Registrando as belezas de Gov. Celso RamosGovernador Celso Ramos é parada obrigatória para quem viaja pelo litoral norte de Santa Catarina. Distante apenas 50km de Florianópolis, Governador Celso Ramos “ainda” tem praias tranqüilas e visuais de tirar o fôlego de qualquer turista.

Digo “ainda”, porque infelizmente alguns dos paraísos que visitamos estão em propriedades particulares e já têm projetos aprovados para serem loteados e, daqui a alguns anos, a paisagem verde será substituída por casas de luxo e a tranqüilidade de algumas praias desertas será substituída pelo vai-vem de jet-skis e lanchas.

Mas… bem, vamos ao que interessa: o fato é que Governador Celso Ramos AINDA é bela e tranqüila e, por isso, merece ser visitada o quanto antes!

Para se chegar lá é bem fácil: no km 180 da BR-101 há uma saída para Gov. Celso Ramos. A partir daí são mais 20km pela SC-410 até Ganchos de Meio, que é o centro. Chegando lá fomos direto para a Secretaria de Turismo e fomos muito bem recebidos pelo Rudi Lange, da operadora Risco Zero Aventuras, que logo nos apresentou o potencial turístico do município e os passeios que iríamos fazer nos próximos dias.

Dna. Tereza, da loja de artesanato no Mercado do PescadorNosso primeiro passeio foi uma curta caminhada pelo centro até o “Mercado do Pescador”, onde conhecemos a loja de artesanato da Dna Tereza. Ali foi nosso primeiro contato com o Crivo, um estilo de bordado que é característico da região e permanece ativo passando de geração para geração desde a época da colonização portuguesa. Dna Tereza, que também é criveira, nos mostrou com orgulho suas toalhinhas de crivo, e nos contou um pouco de como se faz para bordar neste estilo.

Subimos num mirante construído acima do “Mercado do Pescador” e, do alto, pudemos ver uma amostra das conseqüências de um crescimento urbano mal planejado: muito lixo nas ruas, esgoto doméstico lançado no canal e no mar, mal-cheiro…

Palmas Parque HotelPegamos o carro e seguimos em frente. Assim que saímos do centro já fomos presenteados com uma vista recompensadora da Praia de Palmas que, apesar de tranqüila, é uma das mais agitadas da cidade. O Rudi nos acomodou no Palmas Parque Hotel, almoçamos e, como o tempo estava meio nublado, fomos conhecer um pouco da histórica de Governador Celso Ramos.

Fotos de Lyanne Rehder & Marcelo Maestrelli

Confira aqui os Hotéis, Pousadas, Agências e Restaurantes que recomendamos nesse destino.