Vivências e dicas de uma família que adora uma viagem ;)!

Urubici SC – Morro da Igreja, Pedra Furada, Véu de Noiva e a Gruta

Dias 18 e 19 de Maio

Morro da Igreja

Depois de alguns dias, muitos telefonemas, reuniões e um abaixo assinado de vários turistas, os militares da  Base aérea do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) reabriram os portões (o acesso ao Morro da Igreja estava fechado – contamos o motivo no post sobre a nossa chegada em Urubici)

Mais que depressa e antes que eles mudem de idéia, seguimos pra lá.

O Morro da Igreja é ponto mais alto habitado da Serra Geral com 1.822m de altitude. É comum nevar durante os meses de junho e julho e é justamente esse espetáculo, incomum aqui no Brasil, que faz turistas de todo o país  procurar Urubici durante o inverno. Foi em 1996 que registraram a temperatura mínima recorde no Brasil, de 17,8ºC negativos no termômetro, e com os ventos, a sensação térmica foi a 40º C negativos.

Urubici SC - Sol nascendo visto pela estrada do Morro da IgrejaUrubici SC - Base aérea do Cindacta II no Morro da Igreja

É  lá do Morro da Igreja que se tem a vista mais tradicional do principal cartão postal de Urubici: A Pedra Furada. Mais além dela vemos também uma infinidade de tons de verde e, em dias bem claros e limpos, é possível avistar até o litoral de Santa Catarina. Ah, se for visitar o Morro da Igreja no inverno, leve bons agasalhos!

Pedra Furada

Urubici SC - Pedra Furada vista do Morro da Igreja

A formação rochosa parece uma escultura natural em forma de janela, com uma abertura que mede aproximadamente 30 metros de circunferência. A pedra está localizada na divisa de três municípios, Orleans, Bom Jardim da Serra e Urubici.

Urubici tem muitas lendas sobre tesouros enterrados, e de tempos em tempos ainda hoje ouvimos histórias de alguém que encontra um cofre, caixa ou arca com ouro, pois na época das madeireiras era muito comum as pessoas enterrarem suas pequenas fortunas. Urubici SC - Pedra Furada vista do Morro da IgrejaMas, certamente a lenda mais antiga sobre tesouros é a dos Jesuítas que esconderam quarenta cargueiros de ouro e prata em frente à janela furada, antes de serem expulsos pelos índios.

É possível ir até a Pedra por trilha, mas apenas acompanhados por guias. Esse é um passeio que ainda não fizemos, mas está na nossa lista.

Cascata Véu de Noiva

No caminho de volta, do Morro da Igreja, sentido centro, tem a entrada para a Cascata Véu de Noiva. Ela está em propriedade particular, como o Morro do Campestre e a Caverna Rio dos Bugres, só que nesta é necessário pagar uma entrada de R$ 1,00.

Urubici SC - Cascata Véu de NoivaA cascata é muito bonita com pedra de tonalidade escura e ondulações suaves, a água que escorre faz mesmo referência ao véu de noiva.

Na cachoeira é oferecida a atividade de tirolesa, mas nós não recomendamos porque constatamos que o operador não participa do Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo e da ABETA, portanto não deve usar equipamentos adequados e certificados para a atividade.

No Restaurante Véu de Noiva, administrado pelo Denilson e sua esposa Andrea, é possivel tomar um café colonial depois de visitar o Morro da Igreja. Eles também servem almoço com as opções buffet e a la carte. Lá também são comercializados uma variedade grande de produtos coloniais e artesanais.

Continuando o caminho de volta ao centro paramos na Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Urubici SC - Gruta Nossa Senhora de LourdesDistante 10Km do centro, a Gruta natural tem uma pequena queda d’água que desce por um paredão de pedras e desde 1994 abriga uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e outras tantas imagens sacras que foram depositadas por fiéis ao longo dos anos.

É um lugar um pouco escuro por causa da vegetação, então a dica é que a visitação seja por volta do meio dia, quando o sol é bem alto e a luz entra em maior quantidade para iluminar melhor a área da gruta.

Urubici SC - Vista da varanda do chalé da Pousada Fogo EternoSeguimos então para a Pousada Fazenda Fogo Eterno e quem nos recebeu foi a proprietária Mariana Messinger. O chalé onde ficamos é bem aconchegante, possui dois ambientes, um com a cama de casal e o outro com uma cama de solteiro e uma varanda que tem uma vista maravilhosa.

Tomamos um banho bem gostoso e quente e fomos para a cidade jantar.

Há poucas opções de Restaurantes em Urubici, principalmente que ficam abertos a noite. O Bistrô A Taberna era uma delas.

Fomos recebidos pelo Fernando Moniz – proprietário e cheff, e por sua esposa Elizabeth – que cuida para que tudo esteja em ordem e os clientes a vontade. Urubici SC - Um jantar especial no Bistrô A Taberna

O bistrô é pequeno e acolhedor. Poucas mesas e um horário restrito de funcionamento faz com que o atendimento pareça mais personalizado ainda. Compondo a decoração, patchworks feitos pela própria Beth, misturados a peças artesanais e fotos da região.

O jantar? Um espetáculo a parte. Fernando nos oferece a especialidade da casa. Leve e muito saborosa, a Truta a Portuguesa é daqueles pratos que a gente come rezando. Custa R$ 54,00 e serve bem duas pessoas.

Experimentamos e… A-DO-RA-MOS!

[box type=”info_box” style=”box_light_gray”]
Urubici SC - Pousada Fazenda Fogo EternoFazenda Fogo Eterno

Na pousada, a água vem de uma mina subterrânea e é potável, o aquecimento da água é com caldeira à diesel. Eles compram a produção agrícola da vizinhança para fazer geléias, compotas e conservas e a fazenda tem uma vaca que dá leite suficiente para a fabricação de queijo e qualhada que são servidos aos hóspedes.
São ao todo 9 chalés (4 com banheira ofurô e 5 com varanda). Os chalés são interligados por um corredor que leva à área comum com restaurante e home teather. É possível também fazer passeio a cavalo e trilha ecológica que tem mirante particular (1.620 m de altitude) Na diária está incluso o café da manhã colonial, não serve almoço e o jantar é opcional. Rod SC 430 km 42, (estrada que liga Urubici a São Joaquim) (49) 32784351 – (49) 3279 4242 ramal 39 ou (49) 91169094
contato@fazendafogoeterno.com.br
www.fazendafogoeterno.com.br

A Taberna
Av. Pref. Natal Zilli, 3330 (principal avenida da cidade) Horário de atendimento: Jantar: Segunda à Sábado | 18:00h às 22:00h Almoço: Sábado e Domingo | 12:00h às 15:00h Reservas: (49) 3278 5121
urubici@urubici.net
www.urubici.net

—————–

Veja aqui mais dicas de passeios, hospedagens e restaurantes em Urubici

[/box]

Similar posts

36 Comments

  1. Pamela's Gravatar Pamela
    22 de novembro de 2008    

    Ameeei o conteudo fala bastante sobre Urubici e seus pontos turisticos ..
    Já visiteei Urubici e adoreei

    BeijOs

  2. 23 de novembro de 2008    

    Oi Pamela!

    Que bom que curtiu 🙂

    Tbém adoramos Urubici, suas belezas naturais e seu povo. tanto que esta foi nossa segunda visita.

    Já estivemos lá durante o verão tbém. E por causa disso foi possível fazer-mos passeios impensáveis no inverno como a trilha das 7quedas (feita quase toda por dentro do rio).

    abs e volte sempre

  3. João's Gravatar João
    28 de novembro de 2008    

    Estive lá no ano passado e decidi: assim que me aposentar, vou morar em Urubici. Que lugar maravilhoso!

  4. 29 de novembro de 2008    

    Ah João…sábia decisão – hahaha

    Mas não espera a aposentadoria chegar não. Realiza esse e outros desejos enquanto eles são latentes e vc pode aproveita-los plenamente 😉

    Se não for possível… vá mais vezes para Urubici… ou conheça os arredores. O negócio é viajar, conhecer e viver plenamente!

    abs

  5. angela e gilmar's Gravatar angela e gilmar
    28 de dezembro de 2008    

    achamos a obra de Deus maravilhoso e se eu pudese agradecer a Deus pesoal mente diria obrigado por sua obra amem

  6. Joice Mislene's Gravatar Joice Mislene
    20 de janeiro de 2009    

    Olha amei todas as fotos de Urubici,infelizmente ainda não tive o privilégio de conhecer!!! Mais tenho fé em Deus que ainda terei essa oportunidade. Tenho um grande amigo que está morando ai neste moment e ja disse a ele que assim que puder vou passar férias em Urubici.
    Tenho a certeza que Deus se encontrar inteiramente neste lugar é muito lindo
    Beijos

  7. 20 de janeiro de 2009    

    Oi Joice,

    Lá é lindo mesmo. Tanto no verão quanto no inverno, cada estação com suas cores, cheiros e atividades.

    Vá e aproveite 🙂

    abs

  8. Carlos's Gravatar Carlos
    17 de fevereiro de 2009    

    Neste verão, depois de passar uns dias no interior da Bahia,retornei a minha Lages querida e junto com os primos tive a oportunidade de vir conhecer Uribici, de pronto diante daquilo tudo fui logo imaginando q todo mortal tem q ter a mesma oportunidade de um dia vir a Urubici…Aproveitei ainda e misturei a Bahia amada, imaginando o q não seria dos finais de semana em Bento Simões, outro paraiso de sossego, se por lá houvessem, as trilhas, os rios, as cachoeiras e aquela imensidão chamado de Morro da Igreja, lá no alto, com aquela Pedra contemplativa na varanda de minha bela e Santa Catarina. É, eu sentado ao vento, de frente para o infinito, me compadeço em lembranças daqueles meninos e meninas de Irara, q nos finais de semana tem somente a “Fonte da Bica” para o seu ir e vir. São felizes mas estão muito longe deste sonho que é acordar em Urubici.

    Carlos Meireles

  9. 18 de fevereiro de 2009    

    Carlos!!! que lindas palavras!!!

    Sem dúvida Urubici inspira 😉

    abs

  10. Carlos's Gravatar Carlos
    18 de fevereiro de 2009    

    Obrigado, fiquei apaixonado!

  11. 7 de março de 2009    

    queria saber mais sobre a vida dos indios da pedra furada!!!

  12. Oi Edlane,

    O que sabemos é que os índios da etnia Xokleng habitavam a região. Me parece que eles eram meio nômades e viviam pelo sul do país. Também há registros de outras etnias que habitavam a região. Talvez valesse a pena pesquisar no “Santo Google” por indios+urubici+lendas.

    abs

  13. lucimar's Gravatar lucimar
    21 de março de 2009    

    Realmente as paisagens de Urubici sao perfeitas.Estivemos por la eu, meu marido e minha filha em fevereiro de 2009 e o que mais nos maravilhou e nos deixou em estado de extase foi o Cindacta II. É impossível nos encontrar-mos naquele lugar e nao sentir a presença de Deus! Gostaria que mais pessoas tivessem a oportunidade de sentir a emoção que eu e minha família sentimos! Assim, que nos for possível pretendemos retornar e desta vez com mais companheiros. Abraço à vocês

  14. Oi Lucimar,

    Lá é lindo mesmo não?

    Vc foi no verão… experimente também ir nos meses de inverno. A paisagem muda. São outras flores, outros cheiros e outras cores.

    abs

  15. Daniel Carminatti's Gravatar Daniel Carminatti
    23 de abril de 2009    

    muito lindo fui na cachoeira veu da noiva no morro da igreja e na pedra furada almocei em um restaurante em urubici q por sinal estava muito bom adorei o passei pretendo retornar este ano ainda para mais uma aventura emocionante

  16. Oi Daniel,

    Volte sim. Volte em uma época diferente da que vc foi anteriormente para que vc veja outras cores na paisagem e sinta outros aromas no ar.

    Depois volte aqui e nos conte como foi 😉

    abs

  17. adelir andre's Gravatar adelir andre
    2 de maio de 2009    

    oi estivemos ai no restaurante veu de noiva axo k e esse o nome , eu minha filha mariana e meu genro roberto adoramos o almoço, batemos varias fotos na cascata veu de noiva , coloquei no meu orkut , foi um sucesso , todos meus colega de trabalho adoraram o lugar , depois seguimos ate sao joaquim onde eu me soltei na tirolesa, foi o melhor domingo k passei , obrigada meu deus por esses lugares maravilhosos k temos ah e fui tambem la na base aerea do cindacta,

  18. Oi Adelir!

    Não é maravilhoso a gente poder usufruir de tanta beleza natural??
    Por isso que temos que preservar. Para que nossos filhos e netos também possam se sentir assim como vc se sentiu nessa viagem.

    abs

  19. Bruna's Gravatar Bruna
    19 de maio de 2009    

    Olha pessoal li os comnentarios e vi o quanto vcs gostaram d urubici….
    Realmente aki eh uma terra maravilhosa e tem muitos lugares lindos…
    quem ainda naum veio q venha e aproveit td oq tem nesse lugar encantador…
    sou natural d urubici mas esse eh meu ultimo ano nessa cidad linda ja estou fikando um pouco trist pois vou sentir muita falta d td isso aki

    Venham tanto no inverno como no verão pois em qualquer uma das estações vcs vaum ver coisas maravilhosas…..

  20. Oi Bruna,

    Tks pelo seu depoimento e valeu seu incentivo para que as pessoas conheçam Urubici em todas as estações do ano. Realmente, cada uma tem seu encanto 😉

    abs

  21. cris's Gravatar cris
    7 de junho de 2009    

    Urubici é mesmo linda!saudade dessa cidade maravilhosa…

  22. antonio alei costa's Gravatar antonio alei costa
    14 de julho de 2009    

    somente quem pode ter oprevilegio de morar 18 anos de sua vida nesse lugar pacato e maravilhoso pode dar esse testemunho realmente e muito lindo e tentador passear em urubici uruba eu te amo a vc que pretende visitar essa terra maravilhosa uma dica ja demorou

    • ivan's Gravatar ivan
      4 de outubro de 2012    

      em que época vc morou lá.

      • ivan's Gravatar ivan
        19 de janeiro de 2013    

        Olá alei, eu morei de 1978 a 1985, estudei no colegio Araújo de figueiredo por 8 anos, eu morava a duas casas da borracharia Birruga, vc não morava com a familia na cerraria dos Ghizone, onde meu falecido tio Angelo trabalhava? pelo nome e tempo que vc morou lá, eu acho que nós estudamos junto por 8 anos, na praça e jogamvamos muita bola.

        Assim que ler este comentario favor responder no meio E_MAIL ivanzampoli42@gmail.com ,

        Abraço, Ivan

        • 27 de janeiro de 2013    

          Que bacana!!! Vida de Viajante promovendo reencontros entre urubicienses que se perderam com o passar dos anos 🙂

    • ivan's Gravatar ivan
      10 de maio de 2014    

      teste

  23. Pedro Borges Andrade's Gravatar Pedro Borges Andrade
    20 de agosto de 2009    

    Eu fui criado ai nessa terra abençoada,que tem tantas coisas lindas que por incrível que pareça só fiquei conhecendo em DEZEMBRO de 2008,mas graças a Deus matei um pouquinho da saudade e só tenho a dizer,quem não conhece Urubici conheça logo que puder que vai ficar embevecido ante a própria perfeição da criação divina.

  24. Andressa's Gravatar Andressa
    21 de junho de 2010    

    Os lugares são maravilhosos… tudo muito lindo, já passei por lá, ainda não conheci tudo, mas logo logo espero voltar pra lá pra conhecer, mal posso esperar, realmente não existe nada igual, a sensação do lugar é muito boa!

  25. jackes's Gravatar jackes
    16 de abril de 2011    

    Realmente Urubici è maravilhosa, já visitei varias vezes e não canso de voltar apesar de morar a 300 kilos de distancia, recomendo a quem ir a serra do corvo branco não deixar de descer em direção a Grá pará pois olhar a serra debaixo para cima é uma das coisas mais belas que já vi.

  26. vanderlei's Gravatar vanderlei
    6 de junho de 2011    

    é muito bonito la vem para urubici

  27. Edivenes Antonio Gonçalves's Gravatar Edivenes Antonio Gonçalves
    14 de julho de 2011    

    Sou encantado com Urubici e a Pedra Furada. Não pretendo conhecê-las devido o famoso frio que é muito anunciado. Mas, temos que reconhecer e exigir o reconhecimento de quem quer que seja, que venha de fora ou não, que o nosso Brasil é rico em tudo. O nosso turismo é inesgotável e legítimo. E não posso deixar de comentar e recomendar a necessidade vista e sentida por todos os responsáveis no que toca à CONSERVAÇÃO. Vamos manter esta terra bem administrada nas mãos de gente honesta e patriota. O Brasil ainda é um récem-nascido, precida de ser protegido e tratado como terra de Santa Cruz e não esqueça: Com honestidade.

    • CasalMALY's Gravatar CasalMALY
      21 de julho de 2011    

      Oi Edivenes,
      Não deixe de conhecer pessoalmente por causa do frio. Urubici também é linda no verão. Nessa época é possivel fazer várias trilhas e curtir as cachoeiras 😉

  28. Ariane Vieira's Gravatar Ariane Vieira
    17 de julho de 2011    

    eu já fui la umas 15 vezees, moro em SC… Minha mãe e meus tios nasceram lá, inclusive ^^

  29. rafael murgia's Gravatar rafael murgia
    30 de novembro de 2011    

    cara muito bom fuii ne todas meu pai mora em palhoça e meu avos e urubici..
    muito bom espero voltar mais vezes ..

  30. viviane's Gravatar viviane
    15 de janeiro de 2012    

    um muito bom meu namorado trabalha no morro da igreja ja fui la e muito linda vale apena ir laa

  31. Vanusa's Gravatar Vanusa
    27 de fevereiro de 2012    

    eu e o meu esposo estivemos lá na semana passada (4 feira), foi tremendo…. lindo, muito lindo o lugar… fomos até o topo do morro da igreja… que visão maravilhosa de Deus… Deus é perfeito…. estava um friozinho gostoso demais…. que benção de viagem…. e logo vamos retornar… queremos ver a neve lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *