Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Histórico do Vida de Viajante

Viajar sempre foi a nossa vida; e já inventamos e experimentamos N formas para que pudéssemos levar nossa Vida de Viajante de verdade – afinal, não vivemos de renda e nem ganhamos na loteria…

Aqui você confere um pouco desse nosso histórico:

Junho / 2006

Em parceria com a Turistec Solutions, empresa que administra o site EcoViagem, concebemos o “Projeto Turismo Responsável – Sustentabilidade para os Destinos e Mais Valor para suas Viagens!” –  que teve como objetivo levar orientações aos dois principais atores que fazem o turismo acontecer no Brasil:

  • aos Turistas, levamos informações sobre novos destinose dicas para que aproveitem mais suas viagens e desfrutem das belezas naturais e da cultura local com mais responsabilidade; e
  • aos Empresários de Turismo, levamos o conhecimento sobre a certificação das atividades de aventura e sugestões de ações simples e práticas para tornar o estabelecimento de hospedagem mais sustentável – além de orientações sobre maneiras adequadas de divulgar a empresa através da internet.

Projeto concebido, planejamento feito e pastinha na mão – saímos em busca de parcerias e patrocínio para viabilizar essa empreitada.

Agosto / 2006

Participamos 8ª edição da Adventure Sports Fair, divulgando o Projeto Turismo Responsável no estande do EcoViagem.

Outubro / 2006

Nasce o nosso Blog – inicialmente com o nome “Viajante Consciente”. Um espaço onde relatamos de um jeito bem informal e descontraído as nossas viagens, nossas aventuras e desventuras.

Fevereiro a Julho / 2007

O piloto do Projeto Turismo Responsável foi realizado em 4 destinos: Morretes/PR, Urubici, Gov.Celso Ramos e Florianópolis em SC. Queríamos mostrar que destinos sazonais também podem ser visitados fora de sua época de alta temporada e que isso pode ser uma nova e boa experiência para o turista.

Em Urubici/SC, a rádio local Gralha Azul e o jornal online InforPress nos entrevistaram e registraram a passagem do Projeto Turismo Responsável e a palestra que demos direcionada aos proprietários de hotéis e agências sobre certificação, sustentabilidade e o potencial da internet para divulgação do destino.

Agosto / 2007

Participamos do ABETA Summit 2007 em São Paulo/SP.

Participamos da 9ª edição da Adventure Sports Fair com um estande exclusivo para o Projeto Turismo Responsável, onde exibimos videos produzidos durante as primeiras viagens do Projeto.

Estivemos presentes também no IV Fits – Fórum Interamericano de Turismo Sustentável – um evento que acontece durante a Adventure Fair. No fórum, que é direcionado aos  empresários de turismo e aventura, são discutidos assuntos como certificação, qualificação e gestão visando a sustentabilidade.

Fizemos a cobertura completa do 4º Simpósio Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura – evento também voltado para os empreendedores de turismo.

O Jornal online Folha do Turismo Mercado & Eventos publicou uma nota sobre a nossa participação na Adventure Fair deste ano.

O Projeto Turismo Responsável teve sua estréia no programa Blog de Viagem da Clic TV (o canal de TV do UOL), com um quadro que foi ao ar às quintas feiras às 11h da manhã onde foram exibidos os videos que realizamos em cada destino visitado.

Dezembro / 2007

Fomos premiados no 3º FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo com o título de MELHOR ROTEIRO para o curta de 28 minutos “TURISMO RESPONSÁVEL – Sustentabilidade para o destino e mais valor para sua viagem” que produzimos durante a viagem do Projeto Turismo Responsável à Florianópolis/SC  – no filme mostramos exemplos de práticas responsáveis no turismo.

Jornal de Turismo divulga premiação do 3º FATU, citando o Blog Viajante Consciente como “Melhor roteiro” .

Fevereiro / 2008

Participamos da primeira edição brasileira da Campus Party – o maior encontro de comunidades da Internet do mundo! Lá aprendemos mais sobre blogs, redes sociais e internet.

Radar Cultura indica o Blog Viajante Consciente no assunto Campus Verde – o programa de gestão ambiental na Campus Party

O Blog Viajante Consciente foi convidado pelo programa Blog de Viagem, da ClicTV (canal de tv do UOL) para uma entrevista conosco sobre o Projeto Turismo Responsável e sobre nossas viagens.

Também na AllTV (canal de TV do IG), no programa Sportrip – mostramos algumas cenas do filme “Turismo Responsável – Sustentabilidade para o destino e mais valor para sua viagem”.

Março / 2008

Blog Viajante Consciente na Veja SP e na Rádio CBN. O Jornalista Marcos Emílio Gomes Publicou em seu Blog “O Melhor do Brasil”, um post sobre blogs de turismo brasileiros, e o Viajante Consciente estava na lista. Os comentários, feitos pelo próprio jornalista, no programa de rádio da CBN, foram ao ar dia 19 março de 2008.

Abril / 2008

Sob organização do FATU, nosso filme premiado “Turismo Responsável – Sustentabilidade para o destino e mais valor para sua viagem” foi para o Japão com patrocínio do Banco Real para ser exibido no Nipo Cine Brasil, o maior evento cultural Brasileiro que acontece no Japão.

Apesar da premiação e de um bom e gratificante trabalho realizado até então, o Projeto Turismo Responsável não conseguiu o patrocínio necessário para continuar as ações e a Turistec Solutions resolveu esperar até uma nova oportunidade para realizar o projeto.

Maio / 2008

Órfãos de projeto, apoio ou patrocínio, mas com toda a vontade de realizar o que tinhamos idealizado para o Projeto Turismo Responsável, decidimos fazer o que queríamos por conta própria usando apenas nosso Blog para compartilhar as ações via internet, e partimos para Santo Amaro da Imperatriz/SC, de forma independente, com o nosso Motor-kitnet-home improvisado: o Ford Courier Furgão que antes pertencia à Turistec Solutions.

Maio a Julho / 2008

Retornamos à Urubici/SC para prestar serviços à Secretaria de Turismo, COMTUR, e duas pousadas:

  • Para a Secretaria de Turismo fizemos um trabalho de fotografia com objetivo de registrar o potencial turístico da região e produzir imagens para que o município tivesse material para se divulgar em feiras e eventos.
  • Para o COMTUR desenvolvemos o portal oficial de informações turísticas de Urubici na internet.
  • Para a Estalagem Villa da Montanha e Pousada Pedra Preta prestamos serviços de consutoria digital, produzimos fotos para divulgação e coordenamos o desenvolvimento de Sites Otimizados para ambas.

Agosto / 2008

Revitalizamos o Blog Viajante Consciente, que além da atualização da tecnologia de desenvolvimento e do novo layout, também muda de nome passando a se chamar “VIDA DE VIAJANTE“.

Setembro / 2008

Participamos da 10ª Edição da Adventure Sports Fair e do ABETA Summit, fazendo a cobertura ao vivo através do nosso blog.

Outubro / 2008

Contratados pelo Hotel Parador da Cachoeira em Florianópolis/SC, prestamos serviços de consutoria digital, produzimos fotos para divulgação e coordenamos o desenvolvimento de um site otimizado.

Novembro / 2008

Primeiro UpGrade no veículo-casa de viagem: deixamos o Ford Courier Furgão e, em parceria com a RodyTrailer de Itu/SP, montamos a primeira KombiHome do Brasil, ao estilo das Camper Vans Australianas.

Janeiro / 2009

Partimos com nossa KombiHome para a 2a. Campus Party, em São Paulo, e lá vários veículos de comunicação divulgaram nossa Vida de Viajante:

Além dos seguintes blogs:

Durante a 2a. Campus Party, nosso Blog Vida de Viajante concorreu no concurso Best Blogs Brazil 2008 e recebeu o prêmio de Melhor Blog de Turismo de 2008 pelo Juri técnico, composto por mais de 100 palestrantes do evento.

Março / 2009

Já na estrada, descobrimos que estávamos vivendo a maior e melhor das nossas aventuras: estávamos grávidos. O terceiro viajante estava a caminho e precisávamos nos preparar para sua chegada.

Julho / 2009

Participamos do 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, e lá fomos abordados pela Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo e nos informou que o nosso Blog Vida de Viajante foi o veículo de internet que mais mandou internautas para o site do evento. Assista ao vídeo que mostra quando recebemos a boa notícia.

Agosto / 2009

Vendemos nossa KombiHome para o casal Inês e Franco, que até hoje está viajando pelo Brasil com um projeto lindo que envolve crianças, e ficamos quietos em casa nos preparando para a chegada no nosso pequeno, dando tempo ao tempo para nossa nova fase de viagens: em Família!

Julho /2010

Segundo UpGrade no veículo-casa de viagem: adquirimos um conjunto Caminhonete+Trailer e seguimos fazendo algumas pequenas viagens para sentir a adaptação do nosso pequeno e mais importante viajante.

Fomos convidados pelo Hotel Tarobá Express para conhecer, registrar e blogar sobre o potencial turístico de Fóz do Iguaçú, incluindo claro o Parque Nacional do Iguaçú e a Usina de Itaipu. Foi nossa primeira grande viagem em família.

Fevereiro / 2011

Fomos convidados pela Agência Vera Nascimento Turismo, de Belém/PA, para conhecer os passeios e experiências turisticas que a agência oferece em Belém e Ilha do Marajó; e, como a agência estava sendo ainda criada, fomos também contratados para fazer o naming, logotipo e cartões de visita.

Julho / 2011

O Ministério do Turismo nos convidou para palestramos no 6º Salão do Turismo, compartilhando nossas experiências para centenas de pessoas através da palestra intitulada Viajando pelo Brasil: dicas para viajantes independentes”.

Agosto a Outubro / 2011

Em Socorro/SP, inicialmente convidados pelos Hotéis Fazenda Parque dos Sonhos e Campo dos Sonhos para conhecer, registrar e blogar sobre as atividades e infra-estrutura oferecidas por ambos; fomos também contratados para um trabalho de consultoria bastante amplo, que durou 2,5 meses, e consistiu em:

  • acompanhamento e vivência das atividades oferecidas;
  • registro de mais de 1000 fotos em alta resolução e de livre uso pelos hotéis para divulgação;
  • avaliação dos funcionários e monitores que lidam diretamente com os hóspedes, buscando identificar falhas e detectar as boas práticas com objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados;
  • identificação e assessoria na implementação efetiva de estratégias eficazes e de baixo custo para divulgação e promoção dos hotéis através da internet, incluindo assessoria na contratação e treinamento de pessoal, e acompanhamento dos trabalhos nas primeiras semanas;
  • concepção da estrutura, conteúdo, funcionalidades e tecnologia dos novos sites a serem desenvolvidos para os hotéis.

Janeiro / 2012

Terceiro UpGrade no veículo-casa de viagem: Trocamos o conjunto Caminhonete+Trailer por um MotorHome, carinhosamente chamado de Bartolomeu. (veja post Da pickup furgão ao Motorhome: Nossas invenções para viajar de forma mais independente)

Julho a Outubro / 2012

Depois de algumas reformas da parte funcional da casa para melhorar nosso conforto e autonomia, finalmente estamos na estrada 🙂

Novamente fomos convidados pelo Hotel Fazenda Campo dos Sonhos em Socorro/SP – para realizarmos mais uma temporada de consultoria que, desta vez, durou 2 meses, e consistiu em:

  • acompanhamento, vivência das atividades oferecidas e reavaliação dos funcionários/monitores que lidam diretamente com os hóspedes;
  • sugestão e implementação de novos jogos e atividades para crianças junto aos monitores;
  • levantamento da presença on line do Hotel na internet e redes sociais, com relatório e análise de gráficos;
  • assessoria na contratação para importante cargo gerencial e acompanhamento dos trabalhos nas primeiras semanas;
  • auditoria no funcionamento e uso do sistema de software de gestão, visando o melhor uso e autonomia para a área.

Finalizados os trabalhos, aproveitamos para fazer um pequeno giro até o sul de Minas Gerais com nosso MotorHome para completarmos o nosso “test-drive”

Identificados alguns pontos negativos e positivos, partimos de volta pra casa – com parada em Curitiba/PR na empresa Só Trailers –  para ajustarmos o Bartolomeu.

Dezembro / 2012

Fizemos todo o Planejamento de uma grande viagem à Patagônia; porém, minha mãe (Marcelo falando) adoeceu e, diante do quadro, deixamos as viagens de lado por um tempo para que pudéssemos estar perto dela e dar-lhe todo amor e carinho que ela merecia até quando isso fosse possível.

Junho / 2013 a Setembro / 2014

Participei (Marcelo) de vários eventos de Marketing Digital e, após descobrir este NOVO MUNDO de possibilidades REAIS de trabalho com enorme potencial de geração de receitas através da internet, mergulhei em estudos e mais estudos sobre o assunto com o objetivo de finalmente poder realizar o sonho de viver viajando e trabalhando ao mesmo tempo.

Setembro a Outubro / 2014

Deixamos nosso Motorhome Bartolomeu na oficina Só Trailers em Curitiba para uma pintura externa completa e uma revisão geral após quase 2 anos sem viagens.

 

Dezembro / 2014 a Janeiro /2015

Voltamos à estrada e, desta vez, tomamos o rumo do Centro-Oeste, explorando Bonito e Pantanal com nosso Motorhome. A viagem nos rendeu muitas boas histórias e experiências, que compartilhamos nestes posts.

_________________________________________

Para saber um pouco mais de nós, visite as páginas:

6 Comments

  1. 15 de maio de 2015    

    Bom dia, família viajante!

    Eu sou o Konrad. Eu e a Nina começamos a nos interessar há pouco tempo pelos trailers e motorhomes, quando estávamos observando o movimento desses aqui ao lado do sítio, na rodovia D. Pedro I. São lindos! É uma ideia realmente sensacional! Nunca tínhamos parado para pensar na quantidade de possibilidades que eles promovem!!

    Bom, pensando nisso, como temos uma pousada em Igaratá, a 90 km de São Paulo e de Campinas, e estamos em um sítio que tem um acesso ótimo de 400 m para a rodovia, pretendemos acrescentar um serviço para os viajantes! Temos água de nascente, luz (110 e 220v) e rede de esgoto, mas nada estruturado certinho em uma vaga.

    Nisso vem nossa proposta e pedido de ajuda. Como queremos montar o melhor esquema, convido-os a passarem uma temporada aqui sem taxa nenhuma, podendo usufruir do sítio e as instalações da pousada, em contrapartida gostaria de dicas e ideias para oferecer um ótimo serviço.

    Caso não tenham tempo, ficaremos imensamente gratos se indicassem amigos ou conhecidos que tenham boas experiências em viagens!

    Grande abraço,

    Konrad e Nina
    Pousada Gaia Viva

    • 16 de maio de 2015    

      Olá Konrad e Nina.
      Ótima a visão de vocês: tanto a de adaptar a pousada para oferecer este serviço, quanto a de convidar proprietários de motorhomes e trailers para os ajudarem nesta empreitada.
      Quando estivermos por aí poderemos visitá-los sim; mas… agora que estamos vendendo nosso motorhome atual, estamos em previsão de viagem; porque ainda temos que vender o Bartolomeu e depois comprar o próximo (zero).
      De qualquer forma, vou divulgar aos amigos sim.
      Um abraço
      Marcelo Maestrelli

  2. Alexandre/Márcia's Gravatar Alexandre/Márcia
    18 de janeiro de 2016    

    Boa tarde,

    Sou motorista carreteiro, e há mais de 30 ano temos o sonho de ter um motor home, ainda não o fizemos por não saber como seria ganhar dinheiro estando na estrada, pois a ideia é morar em definitivo na estrada, fiquei muito curioso, e gostaria de ter algumas ideias de patrocínio por exemplo, já que conheço boa parte do Brasil, especialmente o nordeste.
    SErá que poderia nos ajudar?

  3. Maryane Regina de Mattos Silvestre's Gravatar Maryane Regina de Mattos Silvestre
    27 de abril de 2016    

    Gente, amei o site!! Vocês não viajam mais? Poxa, amei passear pelo site! Meu sonho é ter um motorhome, mas infelizmente, só poderei fazer isso quando me aposentar..rsrsrs
    PS: O Bartolomeu é lindo!!

    Maryane Silvestre

  4. Henrique's Gravatar Henrique
    2 de setembro de 2016    

    Por que deixaram de atualizar o blog?

  5. 26 de outubro de 2016    

    moro em juazeiro BA a 17 ano sou comerciante quero mudar de atividade.vou compra um motor home tenho cria uma atividade para meu sustento o que sei fase mesmo e lanhe. alguém pode me da uma ideia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *