O PDF é um formato vectorial ou raster?
A resposta rápida é vectorial, pois a maioria dos ficheiros PDF são realmente vectoriais, mas não é necessariamente uma regra. Alguns arquivos PDF também são rasterizados, o que pode ser a solução ideal em alguns contextos. A conversão também é simples, e inclusive é muito fácil transformar PDF para SVG ou JPG através de ferramentas online como o PDF Guru. A diferença, no entanto, é só na apresentação visual do ficheiro, ou seja, como a imagem é constituída em sua composição.
O que é um Formato vectorial em PDF?
Um PDF geralmente é criado como arquivo vetorial, e isso significa que as imagens não são pixeladas, e sim constituídas de linhas que permitem maior flexibilidade da resolução. O formato é o mais utilizado para ficheiros PDF porque tal flexibilidade permite que a imagem seja aumentada e diminuída sem perder a qualidade.
Na hora de saber o que é arquivo vetor, é legal pensar que se trata do melhor tipo de ficheiro para dar zoom, e isso acontece porque as linhas são regidas por equações matemáticas que se expandem ou reduzem em escala perfeita. Linhas irregulares, curvas e vértices são melhor exibidos neste formato. As principais variações do formato vectorial são:
- SVG: Ideal para visualização no computador, com alto potencial de detalhamento na utilização do zoom.
- EPS: Ideal para grandes impressões, pois suporta tamanhos “exagerados”, como para um outdoor.
- AI: Formato próprio da Adobe (Adobe Illustrator).
Em relação ao tamanho de armazenamento do ficheiro, os formatos vetoriais são menores e ocupam menos espaço na memória do dispositivo (em relação à ficheiros raster).
O que é um Formato Raster em PDF?
Para entender o que é raster, basta lembrar dos pixels. Um ficheiro raster traz uma imagem pixelizada, que é um tipo de imagem muito comum e utiliza pontos coloridos (aos milhões) com tons bem específicos para formar resoluções.
Mesmo sendo extremamente utilizada em diversos contextos, um ficheiro raster não é tão flexível para edições e ampliações. Isso acontece porque a quantidade de pixels (pontos) não muda, então uma imagem certamente vai começar a parecer mais “quadrada” em um caso de ampliação, por exemplo. As principais variações do formato vectorial são:
- JPEG: Amplamente utilizado para arquivos de fotos;
- GIF: Para imagens em movimento;
- BMP: Também conhecido como Bitmap, é um padrão do Windows bem conhecido;
- TIFF: Formato de 23 bits, ideal para Photoshop e impressões em alta resolução.
O formato raster é muito utilizado em fotografias digitais e no mercado de design gráfico em geral. Para fotos, este é o tipo de ficheiro mais comumente utilizado, tanto no formato impresso como no na visualização digital e em outros tipos de imagem.
Principais Diferenças entre Raster e vectorial
Para que entendas melhor as diferenças entre os formatos raster e vector, segue quadro comparativo:
Quesitos | Vector | Raster |
Composição de imagem | Linhas flexíveis que aumentam e diminuem através de equações matemáticas. | Pontos de cores em tons específicos que, juntos, compõem a imagem. |
Vantagens | Maior flexibilidade para edições | Conservação da qualidade original |
Escalabilidade | Alta | Baixa |
A escalabilidade é o potencial de reprodução em outros tamanhos, ou escalas. Em relação ao tamanho do ficheiro, a diferença é pequena, mas o vector é menor do que o raster.
Na comparação raster vs vector, o formato vectorial se mostra mais flexível e adaptável. Ainda assim, o formato rasterizado também pode se apresentar como o ideal em determinados contextos, principalmente quando a imagem original não terá seu tamanho alterado.
Como Saber se é Vectorial ou Raster?
Não precisa ser um especialista em tecnologia. A forma mais simples é conferir o nome do ficheiro nas propriedades do mesmo, ou na pasta onde está salvo. Outra forma de fazê-lo de forma simples é “dar um zoom”. Se a imagem se mostrar mais quadrada nas extremidades, trata-se de uma imagem rasterizada.
Como Alterar o Formato de um Ficheiro PDF?
É muito comum que seja necessário alterar o formato de um PDF para um trabalho ou projeto específicos, e a boa notícia é que não faltam boas opções online para isso. Para transformar PDF em SVG ou JPG, por exemplo, existem ótimas ferramentas online.
Conclusão
Os formatos vectorial ou rasterizado são amplamente utilizados em ficheiros PDF, e a escolha depende do objetivo da versão da imagem no projeto. Para ampliações e escalonamento, o formato vectorial é mais indicado, para fotografias e web design, o formato costuma ser o raster. Para transformar PDF em SVG, JPG e outras variações dos dois formatos, existem ótimas opções online.