Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Turismo Sustenstável e Meio Ambiente na 9º edição da Adventure Sports Fair

Adventure AttitudeLá pelos idos de 2003, quando Marcelo e eu ainda não nos conhecíamos, ele já estava a todo vapor trabalhando junto com os amigos para levar informação e dicas de uma conduta mais responsável e consciente para as pessoas.

Hoje é uma enorme satisfação ver que, com o apoio de grandes organizações, as pequenas ações que fizeram no passado tem se ampliado e hoje são referências de condutas responsáveis. Este é por exemplo o caso do Adventure Attitude, que começou com a idéia da Adventure Fair em juntar a essência de algumas iniciativas responsáveis e levar orientação e conscientização ao seu público. Quando surgiu esta idéia, o Marcelo (que na época já coordenava o portal EcoViagem), a Paula Arantes (que já coordenava o setor de sustentabilidade da Adventure Fair), a Silvia Basile (da Associação Férias Vivas) e o Milton Dines (do Pega Leve), passaram dias trocando emails com o objetivo de juntar o conhecimento e diretrizes das organizações que cada um representava (e representa até hoje!) até conseguirem sintetizar em algumas frases as dicas que foram publicadas pela primeira vez no Guia da Adventure Sports Fair daquele ano.

Desde então, mais parceiros somaram seus conhecimentos e o Adventure Attitude cresceu como conceito e ação.

Veja os resultados no balanço que a Adventure Sports Fair fez da 9ª edição da feira.

Alinhando conceito a prática, a 9º edição da Adventure Sports Fair, valorizou por mais um ano a participação das principais entidades ambientais do país, entidades do trade turístico, projetos do Governo Federal, empresas fornecedoras de produtos e equipamentos de tecnologia limpa e reciclados ou naturais. Os estandes produzidos com materiais naturais, alternativos e reciclados e os produtos confeccionados com materiais reciclados, foram alguns dos destaques do pavilhão de Turismo Sustentável e Meio Ambiente.

Como pionera na Gestão Ambiental de Eventos, a Feira, realizou em 2007, através do Programa Integrado de Gestão e Sensibilização Ambiental, os cálculos de emissão de carbono e com o apoio do SOS Mata Atlântica será feita a compensação com plantio de árvores.

O Programa contou ainda, com o Centro de Reciclagem, onde aconteceu a coleta seletiva de materiai e triagem do material reciclável ou reaproveitáveis, o que possibilitou viabilizar a destinação responsável (reciclagem e reutilização) dos resíduos gerados no evento.

Ainda pensando no Meio Ambiente, a Campanha Adventure Atitude com o intuíto de conscientizar e educar, mostrou à todo o público presente, como respeitar a natureza e colaborar com ela. Através de folders, banners, cartazes e outros veículos de comunicação, foi possível atingir os objetivos da Campanha de incentivar a coleta seletiva, reciclagem e reutilização de materiais, além de dar dicas para estimular a redução do desperdício de água, de energia, de matérias primas e o consumo sustentável.

“Seja outdoor, seja adventure, mas com responsabilidade, segurança e respeito ao meio ambiente. Lembre-se: quem ama cuida, quem conhece respeita e quem valoriza não desperdiça.”

Fonte: Adventure Sports Fair

Banner Adventure Atitude

Respeite
a natureza, as comunidades locais, sua segurança e a dos outros

Planeje
sua visita à feira, suas compras e sua viagem de aventura

Evite
o desperdício de água, de energia, de matérias primas e
de pegar folhetos na feira que não vai ler ou utilizar depois

Pratique
um turismo responsável, o consumo consciente e a separação de seu lixo na feira

Colabore
com o desenvolvimento econômico e fortalecimento cultural das regiões visitadas

Multiplique
as boas práticas, informações, conhecimento e a consciência ambiental


Adventure Sports Fair 2008 Nos vemos na Adventure 2008 😉

Similar posts

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *