Como garantir Preços mais baixos nos Voos internacionais?
Nem todo mundo tem o luxo de pesquisar entre aeroportos para obter as melhores ofertas em voos internacionais. Para muitos de nós, há um aeroporto próximo e, então, é uma escala em um grande hub antes de seguir para seu destino internacional. Contudo, se você tiver a sorte de poder viajar de certos aeroportos, suas chances de conseguir voos internacionais baratos podem ser maiores. Eis algumas das melhores dicas para pagar menos pelo seu próximo voo internacional.
Primeiramente, já se sabe que o Brasil tem o privilégio de ter voos diretos para os diferentes continentes e principais destinos internacionais. No entanto, caso pretenda ir mais cidades “secundárias”, que exijam escalas, a AirHelp é uma das plataformas que mais ajudará nesse processo. Especialmente se tiver algum problema de escala com atrasos ou cancelamentos. Desse jeito, segundo os especialistas, essas são as diferentes formas de estar pagando mais em suas granes viagens:
Mantenha alguma flexibilidade em datas e escalas
Seja qual for o seu aeroporto, use sites como Google Flights ou Skyscanner para explorar preços para alguns destinos diferentes que lhe interessam. Se puder, viaje fora da alta temporada no seu destino. Você pode economizar centenas ou milhares de reais desse jeito. O mesmo para escalas, em que muitos viajantes aconselham a que possa até passar mais algumas horas aguardando, se tal significar uma grande promoção.
Por exemplo, se necessitar de fazer escala em um voo para Nova Iorque na Cidade do México, poderá guardar um dia para conhecer a cidade, para depois ter o voo para seu destino final. Em muitos casos, estar um dia nesse local de escala poderá dar uma perceção mais completa de sua viagem internacional. Até porque dificilmente, de outro jeito, iria visitar esse local “inesperado”.
Marcar voos separados ou em roundtrips?
Ao contrário do que se poderia pensar, se as viagens só de ida custassem menos da metade do preço de uma ida e volta, todos sempre comprariam viagens só de ida e nunca ida e volta. Em vez disso, as companhias aéreas tornam os voos só de ida mais caros para obter receita extra do pequeno subconjunto de pessoas que ainda não podem reservar o voo de volta.
Em outras palavras, as companhias aéreas sabem que podem cobrar mais por voos só de ida porque as pessoas com maior probabilidade de precisar deles (viajantes de negócios) estão dispostas a pagar mais por eles. Nos últimos anos, isso começou a mudar com o surgimento de mais companhias aéreas internacionais de baixo custo, mas se você souber sua data de retorno, ainda é melhor reservar uma viagem de ida e volta.
Se o seu raciocínio para reservar uma viagem só de ida é porque você está partindo de um aeroporto (digamos, Paris) e retornando de outro (como Barcelona), provavelmente é mais barato reservar uma passagem aberta (geralmente chamada de itinerário multicidades em pesquisas de voos) do que dois voos só de ida.
Comprar voo com data flexível
Se você sabe que vai viajar por essa região novamente em breve, reserve seu voo de volta com vários meses de antecedência em uma passagem alterável e ligue para alterar a data para um momento em que você possa usá-la. Por exemplo, se você estiver na Europa e precisar de um voo só de ida para casa nos Estados Unidos, vá em frente e reserve essa tarifa de ida e volta e planeje usar o voo de volta para a Europa para outra viagem em breve. Saiba apenas que a maioria das passagens tem um tempo máximo antes do vencimento (geralmente, um ano).
Lembre-se de que seguir essa rota geralmente incorre em uma taxa de alteração de data, que pode chegar a algumas centenas de reais, então avalie o custo do que você economizaria ao reservar uma passagem de volta mais taxas de alteração em comparação a um voo internacional só de ida.