Sobre nós:
SP – Socorro. Hotel Fazenda Campo dos Sonhos – Natureza e diversão para todos em todas as idades

SP – Socorro. Hotel Fazenda Campo dos Sonhos – Natureza e diversão para todos em todas as idades

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Passeio de tricicloLonge de ser um hotel fazenda como tantos outros, o Campo dos Sonhos – em Socorro, interior de São Paulo –  é um lugar onde a maior preocupação dos dirigentes e funcionários é a de proporcionar a todos os hóspedes, conforto, diversão e um convívio mais próximo à natureza. E quando digo todos, é todos mesmo: adultos, crianças, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. E tudo isso de uma forma tão natural que muitos hóspedes que não tem necessidades especiais usufruem das adaptações, gostam e nem percebem que são “adaptações” ;-) Mas isso eu vou contando ao longo do texto.

Deixa eu contar a nossa experiência, como família, no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos. São tantas atividades pra fazer, tanta coisa pra ver… tem até opção pra quem não quer fazer nada, como o Espaço Zem, onde acontecem seções de massagens, yoga, banhos ofurô… Mas nós queriamos fazer de tudo! O dia começa, claro, no restaurante – num delicioso café da manhã com muitos pães, bolos, frutas, sucos, frios e uma monitora simpática que vem nos convidar para as atividades do dia: começando por um passeio para alimentar os animais da fazenda.

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - De onde vem o leite que sai da caixinha :)Todos se reúnem perto do lago dos pedalinhos, onde uma mini vaca (raça pequenina mesmo para que crianças e deficientes possam ficar bem próximos sem riscos), espera a todos para oferecer seu leite fresquinho. O monitor explica sobre o leite puro e seus benefícios e ensina  como se faz para ordenhar. Os hóspedes são convidados a experimentar a ordenha e, claro, experimentar o leite tirado na hora. O Gael não quiz tomar o leitinho, mas adorou descobrir que o leite sai da vaquinha antes de sair da caixinha ;)

É hora da ração - Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Socorro SPDepois dessa experiência e munidos de saquinhos cheios de ração, vamos para os estábulos, para ver os cavalos, bezerros, carneirinhos, ovelhas e cabritinhos que fazem a festa soltos atraz de quem lhe ofereça um pouco de ração. E você pensa que é só criança que se encanta com essa experiênica de ter um cabritinho comendo na sua mão? Tem muito adulto que disputa a atenção dos bichos também. É divertidíssimo.

Gael ajudando no processo da torrefação do café -  Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Socorro SP

O passeio continua em direção a Casa da Fazenda para conhecermos alguns objetos do modo de vida de antigamente e para vermos como é feita a torrefação de café, que acontece num quintal coberto da casa,.. de verdade, ao vivo, a cores e odores (porque o cheirinho é de dar água na boca)!

Depois de tudo muito bem explicadinho sobre como o café sai do pé, é beneficiado, torrado, moido, vira pó e vai pra xícara, somos convidados a experimentar o resultado. Uma delícia!

Seguimos o passeio por uma estradinha que passa por vários viveiros: lagos com patos, ganços, marrecos… todos bem dóceis e bem curiosos também. Mas o nosso objetivo estava mais à frente. Um curral onde, de um lado temos várias espécies de porcos de todos os tamanhos, pesos e cheiros, aliás… que cheiro hein!!! – e do outro lado, mais cabras, cabritos e ovelhas.

Dois amiguinhos novos - Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Socorro SP

Haviam lá dois cabritinhos filhotes que nos encantaram. Eles, por serem pequenos, escapavam de suas baias e vinham atraz de nós para ganhar ração. O Gael adorou os novos amiguinhos.

Sem ração agora (porque os cabritinhos devoraram tudo), nosso passeio continua pelas estradinhas da fazenda. Cada uma tem um nome: Estrada do Sonhador, Estrada da Reflexão, Estrada da Sustentabilidade, Estrada da Felicidade, Estrada da Gozação… e em cada estrada, pelo caminho encontramos placas com mensagens e frazes com o tema de cada uma. Uma delícia passear por pensamentos, dicas, reflexões e, porque não, piadas ;)

Se você não levou uma garrafinha de água na caminhada, não se preocupe porque pelo caminho há fontes de água potável. Bom lembrar que em todas as torneiras do Campo dos Sonhos sai água potável.

Pelos caminhos do Campo

Pelas estradinhas do Campo

Esse bezerrinho ai tem apenas 1 dia de vida!

Esse bezerrinho ai tem apenas 1 dia de vida!

Um dos lagos de pesca esportiva

Um dos lagos de pesca esportiva

Uma pequena aldeia onde acontecem aulas temáticas com grupos e escolas

Uma pequena aldeia onde acontecem aulas temáticas com grupos e escolas

Hora do almoço - Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Socorro SP

A essa altura do campeonato, já é hora do almoço e depois de tanto andar, estamos famintos. No restaurante, um buffet com uma variedade imensa de saladas, pratos quentes e sobremesas difíceis de resistir. Reparamos em outra adaptação de acessibilidade que poucos percebem; o buffet, onde ficam os pratos, é mais baixo que o normal. Isso facilita e muito para que pessoas em cadeiras de rodas possam ver e se servir da comida com facilidade. As crianças também gostam de poder ver e escolher a comida antes dos pais colocarem no prato, se sentem importantes ;)

Depois do almoço é a hora do famoso “mamá e naná”. Nosso pequeno viajante ainda precisa de uma rotina bem certinha. Então, também durante as viagens, respeitamos os horários dele e, depois do almoço ele descansa.

Pra quem fica acordado, o que não falta é atividade. Tem city tour para quem quer conhecer a cidade de Socorro e fazer umas comprinhas. Tem passeio de trator para uma fábrica de queijos fora da fazenda, tem atividades na piscina aquecida, tem massagens no espaço zen, tem campeonatos de ping pong no salão de jogos, tem oficina de artes pra criançada na brinquedoteca, tem arvorismo (ou arborismo), tem uma pequena tirolesa sobre o lago, tem lago bom pra pescaria… ufa… tem muito mais!

A criançada se diverte com as monitoras no Barco Pirata

A criançada se diverte com as monitoras no Barco Pirata

Circuito de arvorismo sobre o lago dos pedalinhos

Circuito de arvorismo sobre o lago dos pedalinhos

No Campo dos Sonhos, segurança é coisa séria. Então até para um inocente passeio de charrete o equipamento de segurança é indispensável.

No Campo dos Sonhos, segurança é coisa séria. Então até para um inocente passeio de charrete o equipamento de segurança é indispensável.

Tudo que está aqui vai pra mesa no restaurante do hotel

Tudo que está aqui vai pra mesa no restaurante do hotel

Facilidades para se localizar e locomover

Facilidades para se localizar e locomover

Facilidades para locomoção, seja você um cadeirante, um idoso ou alguém que prefira um atalho facilitado ;)

Facilidades para locomoção, seja você um cadeirante, um idoso ou alguém que prefira um atalho facilitado ;)

Gira gira e balanço com lugar para cadeira de rodas. Na falta de uma, o Gael ocupa o lugar ;)

Gira gira e balanço com lugar para cadeira de rodas. Na falta de uma, o Gael ocupa o lugar ;)

Depois da sonequinha da tarde (ou de alguma atividade – pra quem ficou acordado), um delicioso Café Caipira nos espera. Pães, bolos, biscoitos, sucos e… o preferido do Gael: pipoca!

Com o saquinho de pipocas na mão, damos uma voltinha pela fazenda. Perto do lago dos pedalinhos uma moradora se aproxima curiosa; uma macaquinha prego.

Chiquinha - uma macaquinha muito rápida.

Conhecida como Chiquinha, a macaquinha encantou o Gael que prontamente ofereceu uma pipoca a ela. Nem deu tempo da gente explicar que pipoca não é a comidinha ideal pra nenhum animal… A chiquinha “aceitou”! Os dois já ficaram amigos e fizeram um picnic juntos. A orientação do hotel é a de que podemos alimentar os animais apenas com a ração fornecida por eles. Corretíssimo :)

Nos outros dias, levamos frutinhas para o caso da Dona Chiquinha aparecer – já que nos orientaram de que ela não come ração ;)

Minhocário - Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Socorro SPO Campo dos Sonhos é um hotel fazenda que tem sua “parte de fazenda” funcionando de verdade e podemos comprovar isso durante as caminhadas pelas estradinhas, onde pudemos ver funcionários trabalhando na lavoura, cuidando dos animais… e à mesa, onde consumimos os produtos orgânicos da horta, os ovos das galinhas, o leite da vaca, o café da plantação, as frutas do pomar, etc.

Também conhecemos o Alambique e o Apiário. Tudo num delicioso passeio em grupo, com explicações dos monitores e degustações no final.

O Minhocario também foi divertido, principalmente para as crianças que puderam conhecer de pertinho e até pegar na mão uma minhoca de verdade.

E você pensa que acabaram as atividades?? Depois do jantar, com música ao vivo, acontecem as atividades noturnas. Participamos de duas delas:

Caminhada noturna com lanterna ecológica - Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Socorro SPCaminhada noturna com lanterna ecológica: Durante o dia, na oficina de artes, as crianças fazem a lanterna – uma lata de conserva ou leite em pó, com um furo na lateral por onde passa uma vela. Para segurar, uma alça de bambu. O trabalho das crianças é decorar a latinha com pincel e tinta. A noite, depois do jantar, todos se reunem na frente do salão de jogos para ouvir as explicações de como usar a lanterna ecológica. O passeio é a repetição do trajeto que fizemos pela manhã, passando pelos viveiros, lagos e curral. A diferença é que agora as crianças descobrem como os animais dormem.

Passeio noturno de trator: Um giro pela fazenda, passando por vários viveiros e pastos para observarmos como os bichos dormem e muita brincadeira com o Tio Bolinha conduzindo o trator, fazendo manobras “radicais” e “assustando” a criançada.

Depois de tudo isso, uma noite de sono numa cama bem aconchegante… pra acordar na manhã seguinte e começar o dia com um monte de coisas legais pra fazer :)

No Campo dos Sonhos existe uma preocupação com a educação das crianças com relação ao respeito com o meio ambiente e como ele é importante para nossa existência.  Por todo lado existem placas explicando sobre flores, insetos, animais silvestres e outras tantas curiosidades. Tanto é que lá no Campo dos Sonhos há uma programação especial para receber escolas para que as crianças possam aprender história, geografia, ciências e biologia.

Área para aulas ao ar livre - Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Socorro SPUma das placas usadas nas aulas ao ar livre - Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Socorro SP

E para simbolizar essa proximidade de cada um com a natureza, podemos adotar ou plantar uma árvore lá no hotel. Nós optamos por plantar. Escolhemos uma pitangueira. Com esse gesto, nós quisemos homenagear a equipe do Campo dos Sonhos que tão bem recebe seus hóspedes e com tanto prazer demostram que são felizes em trabalhar lá. Também é uma “desculpa” para voltarmos ao hotel… pra ver como nossa árvore está crescendo ;) Gael adorou ajudar o papai nessa tarefa.

Cheiro de terra nas mãos e uma frutífera plantada ;)

Cheiro de terra nas mãos e uma frutífera plantada ;)

Hotel acessível e seguro para todos

Como dissemos anteriormente, longe de ser um hotel fazenda como qualquer outro, o Campo dos Sonhos tem uma preocupação real com a preservação e sustentabilidade, utilizando recursos naturais da própria fazenda para manter sua infra-estrutura, reciclando e reaproveitando materiais, contratando e treinando moradores da região, além da preocupação com a inclusão social.

Com tudo isso, mais o que conhecemos pessoalmente lá no hotel, podemos dizer que temos muito mais prazer em nos hospedar num lugar que REALMENTE se preocupa em fazer diferença nesse mundo ;)

Para nós adultos, adoramos a oportunidade de relembrar algumas coisas da infância e poder experimentar outras que nunca haviamos feito antes. Para ele, criança, cada atividade uma experiência nova, uma descoberta. Para nós família, a oportunidade de compartilhar todas essas descobertas juntos.

:::

HOTEL FAZENDA CAMPO DOS SONHOS
Caminho Turístico dos Sonhos Estrada dos Sonhos, km 6 – Bairro das Lavras de Baixo – Socorro – SP
Reservas: (19) 3895 3161 / 3895 7644
www.campodossonhos.com.br

Como chegar em Socorro – SP

A Estância de Socorro está localizada no interior de são Paulo, junto à Serra da Mantiqueira e limita-se ao Norte com Águas de Lindóia e Monte Sião – MG e a Oeste com Monte Alegre do Sul e Serra Negra.

Ela é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulistas para quem vem pela Rodovia Fernão Dias, está a 140 Km de São Paulo e 537 Km de Belo Horizonte.

Acesso Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus saindo da cidade de São Paulo, seguir pela Fernão Dias até Bragança Paulista, seguindo para Socorro pela Capitão Barduíno. Outra opção é pela Via Anhanguera ou Bandeirantes até Jundiaí (Trevo Itú), seguindo para Itatiba, Bragança Paulista, Socorro.

Do Rio de Janeiro, seguir pela Dutra até Jacareí e daí seguir pela D. Pedro I até Atibaia. Seguir pela Fernão Dias pelo mesmo caminho indicado acima.

 

Sobre o autor

Vida de Viajante

Somos apaixonados por viagens, natureza, fotografia, blogs, redes sociais e pelas pessoas, histórias e vivências que surgem pelo nosso caminho.

Add a comment

Comments (3)

  1. Simone Teixeira quinta-feira - 09 / 08 / 2012 Responder
    Realmente um lugar maravilhoso, completo com muitas atividades, para todas as idades, a organização e a hospitalidade dos funcionários é um difencial tds prepados para receber os hospedes com cordialidade. Campo dos Sonhos, sim um sonho de local eu e minha família passamos dias inesquecíveis e com certeza será um lugar que voltaremos muitas vezes eu recomendo. Abraços
  2. Paula domingo - 09 / 09 / 2012 Responder
    Você achou melhor o Parque dos Sonhos ou o Campo dos Sonhos?
    • Vida de Viajante domingo - 09 / 09 / 2012 Responder
      Oi Paula, Os dois hotéis são igualmente bons. O que pode influenciar na sua decisão é com quem vc vai. Vai com amigos? com os pais velhinhos? com crianças? de que idade? Se for com pais velhinhos ou crianças de até uns 6,7 anos... o Campo dos Sonhos é melhor. Se for com amigos ou com crianças de 8 anos pra cima, vá para o Parque dos Sonhos. Em qualquer das escolhas, saiba que o hóspede que fica em um dos hotéis, tem direito de passar o dia no outro hotel e fazer todas as atividades. Então, vc vai ter uma ótima estadia de qquer forma ;) Aproveite bastante e volte aqui pra contar pra gente. Abs

Add a comment

Flickr Photos