Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

PR – Foz do Iguaçu – Passeio no Refúgio Biológico Bela Vista

Criado em 1984, o Refúgio Biológico Bela Vista é uma das áreas protegidas da Itaipu Binacional, com 1.920 hectares e vegetação composta por reflorestamentos integrados aos remanescentes de floresta nativa.

Refúgio Biológico - embarque no trenzinhoO passeio começa com a exibição de um filme institucional (o mesmo exibido para a Visita Panorâmica). Depois embarcamos num “trenzinho” turístico e seguimos para o refúgio, acompanhados do nosso guia.

No caminho passamos pelo Canal da Piracema

Canal da Picacema

É um canal com 10 km de extensão que liga o Rio Paraná, no trecho adiante da usina, ao reservatório para permitir a migração dos peixes rio acima.

É possível observar a passagem dos peixes que tentam chegar ao reservatório. No período da piracema – migração reprodutiva – que vai de novembro a março, o fluxo é mais intenso. No restante do ano, os peixes migram em busca de alimentos. Eles vencem um desnível de 120 metros com o auxílio de corredeiras e lagoas. Passam pelo canal inclusive espécies de grande porte.

O Canal da Piracema também dispõe de uma raia de águas bravas para a prática de esportes náuticos como rafting e canoagem slalon. Os obstáculos naturais (blocos de pedra) e artificiais permitem a modulação das correntezas e a realização de competições internacionais.

Centro de Recepção de Visitantes

Desembarcamos do trenzinho na frente da sede do refúgio.

A área possui várias construções que foram concebidas dentro dos conceitos da arquitetura verde, com utilização de materiais certificados e tecnologias de eficiância energética, captação e uso racional de água e energia, coleta seletica de resíduos e tratamento de esgoto. E tudo isso é explicado e mostrado aos visitantes, que podem caminhar pelo telhado de grama (que minimiza a temperatura no interior da sede) e aproveita para observar a floresta de forma panorâmica 🙂

Trilha interpretativa Guaimbê

Refúgio Biológico - Trilha interpretativa GuaimbêA trilha tem 1.300 metros e a caminhada toda demora em média 1hora e meia.

A proposta é, segundo nosso guia, caminhar pela mata preservada conhecendo espécies florestais como o cipó guaimbê, que cresce entrelaçado a árvores de angico gurucaia de aproximadamente 300 anos, 26 metros de altura e 3,5 metros de circunferência.

Também avistamos muitas frutíferas “selvagens”, como as laranjeiras, que de tão altas, quase que passam despercebidas se não fossem algumas laranjas caidas no chão, próximo da trilha. Fomos orientados pelo guia a não tirar nada, a não ser fotos 😉

Refúgio Biológico - Mirante do Reservatório de ItaipuNo final da trilha, chegamos num mirante com vista privilegiada para o reservatório de Itaipu.

Durante todo o percurso passamos por algumas construções de infraestrutura com bebedouro e banheiros.

Nosso bebê, de 9 meses ia bem feliz dentro da mochila, nas costas do pai, curtindo o passeio.

Depois seguimos para o Zoológico Roberto Ribas Lange.

Zoológico Roberto Ribas Lange

O percurso tem 930 metros de trilha e dura em média 2 horas.

Refúgio Biológico - Cervo do PantanalNo zoológico é possivel conhecer animais e plantas típicas do Oeste do Paraná. Os recintos foram planejados para abrigar animais nativos da bacia do Rio Paraná, conforme a necessidade física de cada espécie.

A localização dos vivieiros ao longo da Trilha dos Animais segue uma ordem que facilita aos monitores a explicação de temas biológicos, como cadeia alimentar, hábitos, habitat e extinção.

Algumas das espécies em risco de extinção que podemos ver no zoológico são o cervo-do-pantanal, a anta, a jaguatirica e a onça pintada.

Refúgio Biológico - o casal de onças, Juma e TonhãoA onça é considerada a principal atração e foi eleita a espécie símbolo do Refúgio.

Refúgio Biológico - Uma onça bem pertinho

Na verdade são um casal; Juma e Tonhão, que podemos ver bem de pertinho, através de um vidro especial. Éssa é, sem dúvida, uma experiência e tanto.

As caminhadas sugerem o uso de roupas e calçados adequados. Não esqueça do filtro solar e do repelente 😉

O valor da Visita ao Refúgio Biológico é de R$ 18,00. Veja mais informações no site www.turismoitaipu.com.br

Continue lendo sobre os passeios que fizemos em Foz do Iguaçu.

Ficamos hospedados no Hotel Tarobá Express. Veja nossos comentários sobre o hotel no post PR – Foz do Iguaçu – Hotel Tarobá Express. Lá você encontra também as dicas de como chegar em Foz do Iguaçu

Similar posts

2 Comments

  1. Claudia's Gravatar Claudia
    25 de fevereiro de 2011    

    Oi Casal (Primos)
    È esse zoo que vcs comentaram???
    Achei interessante também  o canguru em que o pequeno está…como chama? Onde encontrar?
    Beijos
    Saudades
    PS:Passem por aqui na volta!!!
    Prima 

    • CasalMALY's Gravatar CasalMALY
      21 de março de 2011    

      Oi querida!!!
      Esse em Foz é lindo mesmo, mas fica meio longe pra vcs 😉
      O que comentamos fica em Itatiba/SP. Veja o post sobre ele: SP Itatiba – ZooParque, um zoológico temático e diferente
      Essa mochila que usamos pra levar nosso pequeno viajante pode ser encontrada nas lojas de aventura. Vamos fazer um post sobre isso em breve, mas se quiser dicas, nos falamos antes 😉
      bjinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *