Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Summit – O turismo de aventura brasileiro entrando no mercado internacional

summit-2008O Adventure Travel World Summit South America é o maior evento empresarial de Ecoturismo e Turismo de Aventura e Natureza e aconteceu pela primeira vez em um continente americano.

Fora do cenário internacional de Aventura e Ecoturismo, o Brasil vem se preparando para cumprir exigências como a qualificação de profissionais, certificação e segurança.

O evento marca uma nova etapa dessa preparação, reunindo empresários de turismo, órgãos governamentais e ONGs, mídia online e imprensa especializada nacional e internacional para discutir temas como marketing, parcerias de desenvolvimento e segurança em atividades de aventura.

Cerca de 860 pessoas participaram dos ciclos de palestras, fóruns e rodadas de negócios realizadas, superando a expectativa de 600 participantes.

Um dos assuntos de grande interesse foram as estratégias de marketing pela internet. Jornalistas e profissionais da área orientavam os empresários de como fazer uma boa divulgação e atingir seu público.

Segurança e certificação também estavam na pauta. A indústria da aventura movimenta quase R$ 500 milhões ao ano e emprega mais de 11 mil pessoas no Brasil.

Segundo estudo, o Brasil possui hoje aproximadamente 2 mil empresas de turismo de aventura e ecoturismo, que atendem a uma média de 4,4 milhões de turistas ao ano. O número de profissionais envolvidos com atividades do segmento nos períodos de alta temporada é de 28 mil e o ticket médio é de R$ 115,00 por consumidor.

Sem dúvida, cada vez mais nós consumidores seremos beneficiados, com produtos e serviços de qualidade e profissionais capacitados a nos guiar nas atividades de aventura.

Nomes do cenário internacional estavam entre os palestrantes como Jim Gilmore, autor do livro “Autenticidade”, referência em marketing; Olivier Cantet, chefe-executivo da Rip Curl; Carol Bellamy, eleita pela revista Forbes como uma das mulheres mais poderosas do mundo; o casal de aventureiros Gérard e Margi Moss, e outras feras.

O Adventure Travel World Summit-South America foi realizado pela ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) e Adventure Travel Trade Association (ATTA), com promoção do Ministério do Turismo e Embratur.

Para saber quais empresas no Brasil fazem parte do Programa Aventura Segura, visite o site da ABETA e consulte o Guia.

E lembre-se: sempre que quiser praticar alguma atividade de aventura, inoforme-se sobre se os profissionais são capacitados ou se a atividade oferecida é certificada. Não corra riscos desnecessários.

Similar posts

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *