Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Planejamento e Roteiro de uma viagem: fazer e mudar, fazer e mudar…

Este post inaugura uma nova categoria aqui no blog: PLANEJAMENTO

Até hoje em nossas viagens o planejamento sempre foi algo falho, meio ao acaso. Sempre que decidimos um roteiro, é em cima da hora e ele acaba indo por água abaixo porque alguma dor de dente faz a gente mudar de direção. E essa não é uma analogia. Estávamos em Socorro/SP e no feriado de 7 de setembro partimos para Campanha/MG visitar alguns parentes. De lá iriamos passar por algumas cidades históricas de Minas e depois subir,  até chegar ao norte para depois descer pelo nordeste desse nosso Brasil.

E não é que uma dor de dente fez mesmo a gente voltar pra Socorro/SP! Pois é… voltamos porque aqui em Socorro, capital paulista da aventura, tem uma infra-estrutura melhor do que Campanha/MG e já tinhamos referência, porque o Marcelo também teve problemas com o dente dele e tratamos numa excelente clínica, Multprev, com a Dra. Karana.

Já que voltamos, resolvemos que não valia a pena subir novamente. Então um novo roteiro surgiu:

De Socorro/SP iriamos para Águas de São Pedro/SP e de lá um estirão até Bonito/MS, Pantanal Sul, Pantanal Norte, e subindo…

Então, ontem a noite no FaceBook, vimos uma publicação na página Victória Motorhomes sobre a Familia na Estrada. Quando vímos a foto nós “paramos”.

Pai, mãe e duas crianças num Peugeot Box 2.8 turbo diesel, adaptado caseiramente para Motor Home. Eles estão dando uma volta ao mundo. Sairam em maio deste ano (2012) para percorrer 50 países, 5 continentes em 20 meses de viagem. Agora em Setembro passaram pelo Alasca.

Sempre tive muita insegurança em sair numa expedição dessas para o exterior, com o Gael pequeno, e precisar de um médico ou qualquer coisa parecida. Por isso estávamos inaugurando nosso MotorHome em uma viagem por “perto de casa” mesmo.

Mas depois de ver a corajosa família, olhamos um pra cara do outro e falamos: ” Chega de enrolar! Vamos logo realizar a nossa grande viagem”. E, depois de uma conversa madrugada a dentro, resolvemos que vamos começar pela América do Sul.

Sendo assim, passaremos por Águas de São Pedro – para voar de balão com a AirBrasil, porque faz tempo que estamos ensaiando esse vôo – e depois voltaremos para Florianópolis, nossa casa, para nos preparar para sair em, no máximo, dois meses em direção à Patagônia.

Então, a partir de agora, vamos dividir com vocês nossos leitores, parentes e amigos todas as nossas pesquisas, conclusões e dúvidas para compor essa nossa primeira Expedição em Família, com planejamento – hehehe.

Quem sabe essa vira uma expedição colaborativa, com todo mundo ajudando a compor nosso roteiro. Sugestões e dicas serão sempre bem vindas 😉

8 Comments

  1. Marcia Tanikawa's Gravatar Marcia Tanikawa
    6 de outubro de 2012    

    Que delícia! Dá até um frio no estômago ler isso, nos colocando nos seus lugares, com todo o trabalho e planejamento que esse tipo de viagem requer e ao mesmo tempo nos alegramos muito com esssa grande expedição!
    Uma ótima viagem!

    • 6 de outubro de 2012    

      Queridos!!! obrigada pelas palavras.
      Pois é, dá um frio na barriga mesmo, principalmente quando a gente pensa nos imprevistos que podem acontecer com crianças. Mas tem nada não, é só a gente ter bastante “planos B” e tudo certo 😉
      Certeza que a gente vai ver os posts de vcs pra ajudar no planejamento 😉
      abs de nós3 pra vcs3

  2. Familianaestrada(Adriana, Jocemar, Júlia e Miguel)'s Gravatar Familianaestrada(Adriana, Jocemar, Júlia e Miguel)
    7 de outubro de 2012    

    Olá meus amigos, prazer imenso em conhecer vosso blog!, Que está muito legal! Ficamos muito honrrados te der contribuído para qualquer boa decisão, e mudança, que possam ocorrer! As viagens são assim mesmo, saimos com o que temos e o resto agilizamos pelo caminho… E acredite até hoje, não vi ninguem mesmo que tenha planejado viagens por anos, partir sem faltar e mudar nada! E isso que muitas vezes é o mais legal da viagem…
    So tem que ter muita atitude, inteligência, um dinconfiômetro bem grande e sorte… muita sorte… Grande abraço e Boas aventuras!

    • 9 de outubro de 2012    

      Obrigada pelas palavras 🙂

      Que vcs tenham também boas aventuras e, quem sabe a gente se encontra por essas estradas desse mundão de meu deus 😉

      abs de nós3 pra vcs4

  3. Paula's Gravatar Paula
    22 de outubro de 2012    

    Os roteiros e planejamentos para mim nunca deram muito certo! Nas próximas férias, que já se aproximam, estou traçando o roteiro do “imperdivel” para ver se consigo pelo menos ver essas coisas e lugares. Mas não tem o roteirinho dia-a-dia não, não consigo me prender tanto, parece que não estou de férias… Abraços,
    Paula do Mochilinha Gaucha

    • 26 de outubro de 2012    

      Oi Paula,
      Obrigada pelo seu comentário.
      Pois é, a ideia é termos uma boa noção de onde ir, o que fazer e quanto tempo ficar em cada lugar, mas também não queremos nos prender. Esse conhecimento ajuda muito na hora dos “Planos B”, ainda mais quando tem crianças junto 😉
      abs e depois conta pra gente pra onde vai nas férias 🙂

  4. Amanda Leite's Gravatar Amanda Leite
    22 de fevereiro de 2013    

    Adorei o site e as viagens de vcs. Tenho 24 anos e estou começando minha vida de viagens e aventuras, e surgem mtas dúvidas… Eu gostaria de viver viajando, mas perguntas como “da onde vou tirar dinheiro?” me vem a cabeça. Não digo dinheiro para ser rica na vida, mas dinheiro para continuar a viagem. Gostaria de saber como vcs fazem? Vcs trabalham? Guardam dinheiro e vao?
    Para conhecer meu rojeto de aventuras, da uma passada na page: http://www.fb.com/bradentro
    Valeu!! Vou continuar acompanhando tudo!!

    • 2 de março de 2013    

      Oi Amanda,

      Obrigada pelas palavras.
      Pra realizar esse sonho, dependendo do tipo do seu trabalho vc consegue trabalhar de qqer lugar do mundo. No nosso caso, onde há possibilidade de ficar online (internet ou celular) lá estamos nós. Além do que, prestamos consultoria em algumas áreas para meios de hospedagens e agências. (VEja aqui no nosso Histórico: http://vidadeviajante.com.br/quem-somos/historico-do-vida-de-viajante/)

      Tem uma frase que a gente gosta muito, dessas que se compartilham por ai fazem a gente estufar o peito e seguir na direção do sonho: “Quem quer, encontra um meio. Quem não quer, encontra uma desculpa.”

      bora lá se arrumar pra botar o pé na estrada!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *