[Este post é um Publieditorial]

O bom de viajar não é só tirar um tempo pra cabeça e umas férias.

O bom de viajar é ver e aprender um pouco sobre as outras culturas, outras formas de ver e fazer a vida.

O bom de viajar é se dar a chance de experimentar outros sabores, sentir outros cheiros, ouvir outros sotaques e perceber outras cores.

O bom de viajar é ter a oportunidade de trocar experiências, conhecimento e história com os moradores locais, é deixar um pouquinho de você e levar um pouquinho do espírito de cada lugar.

O bom de viajar é ter um tempo seu, para descançar e apreciar belas paisagens.

E são esses os valores que o Ministério do Turismo promove com a campanha criada para estimular o brasileiro a conhecer seu país, aproveitando os feriados para viajar.

Então vamos aproveitar! Feriado é o que não está faltando neste primeiro semestre de 2009 e o que não falta também são opçoes:

Temos mais de 60 Parques Nacionais, mais de 160 regiões turísticas com paisagens únicas, além de inúmeros atrativos turísticos espalhados por todo o país.

E para quem prefere o ecoturismo e o turismo de aventura, também não faltam opções, mas lembre-se de observar se quem oferece os serviços são empresas participantes do “Programa Aventura Segura” (do Ministério do Turismo, Sebrae e a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo). Você também pode encontrar dicas visitando o site da “Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura”.

Para os vovôs e vovós que estão na melhor idade, existe o programa “Viaja Mais Melhor Idade“, que promove a inclusão social dos idosos, dando a oportunidade de viajar e usufruir dos benefícios da atividade turística.

Tá esperando o quê? Ainda temos o feriado do dia do trabalho e o de Corpus Christi chegando por ai. Mas lembre-se de ser sempre um viajante mais consciente.

  • Conheça a história os costumes e a cultura da região visitada.
  • Valorize o artesanato produzido por pessoas da comunidade local.
  • Experimente a culinária típica, os aromas e os sabores da região visitada.
  • Pratique as atividades de aventura com a máxima segurança.
  • Trate os moradores da região com cortesia e respeito.
  • Traga sempre seu lixo de volta – na praia, nas trilhas ou mesmo na cidade – ou deposite seu lixo em locais apropriados para a coleta seletiva.
  • Prefira meios de hospedagens preocupados com a sustentabilidade da região.

Neste video de 45 segundos você encontra algumas dicas também.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pJHBzGip6fQ&feature=channel_page[/youtube]

Dessa forma, além de você aproveitar melhor sua viagem,  você ainda contribui para a preservação e sustentabilidade da região visitada.

Para escolher seu próximo destino de viagem de uma forma divertida, você pode experimentar o joguinho que testa seus conhecimentos sobre os principais pontos turísticos do Brasil. Veja no site da campanha do MTur que incentiva o brasileiro a conhecer mais o Brasil.