Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

SC Gov. Celso Ramos – Baía dos Golfinhos e Ilha de Anhatomirim

GolfinhoNo dia seguinte acordamos cedo e fomos fazer o passeio de barco à Baía dos Golfinhos (aliás, absolutamente imperdível). Quem nos levou foi o Paulo, do barco “Rei Sol”, que é especializado neste passeio e já sabe direitinho onde encontrar os golfinhos.

Durante a ida pudemos observar o cultivo de ostras e mariscos – muito presente em Governador Celso Ramos; e a medida que íamos avançando, passando perto de ilhas ou outros pontos interessantes, o Paulo ia nos contando histórias e apresentando os locais – o que enriqueceu nosso passeio.

Estávamos junto com um grupo de turistas, e reparamos quando uma mulher se encantou com uma fragata ao vê-la mergulhar e sair da água com um peixe no bico. Ela chamou todos os amigos para compartilhar sua emoção.

Fragata

Em seguida, acendeu um cigarro e, quando acabou de fumar, adivinhem: atirou a bituca no mar! Ahhhh… que coisa feia, hein! A Lyanne não resistiu e disse:
– Você jogou a bituca no mar?? Com o lixo aqui na sua frente?
Ela simplesmente respondeu
– Joguei.
A Lyanne ficou atônita. Não acreditava no que estava vendo. E ainda completou em tom mais alto para que os amigos dela ouvissem:
– Você sabia que a fragata que acabou de te encantar morre porque mergulha e pega bitucas de cigarro achando que são peixinhos?
Bom… nessa hora a mulher queria sumir de vergonha… Ela parou… pensou… e resolveu arriscar:
– É que eu estava com medo de pegar fogo na lixeira…
É claro que a Lyanne respondeu que era só ela apagar o cigarro; mas ainda completou dizendo com ironia:
– Mas tenho certeza de que você não fez por mal… e que da próxima vez vai jogar sua bituca no lixo.
Nossa… É incrível como as pessoas se encantam com a beleza da natureza, se revoltam em ver as notícias de agressões à natureza, reclamam dizendo que “ninguém faz nada”, e parecem não conseguir controlar seus atos quando deixam ou jogam lixo na natureza.

Bem… mas… depois de um tempo de passeio, a “nossa amiga” acendeu outro cigarro e, claro, ficamos de olho nela… Quando terminou ela foi até a lata do lixo, pegou uma latinha de refrigerante já finalizada, jogou sua bituca dentro da latinha, e devolveu a latinha pro lixo. Olhem só… que bonito… Espero que ela tenha percebido que não há nada de mal em jogar sua bituca no lixo, e que esta atitude dela é super bem-vista por todos.

GolfinhosMassss…… Paulo, cadê os golfinhos?”
Neste dia eles estavam mais longe, mas chegamos lá e pudemos vê-los de perto. Foi muito legal! Era dorso de golfinho aparecendo pra todo lado ao redor do barco – o difícil era mirar a câmera, ajustar o zoom, e tirar a foto antes que eles voltassem a afundar…

Canhões na Fortaleza de Santa CruzDepois dos golfinhos, na volta, paramos na Ilha de Anhatomirim para conhecer a Fortaleza de Santa Cruz. Quem conduziu a visita foi o Rudi da Risco Zero e o Paulinho, que é guia e historiador – aliás, não recomendo que você vá sem um guia conhecedor de todas as histórias, pois são extremamente interessantes e, sem o acompanhamento de um guia, todas aquelas ruínas, celas, paredes de fuzilamento, e canhões, não fazem sentido algum…

Fortaleza de Santa Cruz - Ilha de Anhatomirim

Fortaleza de Santa Cruz – Ilha de Anhatomirim

O Paulinho, que já morou na ilha, nos explicou tudo sobre a construção das fortalezas, a invasão dos espanhóis, e até sobre os fantasmas dos condenados que dizem que vagam por ali… aliás, ele mesmo tem histórias pessoais sobre este assunto!

O passeio todo dura em torno de 4 horas e, como eu disse no início, é absolutamente imperdível!

Hora do almoço – retornamos ao Palmas Parque Hotel.

Neste dia reservamos o período da tarde para divulgar os conceitos do Turismo Responsável aos proprietários de outros meios de hospedagens e à proprietária do hotel onde estávamos hospedados.

foto de Lyanne Rehder & Marcelo Maestrelli

Confira aqui os Hotéis, Pousadas, Agências e Restaurantes que recomendamos nesse destino.

Similar posts

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *