Dias 18 e 19 de Maio

Morro da Igreja

Depois de alguns dias, muitos telefonemas, reuniões e um abaixo assinado de vários turistas, os militares da  Base aérea do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) reabriram os portões (o acesso ao Morro da Igreja estava fechado – contamos o motivo no post sobre a nossa chegada em Urubici)

Mais que depressa e antes que eles mudem de idéia, seguimos pra lá.

O Morro da Igreja é ponto mais alto habitado da Serra Geral com 1.822m de altitude. É comum nevar durante os meses de junho e julho e é justamente esse espetáculo, incomum aqui no Brasil, que faz turistas de todo o país  procurar Urubici durante o inverno. Foi em 1996 que registraram a temperatura mínima recorde no Brasil, de 17,8ºC negativos no termômetro, e com os ventos, a sensação térmica foi a 40º C negativos.

Urubici SC - Sol nascendo visto pela estrada do Morro da IgrejaUrubici SC - Base aérea do Cindacta II no Morro da Igreja

É  lá do Morro da Igreja que se tem a vista mais tradicional do principal cartão postal de Urubici: A Pedra Furada. Mais além dela vemos também uma infinidade de tons de verde e, em dias bem claros e limpos, é possível avistar até o litoral de Santa Catarina. Ah, se for visitar o Morro da Igreja no inverno, leve bons agasalhos!

Pedra Furada

Urubici SC - Pedra Furada vista do Morro da Igreja

A formação rochosa parece uma escultura natural em forma de janela, com uma abertura que mede aproximadamente 30 metros de circunferência. A pedra está localizada na divisa de três municípios, Orleans, Bom Jardim da Serra e Urubici.

Urubici tem muitas lendas sobre tesouros enterrados, e de tempos em tempos ainda hoje ouvimos histórias de alguém que encontra um cofre, caixa ou arca com ouro, pois na época das madeireiras era muito comum as pessoas enterrarem suas pequenas fortunas. Urubici SC - Pedra Furada vista do Morro da IgrejaMas, certamente a lenda mais antiga sobre tesouros é a dos Jesuítas que esconderam quarenta cargueiros de ouro e prata em frente à janela furada, antes de serem expulsos pelos índios.

É possível ir até a Pedra por trilha, mas apenas acompanhados por guias. Esse é um passeio que ainda não fizemos, mas está na nossa lista.

Cascata Véu de Noiva

No caminho de volta, do Morro da Igreja, sentido centro, tem a entrada para a Cascata Véu de Noiva. Ela está em propriedade particular, como o Morro do Campestre e a Caverna Rio dos Bugres, só que nesta é necessário pagar uma entrada de R$ 1,00.

Urubici SC - Cascata Véu de NoivaA cascata é muito bonita com pedra de tonalidade escura e ondulações suaves, a água que escorre faz mesmo referência ao véu de noiva.

Na cachoeira é oferecida a atividade de tirolesa, mas nós não recomendamos porque constatamos que o operador não participa do Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo e da ABETA, portanto não deve usar equipamentos adequados e certificados para a atividade.

No Restaurante Véu de Noiva, administrado pelo Denilson e sua esposa Andrea, é possivel tomar um café colonial depois de visitar o Morro da Igreja. Eles também servem almoço com as opções buffet e a la carte. Lá também são comercializados uma variedade grande de produtos coloniais e artesanais.

Continuando o caminho de volta ao centro paramos na Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Urubici SC - Gruta Nossa Senhora de LourdesDistante 10Km do centro, a Gruta natural tem uma pequena queda d’água que desce por um paredão de pedras e desde 1994 abriga uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e outras tantas imagens sacras que foram depositadas por fiéis ao longo dos anos.

É um lugar um pouco escuro por causa da vegetação, então a dica é que a visitação seja por volta do meio dia, quando o sol é bem alto e a luz entra em maior quantidade para iluminar melhor a área da gruta.

Urubici SC - Vista da varanda do chalé da Pousada Fogo EternoSeguimos então para a Pousada Fazenda Fogo Eterno e quem nos recebeu foi a proprietária Mariana Messinger. O chalé onde ficamos é bem aconchegante, possui dois ambientes, um com a cama de casal e o outro com uma cama de solteiro e uma varanda que tem uma vista maravilhosa.

Tomamos um banho bem gostoso e quente e fomos para a cidade jantar.

Há poucas opções de Restaurantes em Urubici, principalmente que ficam abertos a noite. O Bistrô A Taberna era uma delas.

Fomos recebidos pelo Fernando Moniz – proprietário e cheff, e por sua esposa Elizabeth – que cuida para que tudo esteja em ordem e os clientes a vontade. Urubici SC - Um jantar especial no Bistrô A Taberna

O bistrô é pequeno e acolhedor. Poucas mesas e um horário restrito de funcionamento faz com que o atendimento pareça mais personalizado ainda. Compondo a decoração, patchworks feitos pela própria Beth, misturados a peças artesanais e fotos da região.

O jantar? Um espetáculo a parte. Fernando nos oferece a especialidade da casa. Leve e muito saborosa, a Truta a Portuguesa é daqueles pratos que a gente come rezando. Custa R$ 54,00 e serve bem duas pessoas.

Experimentamos e… A-DO-RA-MOS!

[box type=”info_box” style=”box_light_gray”]
Urubici SC - Pousada Fazenda Fogo EternoFazenda Fogo Eterno

Na pousada, a água vem de uma mina subterrânea e é potável, o aquecimento da água é com caldeira à diesel. Eles compram a produção agrícola da vizinhança para fazer geléias, compotas e conservas e a fazenda tem uma vaca que dá leite suficiente para a fabricação de queijo e qualhada que são servidos aos hóspedes.
São ao todo 9 chalés (4 com banheira ofurô e 5 com varanda). Os chalés são interligados por um corredor que leva à área comum com restaurante e home teather. É possível também fazer passeio a cavalo e trilha ecológica que tem mirante particular (1.620 m de altitude) Na diária está incluso o café da manhã colonial, não serve almoço e o jantar é opcional. Rod SC 430 km 42, (estrada que liga Urubici a São Joaquim) (49) 32784351 – (49) 3279 4242 ramal 39 ou (49) 91169094
contato@fazendafogoeterno.com.br
www.fazendafogoeterno.com.br

A Taberna
Av. Pref. Natal Zilli, 3330 (principal avenida da cidade) Horário de atendimento: Jantar: Segunda à Sábado | 18:00h às 22:00h Almoço: Sábado e Domingo | 12:00h às 15:00h Reservas: (49) 3278 5121
urubici@urubici.net
www.urubici.net

—————–

Veja aqui mais dicas de passeios, hospedagens e restaurantes em Urubici

[/box]