dunas na praia dos InglesesDepois de tanta adrenalina, o Sérgio (Adrenaiha) nos levou para fazer sandboard nas dunas da praia dos Ingleses, também no norte da ilha. Bem no pé das dunas, passamos por cabanas de madeira que são usadas pelos pescadores para guardar seus barcos e redes de pesca.

Começamos a atividade pela parte mais cansativa. Subir as dunas. Mas chegando lá no topo, o visual compensa qualquer esforço. Estávamos entre dois mares, o da praia dos ingleses e o mar da praia do Santinho.

Marcelo descendo a dunaSérgio nos explica sobre o SandBoard, que é uma vairação do SnowBoard (surf na neve) e consiste em deslizar duna abaixo sobre uma prancha igual a usada no snoeboard. Os pés ficam presos na prancha e o que determina a direção a seguir são os movimentos do corpo.

Como não temos experiência em nenhuma dessas modalidades (surf, skate, snow ou sandboard), Sérgio nos dá uma aula sobre equilíbrio, postura e técnicas para que possamos aprender o básico e nos divertir na atividade.

Sabemos que em Florianópolis, nas dunas da Joaquina há um posto de aluguel de pranchas para a prática do sandboard, mas o serviço oferecido lá não atende a nenhuma norma de segurança. Lá eles se limitam a alugar as pranchas e você que se vire para aprender sozinho, e torça para não ser atropelado por nenhum outro surfista com tanta ou menos experiência que você.

depois das aulas já dava pra arriscar uma descida maiorBom, dadas as noções básicas, vamos ver na prática como eu nos saímos na primeira duna. Claro que na verdade, a primeira duna não era exatamente uma duna e sim uma descidinha leve para que possamos aprimorar os movimentos e perceber o equilíbrio. A medida em que iamos melhorando (sempre com o Sérgio corrigindo nossa postura e dando novas dicas), o tamanho do desafio também.

Foi uma tarde deliciosa e divertida. Subir a duna acabava nem sendo tão chato assim, sendo superada pela expectativa de uma nova descida.

foto de Lyanne Rehder & Marcelo Maestrelli

Confira aqui os Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Agências que recomendamos nesse destino.