Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

São Paulo inicia comemoração dos 454 anos nesta quinta-feira

O aniversário de 454 anos de São Paulo já começou. Quem mora na cidade não vê a hora de aproveitar, viajar ou curtir toda a programação cultural.

O que você vai fazer no feriado? Tem alguma dica?

Se ainda está perdido, veja abaixo o que rola pra quem fica na capital. A programação é variada com atrações gratuitas ou a preços mais do que populares. Confira!

Cidade comemora aniversário com programação especial e shows no Anhangabaú e no Parque da Independência.

SÃO PAULO – O aniversário dos 454 anos de São Paulo vai ser comemorado com o que a Cidade tem de melhor: cultura e diversidade de público e atrações. Apesar de a data festiva ser apenas na sexta-feira, as comemorações começam nesta quinta-feira, 24. Locais públicos devem ter atrações promovidas pela prefeitura ou grupos de artistas dispostos a homenagear a Capital. Sem pagar nada, os paulistanos poderão conferir shows, oficinas, peças de teatro, dança, cinema, exposições e até baladas entre a tarde desta quinta e a madrugada de sexta.

No Vale do Anhangabaú, a prefeitura traz ao público os shows de Beth Carvalho, Leci Brandão, Almir Guineto, Penha Pinheiro, Lu Oba de Mim, Axados e Perdidos e outras bandas . Ao todo, 26 artistas se revezam no palco, além de seis grupos de dança e oito de teatro, com direito a queima de fogos no Viaduto do Chá na virada.

Já no Parque da Independência quem faz a festa é Jorge Ben Jor e a banda Funk Como Le Gusta. Ainda no meio musical, haverá shows de Jorge Aragão e Arnaldo Antunes, em unidades do Sesc.

Para os que estiverem procurando uma programação mais tranqüila, o Pateo do Colegio (Praça Pateo do Collegio, nº 2. Tel: 3105-6899) vai oferecer nesta quinta, às 20h, um recital que contará com a presença do pianista Álvaro Siviero e do violinista Winston Ramalho.

Outro ponto histórico e turístico de São Paulo que festejará a data é o Mercadão (Rua da Cantareira, nº 306. Tel: 5505-7797). Shows de Inezita Barroso, Trovadores Urbanos, Eduardo Gudin, Quinteto em Branco e Preto e de um grupo da escola de samba Mocidade Alegre são os maiores atrativos. À meia noite desta quinta haverá queima de fogos, com cerca de 15 minutos.

Ainda na comemoração dos 454 anos da Cidade, a Caixa Cultural (Praça da Sé, 111. Tel: 3321-4400) traz a exposição De Peito Aberto, a partir de sexta, às 16h. Dedicada à luta contra o câncer de mama, a mostra apresenta 50 painéis fotográficos que retratam, de forma inédita, o testemunho de mulheres de vários estados brasileiros que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer. As fotografias são de Hugo Lenzi e os textos de Vera Golik.

Barzinhos e restaurantes locais também prometem programação especial no feriado. Há até quem tenha preparado menu especial, como o Bar Veredas, na Vila Madalena (Rua Delfina, 196). A novidade é o Spaguetti Veredas Paulistanas, massa com iscas de filé mignon, shitake e molho de tomates frescos, servida apenas na sexta-feira.

Já no Piratininga Bar (Rua Wisard, nº 149. Tel: 3032-9775) a comemoração do aniversário da Cidade coincide com os 16 anos da casa. Por isso, a rua será fechada para uma festa das 15h às 22h, com apresentação de três bandas de jazz do Piratininga e do grupo Razão Feminina, além de atrações como uma exposição de carros antigos e a presença do cartunista Paulo Caruso. Representantes da escola de samba Tom Maior, com as fantasias do Carnaval 2008, também participam da festa, cantando o samba enredo deste ano.

Beth Carvalho: cereja do bolo

A maior promessa de público no aniversário da Cidade é o evento do Vale do Anhangabaú, principalmente pelo revezamento de shows promovidos pela prefeitura. A partir das 15h desta quinta até sexta, às 21h, o local terá oficinas de trabalhos manuais, infantis, telecentros com acesso à internet, tendas de alimentação e uma série de shows. Na sexta, os idosos têm baile às 14h e os jovens, som dos DJs Marco e MF na tenda central, às 17h. No palco principal, 26 artistas estão confirmados: entre eles, Beth Carvalho (na virada), Leci Brandão (às 17h de sexta) e a banda Amigos do Samba da Lage (às 18h).

No Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, Jorge Ben Jor comemora no palco a data festiva, a partir das 21h, em show grátis. Durante o dia todo, o local receberá várias bandas.

Outra opção musical é o show de Jorge Aragão no Sesc Interlagos, às 16h. O ingresso custa de R$ 2 a R$ 6 e o Sesc fica na Av. Manoel Alves Soares, 1100. Pelo mesmo preço, às 15h, Arnaldo Antunes canta no Sesc Itaquera (Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000). Ainda para os amantes de shows, o Centro da Cultura Judaica (Rua Oscar Freire, 2500) apresenta a trilha do filme São Paulo, A Symphonia da Metrópole, às 20h30. O ingresso é apenas um quilo de alimento não perecível, mas é preciso retirá-lo uma hora antes.

Teatro em festa

Como alternativa aos shows e à multidão, alguns teatros homenageiam o aniversário da Capital Paulista com espetáculos temáticos. O Sesc Santana, por exemplo, estará cheio de bonecos gigantes às 16h para uma peça gratuita. A Cia. Pia Fraus apresenta Gigantes de Ar, com palhaços, trapezistas e acrobatas dispostos a entreter crianças e adultos com a interpretação de um elefante azul de 4 metros, três girafas de tamanho natural, uma família de cangurus, um tigre engraçado e um leão medroso. O Sesc Santana fica na Av. Luiz Dumont Villares, 579.

Também de graça há duas apresentações promovidas pela Associação Paulista dos Amigos das Artes, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153) apenas para essa data. Às 16h, o grupo Nau de Ícaros apresenta a peça infantil A Cidade dos Sonhos, em frente ao teatro. À noite, os atores fazem De um lugar para o outro, uma apresentação das tradições populares brasileiras, às 20h. Para ambos, basta retirar ingressos na bilheteria do teatro.

De olho na história

Símbolos históricos da Capital, o Pateo do Collegio e o Mercado Municipal não vão ficar de fora das comemorações do aniversário da Cidade. A data dará início à temporada ‘Concertos no Pateo’, que começa nesta quinta, às 20h, com a apresentação do pianista Álvaro Siviero e do violinista Winston Ramalho. Já o Mercadão festejará o aniversário com queima de fogos e muitos shows. A partir das 21h desta quinta e durante várias horas de sexta, duplas e trios de seresteiros, Inezita Barroso, Trovadores Urbanos, Eduardo Gudin e outros se apresentarão no local. Os bares e lanchonetes do mezanino e do piso térreo estarão abertos na madrugada.

Música eletrônica

O aniversário da Cidade também vai marcar uma iniciativa na noite paulistana. A data servirá para o projeto ‘Noite Viva’ dar o seu primeiro passo. Mais de 15 clubes, entre eles Clash, D-Edge, Vegas, Lov.e e SPKS farão uma programação conjunta na sexta, que pretende mostrar a importância social e econômica da vida noturna para o País.

Mostra de filmes

O cinema também não ficará de fora das comemorações. A Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207. Tel: 3512-6111) apresenta a mostra CINEMATECA SP até o dia 10 de fevereiro, com filmes brasileiros realizados nos últimos dois anos.

Fonte: Estadão

:::

Similar posts

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *