Harmonização de bebidas e petiscos: o segredo para uma noite completa

Saber quais bebidas escolher para diferentes ocasiões e o que comer com cada uma delas é fundamental para realçar ainda mais o sabor, criando uma experiência gastronômica completa.

No Brasil, a cerveja é a bebida alcoólica mais popular e consumida, além de ser prática por combinar com tudo. Por isso, muitas pessoas acabam tendo mais dificuldade em harmonizar petiscos com outras bebidas, tais como a famosa caipirinha, vinhos e diversos destilados. Aprenda a combinar bebidas e petiscos com simplicidade!

Harmonização de bebidas e petiscos

Cervejas

Existem diferentes estilos de cerveja e cada um deles combina mais com um tipo de petisco. Por exemplo, a cerveja pilsen, que é mais leve e refrescante, requer petiscos também leves, como amendoins e pastéis. 

Já as cervejas feitas de trigo, que apresentam sabores mais frutados e muitas vezes contêm especiarias, caem muito bem com saladas e queijos leves. Já a cerveja IPA apresenta sabor amargo e combina com hambúrgueres artesanais, carnes grelhadas e frituras temperadas. Por fim, a cerveja stout, cujo sabor é mais tostado, vai bem com chocolates amargos, queijos fortes e carnes defumadas.

Vinhos

Os vinhos são considerados mais refinados e podem intensificar o sabor do alimento. Os vinhos tintos leves (como aqueles feitos de uvas como pinot noir e cabernet sauvignon) combinam muito com tábuas de frios, com destaque para queijos suaves, além de bruschettas.

Vinhos tintos mais encorpados (malbec e carmenère) combinam muito com carnes vermelhas e queijos mais fortes. Já o vinho branco seco, leve e refrescante, cai muito bem com queijos frescos, saladas e alguns frutos do mar. Por fim, os vinhos do tipo rosé são ótimos para ocasiões descontraídas e caem bem com queijos de cabra e aperitivos feitos de tomate.

Drinks 

Cada drink pede um tipo de petisco para acompanhá-lo. A famosa caipirinha fica ainda mais saborosa com espetinhos de camarão, caldinho de feijão e uma boa mandioca frita. 

Já o mojito (bebida de origem mexicana feita com rum) é ótimo para acompanhar ceviche, frutos do mar e canapés leves. A gin tônica é um drink leve e aromático e pode ser acompanhada por sushis, sashimis, bruschettas ou queijos de cabra.

Destilados

Os destilados se caracterizam por ter maior teor alcoólico em comparação a outros tipos de bebidas e demandam petiscos adequados para cada tipo. Por exemplo, o whisky pode ser combinado com chocolates amargos e queijos envelhecidos.

Já a tequila é ótima com petiscos mexicanos, como nachos, guacamole, ceviches apimentados e tacos. Já a vodka vai muito bem com aperitivos frescos e crocantes, como canapés e salmão defumado.

Como harmonizar

Para harmonizar petiscos e bebidas, existem algumas regras simples que podem te ajudar. Um deles é o equilíbrio entre a intensidade de sabores, para que um não se sobreponha ao outro, apenas realce. É possível dizer que o objetivo da harmonização é criar um terceiro e novo sabor na refeição, que une a mistura entre a bebida e o alimento.

Outra dica é balancear o nível de gordura do petisco e o frescor da bebida: aperitivos gordurosos requerem bebidas refrescantes ou ácidas para diminuir a absorção de gordura pelo organismo.

Vale apostar em combinações inovadoras, de acordo com os sabores de sua preferência e com o contexto. Se você beber mais à noite ou em um dia de muito calor, pode ser melhor comer aperitivos mais leves. Por outro lado, dias com temperaturas frias podem requerer bebidas e alimentos mais encorpados para te ajudar a reduzir a sensação de frio. Experimente e se permita criar novas experiências gastronômicas!

viajante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.