Pode deixar os eletrodomésticos em stand-by?
Descubra os impactos de deixar eletrodomésticos em stand-by e saiba como essa prática afeta o consumo de energia e a conta de luz
Uma das dúvidas mais comuns de consumidores quanto a equipamentos eletrônicos é justamente se podemos deixá-los em standby, ou, como a gente costuma dizer, em modo de espera. O que muitas pessoas ainda não sabem é que esse modo de espera consome energia como se o equipamento estivesse ligado, e esse pode ser um dos motivos da sua conta de luz vir tão alta.
Engana-se quem pensa que apenas os eletrodomésticos grandes tem potencial para sugar essa energia. Desde os menores até os que menos usamos, como o aparelho de DVD, por exemplo, todos estão consumindo energia em modo standby. A junção de todos esses itens vai te fazer pagar um pouco a mais no final do mês.
Se por um lado consome mais energia, por outro, não faz mal também deixá-los conectados na tomada. O modo standby existe para facilitar a utilização dos aparelhos no dia a dia e, ao contrário do que alguns pensam, não cansa a vida útil do aparelho. Para o forno de micro-ondas, por exemplo, embora os componentes estejam ligados, trabalham em menor intensidade.
O que significa o modo standby?
Sabe quando você desliga a televisão e fica uma luzinha vermelha na ponta dela? Sabe quando você desliga o rádio e fica uma luz indicando que está off? Ou quando você não está usando o forno micro-ondas, mas ele fica com aquela luz verde ou branca marcando absolutamente nada no painel (ou em alguns casos, marcando a hora)? Isso tudo é o estado standby.
Essa função nasceu para facilitar o uso dos equipamentos, tornando mais rápido e fácil a ação de ligar, sem danificar o equipamento em si. É igual quando configuramos a hora na televisão, por exemplo.
Cada vez que ligarmos, não vamos ter que preencher novamente essa informação, ela já estará lá. Porém, se tirarmos da tomada, o aparelho realmente desliga e, assim, perdemos essas configurações pré-combinadas.
Vantagens de deixar o aparelho em standby
Sem dúvidas, deixar o aparelho em standby tem suas vantagens. A primeira delas é que, com o estilo de vida corrido que temos, o fato de o aparelho estar pronto só nos esperando ligá-lo pode fazer com que a gente ganhe tempo. No dia a dia, sabemos que qualquer tempo pode ser precioso.
Quando usamos esse recurso, não há necessidade de procurar tomadas para ficar ligando e desligando os equipamentos. A configuração de voz e pesquisa já está automatizada. Quando usamos alguma configuração de lembrete ou despertador, essa função é facilitada. De fato, é uma praticidade que, em muitos casos, não se mede.
Outro ponto interessante é que alguns equipamentos usam esse tempo de standby para oferecer benefícios, como timer e display de relógio. Isso facilita demais para programar coisas específicas, alarmes, tempo de ligar a TV ou até mesmo desligá-la. Essa configuração é feita uma vez e depois cabe ao sistema reproduzir.
Desvantagens de deixar os aparelhos em standby
Embora o modo standby pareça inofensivo, ele traz consigo uma série de impactos negativos que afetam tanto o seu orçamento quanto o meio ambiente.
Entre as principais desvantagens estão o consumo contínuo de energia, que resulta em aumento desnecessário na sua conta de luz, e o impacto ambiental, já que o uso constante de eletricidade contribui para a demanda de recursos naturais e emissões de carbono. Embora seja prático, o que vai determinar a sua escolha é entender o atual momento familiar e as contas de casa para decidir se o gastos a mais na conta de luz compensa a disponibilidade do aparelho.