Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Resultado do Concurso – Consumo Consciente – nas férias

Com um dia de atraso (e pedimos desculpas por isso), divulgamos aqui o nome dos três vencedores da promoção que fizemos no post Blogagem Coletiva sobre Consumo Consciente – nas férias!

Para concorrer aos prêmios, nossos leitores tiveram que responder a pergunta: “Nestas férias, como você contribuirá para o consumo consciente ou como vai praticar turismo de forma responsável?”

Membros da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo) escolheu as três melhores respostas.

Os vencedores são:

  1. Marina Oliva com a resposta:
    “Não posso respirar, não posso mais nadar
    A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
    Se planta não nasce se nasce não dá
    Até pinga da boa é difícil de encontrar
    Cadê a flor que estava aqui?
    Poluição comeu.
    E o peixe que é do mar?
    Poluição comeu
    E o verde onde que está ?
    Poluição comeu
    Nem o Chico Mendes sobreviveu” Luiz Gonzaga.

    Para ser um turista consciente e praticar o turismo de forma responsável, evitando acidentes e o que a triste música acima relata, é preciso:
    Valorizar e respeitar os recursos naturais e a natureza;
    Valorizar e respeitar a cultura local;
    Ter sempre no bolso a cartilha dos 10 mandamentos do turista de aventura consciente.
    Que isso não valha apenas nas férias, mas sempre que praticar uma atividade turística.
    .

  2. Gilce Ganzert com a resposta:
    Sempre que conheço um lugar novo, eu penso que é como o interior da minha casa e que a vegetação e as pessoas da região são minha família… Quero tudo limpo organizado e em seu devido lugar, todos vivendo em harmonia, com respeito, cordialidade e simpatia. Economizo água, luz e não desperdiço comida, para tudo andar nos eixos de forma divertida. E atividade física com segurança é a nossa garantia de futuro, é a nossa esperança!
    .
  3. Marlene Araújo com a resposta:
    Trabalho com turismo receptivo em Brotas há aproximadamente quinze anos. O consumidor dos produtos e serviços oferecidos modificou-se, no decorrer desse tempo. A cidade se adaptando ao novo perfil a cada temporada. Houve adequação de linguagem, estrutura, profissionalização, inovação e segurança; para continuar fazendo o que mais sabemos fazer de uma forma mágica, realizar o sonho de aventura de quem nos procura. Resumindo: O consumo consciente é seu. A qualidade e a segurança são por nossa conta!

Enviaremos um email para cada um dos vencedores solicitando endereço completo para o envio dos prêmios.

Lembramos que nós não tivemos influência nenhuma na escolha dos vencedores e que foi a ABETA que, a seu critério escolheu as três melhores respostas.

Uma candidata foi desclassificada por copiar um depoimento vencedor de outra pessoa em um outro concurso.

Os premios foram oferecidos pelas empresas parceiras da ABETA: Truzz, Proativa / Adventure Zone, Revista Aventura & Ação e Kampa Equipamentos.

EM TEMPO: Fomos informados que um dos participantes discordou dos resultados e a ABETA está buscando resolver o problema da melhor forma possível. Assim que tivermos notícias informaremos aqui.

:::

O Departamento Jurídico da ABETA analisou a denúncia e constatou que a resposta da primeira colocada (Marina Oliva) será desclassificada, já que contraria a Lei de Direitos Autorais – Lei nº 9610/98 – artigo 29.

Sendo assim, os segundo e terceiros colocados assumem uma posição acima, além de ser escolhido um novo terceiro colocado.

A lista de vencedores fica assim portanto:

1º lugar – Gilce Ganzert com a resposta: Sempre que conheço um lugar novo, eu penso que é como o interior da minha casa e que a vegetação e as pessoas da região são minha família… Quero tudo limpo organizado e em seu devido lugar, todos vivendo em harmonia, com respeito, cordialidade e simpatia. Economizo água, luz e não desperdiço comida, para tudo andar nos eixos de forma divertida. E atividade física com segurança é a nossa garantia de futuro, é a nossa esperança!

2º lugar – Marlene Araújo com a resposta: Trabalho com turismo receptivo em Brotas há aproximadamente quinze anos. O consumidor dos produtos e serviços oferecidos modificou-se, no decorrer desse tempo. A cidade se adaptando ao novo perfil a cada temporada. Houve adequação de linguagem, estrutura, profissionalização, inovação e segurança; para continuar fazendo o que mais sabemos fazer de uma forma mágica, realizar o sonho de aventura de quem nos procura. Resumindo: O consumo consciente é seu. A qualidade e a segurança são por nossa conta!

3º lugar – Rosi com a resposta: O consumo consciente deve ser uma prática diária, mas nas férias é mais comum as pessoas relaxarem e cometerem alguns deslizes. É um erro. Nesta época devemos redobrar nossos cuidados. Economizar energia elétrica e água potável, deixar o carro em casa para evitar congestionar ainda mais o trânsito… Eu vou jogar a mochila nas costas e colocar (literalmente) o pé na estrada, levar somente o necessário , tirar apenas fotos, deixar apenas pegadas…

Nós do Vida de Viajante lamentamos essa confusão toda e lembramos que não tivemos influência nenhuma na escolha dos vencedores.

Lamentamos também que a nossa iniciativa em promover práticas mais responsáveis de consumo, com uma promoção informal que visa unicamente a troca de dicas e conhecimento para a melhoria da qualidade de vida de todos nós, tenha sofrido toda essa polêmica.

Entendemos o recado da Marina Oliva que ilustrou seus pensamentos com um verso famoso, deu crédito ao autor e ainda respondeu corretamente a pergunta feita, ao contrário de alguns participantes que se expressaram livremente mas não responderam a pergunta. Ainda assim todos foram considerados pelo Juri.

Então, como está tudo resolvido, damos por encerrada esta promoção informal sobre Consumo Consciente nas Férias.

Similar posts

1 Comment

  1. Gilce Ganzert's Gravatar Gilce Ganzert
    18 de janeiro de 2009    

    Estou imensamente feliz!

    Quero agradecer a promoção realizada e a oportunidade de tantas pessoas poderem pensar e expressar sua opinião sobre consumo consciente.

    Assim que chegar os prêmios, se quiserem posso mandar fotos para divulgação no site.

    Muito obrigada!

    Gilce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *