Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

SC Florianópolis – Canoa Havaiana na Lagoa da Conceição

Lagoa da ConceiçãoSeguimos nosso caminho subindo rumo ao norte da ilha. Nossa parada agora é na Lagoa da Conceição, um dos recantos mais belos de Florianópolis. A exuberância de sua paisagem natural reúne, num só lugar, praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da Ilha.

O almoço foi no Restaurante Rancho de Canoa, bem à beira da lagoa, na companhia das gaivotas que chegam perto na expectativa de receberem alguma comida. Infelizmente é comum os turistas jogarem batatinhas fritas ou pedaços de peixes fritos para atrai-las cada vez mais perto. Elas, é claro, acabam adoecendo e morrendo. Sempre vale a pena lembrar que não devemos dar comida aos animais.

Almoço à beira da lagoa na companhia das gaivotas

Após um almoço bem saboroso, fomos para a agência Kanaloa encontrar com Alexey Bevilacqua que nos apresentou a canoa havaiana ou a kanaloa, como é conhecida. A embarcação existe no Brasil desde 2001. Embora tenha chegado a Santa Catarina em 2003, a história da canoa possui mais de 3.000 anos.

A canoa havaiana e suas m?sticas

Dentro da cultura havaiana, a kanaloa representa a união das forças masculinas com o sagrado feminino. Ela é composta pelo casco, com 14 m de comprimento por 50 cm de largura, que representa o “masculino” – imponente e forte para romper as ondas. e ao lado esquerdo da embarcação, temos o estabilizador de 3 m de comprimento, que representa o “feminino” – formas arredondadas e suaves, é responsável pelo equilíbrio da canoa.

Sincronia nas remadasJá equipados com coletes apropriados, seguimos para o nosso passeio. Mas não pense que será um passeio contemplativo. Na verdade é “um trabalho de equipe – explica Alexey – todos têm a incumbência de remar”.

Cada um dos remadores tem uma função específica e determinada pelo banco em que ele ocupa. O remador que senta no primeiro banco, dita o ritmo da remada, o remador do terceiro banco faz a contagem silenciosa das remadas e a cada 15 remadas, dá o aviso que indica que é o momento de trocar o lado da remada e o remador do último banco é quem dá a direção da canoa.

Fomos em direção ao Paraíso, lugar de águas rasas cheios de pequenas ilhas onde as grandes embarcações não chegam.

O silêncio lá no meio da lagoa, quebrado apenas pela cadência das remadas e o barulho da água contra o casco, é um convite à meditação.

Chegamos do passeio já era noitinha e, apesar da longa remada, não estávamos cansados.

foto de Marcelo Maestrelli

Confira aqui os Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Agências que recomendamos nesse destino.

Similar posts

2 Comments

  1. Luciana's Gravatar Luciana
    7 de maio de 2008    

    Gostei demais, preciso apresentar uma palestra sobre consumo consciente, vcs poderiam me ajudar?

  2. 8 de maio de 2008    

    Olá Luciana,

    Sim, será um prazer te ajudar.
    Te enviaremos um email, ok?

    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *