Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

SP – Águas de São Pedro: Ar puro e águas medicinais

Estamos em Águas de São Pedro, uma pequena estância hidromineral do interior de São Paulo, distante 180 km da capital. Aqui é daqueles lugares que tem o “mais” e o “menos” tudo.

  • É o menor município paulista com apenas 3,64 km² (segundo menor do Brasil);
  • É a única estância brasileira construída de acordo com seu projeto e com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer.
  • Tem um dos melhores climas brasileiros – é tropical de altitude com temperatura média anual de 22,4°C.
  • Tem o melhor índice de longevidade com uma média de 90 anos de idade.
    curiosidade: A cidade não tem cemitério. Os mortos são “exportados” para a cidade vizinha: São Pedro. O motivo são os lençóis de águas hidrominerais que correm o risco de serem contaminadas se houvesse um cemitério.

Tudo em Águas de São Pedro é favorável, o clima, o número de habitantes, a distância da capital, o ar puro livre de indústrias geradoras de poluição e uma base econômica totalmente dedicada ao turismo… mas uma pena que muitos dos pontos turísticos estão abandonados ou mal cuidados. É o caso da Feira de Artesanato, que em pleno domingo estava totalmente fechada; do Quiosque do Borboleta, um paisagista da década de 40 que construiu vários quiosques na cidade – resta apenas um; e o Rancho dos Cavalos, que é uma pequena réplica de uma cidadezinha do velho oeste onde era possível alugar cavalos e charretes para passear – que agora ficam numa rua ali perto do centrinho mesmo, a espera dos clientes… e outros tantos pequenos atrativos que poderiam ser mais interessantes se não fosse o descaso da prefeitura.

Maaaas, ainda assim dá pra se divertir muito por aqui 😉  Logo pela manhã, assistimos a inflagem e decolagem de um balão de ar quente. O passeio turístico é feito todos os finais de semana pela empresa AirBrasil.

Como a novidade era “grande” demais para nosso pequeno Gael, deixamos por conta dele a decisão de voar ou não. Desta vez nós apenas assistimos, para que ele conheça e, quem sabe, se anime numa próxima oportunidade.

Uma paradinha para o almoço no Restaurante do Lago, 300 metros antes do Portal de entrada de Águas de São Pedro.

O prato famoso do restaurante é o Pintado na brasa, mas preferimos escolher um Salmão na brasa com alcaparras, champinhom e um molho de maracujá delicioso.

Seguimos para o centrinho, paramos nosso MotorHome bem na frente do Monumento das Águas e fomos curtir o dia.

Lá mesmo, ao lado do monumento tem um circuito de arvorismo, tiroleza e mini-bugues. Do outro lado da avenida Carlos Mauro (a avenida do centro) o ponto do trenzinho (que não anda em trilhos), que percorre os principais pontos turísticos da cidade e finaliza passando por uma das 16 trilhas do Parque Municipal Dr. Octávio Moura.

O Parque é uma das principais áreas verdes da cidade, com 6.500 metros de extensão que preserva diversas espécies da fauna e flora regional, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

No final da tarde ainda teve brincadeiras na beira da Fonte na Praça Octávio Moura Andrade. Gael saiu molhado e feliz de tanta farra.

[styled_box title=”As ÁGUAS de São Pedro” color=”yellow”]Águas de São Pedro não é fruto do acaso, mas sim do encontro das fontes de águas minerais com o ilustre Octavio Moura Andrade que se dispôs a criar uma nova cidade para que as águas medicinais estivessem à disposição da população. Portanto, tudo o que aqui existe é conseqüência de minucioso planejamento e de sua decisão de realizar.

Acaso é apenas o descobrimento das fontes de águas minerais, por volta de 1.920, quando o Governo do Estado de São Paulo procurava petróleo na região. Como não conseguiu achar jazidas do “ouro negro”, acabou abandonando os poços que ficaram jorrando águas “malcheirosas”.

As três fontes descobertas em Águas de São Pedro são:

JUVENTUDE: (Água Sulfurosa) Indicada para o tratamento de: Reumatismo, Diabete, Alergia, Asma, Colites, Moléstias de Pele, Intoxicação e Inflamação. Deve-se tomar de 50ml a 80ml. Usada também para banho de imersão)

GIOCONDA: (Água Sulfatada Sódica Radioativa) Indicada para tratamento de: Fígado, Vesícula Biliar e Intestinos. Deve-se tomar de 50ml a 80ml 1h antes das refeições.

ALMEIDA SALLES: (Água Bicarbonata Sódica) Indicada para o tratamento de: Azia, Excesso de Acidez Gástrica, Diabete, Cálculos Renais. Deve-se tomar de 50ml a 80ml. Após as refeições.

Fonte: http://www.aguasdesaopedro.sp.gov.br

Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade

Ambiente reservado para o bem estar, estética e principalmente tratamento da saúde a base das águas medicinais. O banho principal é o de imersão com a Água da Juventude (água sulfurosa), realizado em banheiras individuais com box privativo, e dura de 15 a 20 min. Além do banho medicinal, há diversos banhos alternativos (relaxante, esfoliante, aromatizante, estimulante, terapêuticos  entre outros). Para completar os tratamentos de saúde e bem estar, tem também sauna, massagens e estética.

Horário dos Banhos

Segunda a Sexta: das 7h30 às 12hs
Sexta e Sábado: das 7 às 12h – 15has 17h30
Domingo: das 7h às 12h

Horário da Sauna e demais serviços Segunda a sábado: das 7h as 17h30
Domingo: das 7h as 12h30

Av. Carlos Mauro, s/nº – Fone: (19) 3482-1333

[/styled_box]

Como chegar em Águas de São Pedro

Se preferir, clique no link do Google Maps, informar sua cidade de origem e saber o caminho.

Veja como chegar a Águas de São Pedro/SP saindo de São Paulo/SP
(utilize os botões de zoom e arraste com o mouse para mover)

Exibir mapa ampliado

[box style=”box_light_gray” type=”info_box”]
Restaurante do Lago
Local bem gostoso, decorado com a mistura de objetos da década de 50 com peças rústicas. Possui ainda pedalinhos, play-ground e muito verde.

Rodovia Piracicaba/Águas de São Pedro, km 190
13.525-000 São Pedro, Sao Paulo, Brasil

Telefone (19) 3181-1441
contato@restaurantedolago.com.br
www.restaurantedolago.com.br
[/box]

1 Comment

  1. fabiana's Gravatar fabiana
    10 de janeiro de 2015    

    viajei na sua história grata e sejam muito felizes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *