.br) tem ônibus partindo de diversas cidades do país em direção a Belém
De carro: Vindo do Sul e do Centro-Oeste, acesso pela BR-153 (Belém-Brasília) até Santa Maria do Pará; BR-316 e PA-391. Vindo do Norte, acesso pela BR-316 e PA-391

Similar posts

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *