Livro “GTD – A arte de fazer acontecer” [David Allen]

 

Presente em mais de 50 países e baseado no conceito revolucionário da produtividade sem estresse, o método Getting Things Done (GTD) é considerado um dos mais eficazes do mundo.

“Este livro descreve um processo incrivelmente prático, capaz de ajudar pessoas ocupadas a restabelecer o controle da própria vida, contribuindo para seu sucesso pessoal e profissional.” – Marshall Goldsmith, coautor de Aprenda como um líder e Melhores práticas em gestão de talentos Sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações.

Foi com esse argumento que David Allen criou o método GTD – Getting Things Done: um sistema de gestão que tem ajudado inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos. Considerado a principal autoridade no campo da produtividade, Allen trabalhou com os melhores e mais brilhantes talentos do mundo defendendo a teoria de manter “a mente clara como água” e abordando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Depois de 30 anos de pesquisa e prática, lançou A arte de fazer acontecer, um best-seller internacional publicado em 28 idiomas que se tornou uma verdadeira referência em organização pessoal. Nesta nova edição, revisada e atualizada, David Allen insere as novas tecnologias na gestão do fluxo de trabalho e inclui as descobertas mais recentes da ciência cognitiva.

Por meio de cinco passos e inúmeros exemplos, você vai aprender a:

  1. Aplicar a Regra dos Dois Minutos (faça, delegue, adie ou jogue fora) para esvaziar sua caixa de entrada
  2. Reavaliar as metas e manter o foco
  3. Planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente
  4. Controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho
  5. Aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo e que algumas coisas podem ficar para depois

Com técnicas revolucionárias, este livro oferece uma nova maneira de trabalhar: com mais foco, mais produtividade e menos estresse.

Seleção de Resumos do Livro “GTD – A Arte de Fazer Acontecer” 👇

Os links sobre os nomes dos autores dos resumos te levam aos seus respectivos canais no Youtube, onde você pode conferir outros conteúdos de cada um deles e inscrever-se nos seus preferidos 😉 

Lucas Conchetto (7:58)

Livros Tube (31:58)

Resumão AudioBooks (13:46)

Engrandece (9:25)

Seja Uma Pessoa Melhor (6:42)

Universidade Andarilho (5:37)

Livro “GTD – A Arte de Fazer Acontecer” – David Allen

[comentários por: @LucasConchetto]

O livro “A arte de fazer acontecer” de David Allen traz uma abordagem de organização e produtividade que podem ser exploradas na vida pessoal e profissional. O autor acredita que o estresse em relação às nossas tarefas acontece por má administração dos compromissos que assumimos ou aceitamos. Por isso é importante manter organizado e fora de nossa mente nossas tarefas atuais ou futuras, a fim de aliviar a pressão sobre o sistema cognitivo e ganhar produtividade.

A famosa metodologia GTD (getting things done) é uma forma de coletar nossas demandas, organizá-las e distribuí-las de forma eficaz, cumprindo os prazos e outras exigências. A principal ideia da metodologia é tirar de nossa mente e documentar em sistemas, pode ser no papel, aplicativo para celular, computador ou qualquer outra ferramenta. O importante é tirar o peso cognitivo de recordar aquela obrigação, uma vez que nosso dia é muito agitado e somos hiperestimulados, fica fácil esquecer as obrigações. Quando não há um sistema de organização, as coisas ficam no ar, sempre a mercê da sorte e da memória. Isso provoca aquele sentimento de estar perdido e fora de controle, o que mina a produtividade e cria péssimos resultados. O ato de externalizar nossos pensamentos, alivia o processamento cognitivo e cria âncoras. Essas âncoras garantem maior tranquilidade conforme a avalanche de informações vai chegando, uma vez que sabemos que tudo está organizado e nada vai ser esquecido. A neurociência define esse processo de cognição distribuída, pois criamos formatos objetivos e revisáveis para todas nossas demandas. O efeito é um sentimento de calma, de controle, o que gera ótimos resultados pois ganhamos em produtividade.

O autor divide o processo em 4 principais fases: coletar, processar, organizar e revisar. Só depois dessas 4 fases é que vamos para a execução.

Coletar

Nossa dia a dia profissional ou pessoal está repleto de bagunças. Temos documentos desorganizados, contas a pagar, guarda-roupas bagunçado e por aí vai. O primeiro passo para fazer acontecer é coletar toda essa bagunça. O autor sugere a criação de uma caixa de entrada. Pode ser em uma planilha de excel, um aplicativo para celular ou no bom e velho papel. Basta ter uma caixa e anotar todas as coisas que estão pendentes. Como não é possível colocar tudo dentro dessa caixa, podemos escrever sobre as pendências. Por exemplo: arrumar o guarda-roupas, lavar o carro, fazer compras, organizar os documentos e contas a pagar, etc. Tudo isso é anotado em um papel e colocado dentro da caixa. Uma vez que tudo está coletado fica mais fácil decidir o que fazer a respeito de cada coisa.

Processar

Com tudo coletado é hora de processar essas informações. Como a caixa de entrada aceita qualquer coisa, é no processamento que vamos encaminhar cada coisa para seu devido lugar. No processamento decidimos o que é pessoal, o que é projeto, o que é urgente ou para algum dia. O objetivo do processamento é esvaziar a caixa de entrada e encaminhar as demandas para suas devidas áreas.

Organizar

Após processar as demandas é preciso organizar em seus devidos compartimentos. Na organização decidimos se uma demanda é um projeto, um compromisso para agenda, uma ligação a ser feita ou se é um material de referência. A organização faz parte do processo de lapidação de nossas obrigações. Cada etapa tem como objetivo eliminar e segmentar nossas tarefas.

Revisar

Depois de organizada, as demandas precisam ser periodicamente revisadas. A revisão é importante pois muitas prioridades mudam e às vezes o que é importante hoje, pode nem ser necessário amanhã. A revisão permite movimentar nossas demandas para as listas apropriadas. Podemos ter uma demanda em algum dia/talvez e após algumas semanas aquilo faz sentido e pode ser executado. Somente com a revisão é possível identificar e gerenciar. O autor sugere uma revisão semanal, realizada geralmente as sexta-feiras ou domingos. Isso libera a mente e aumenta produtividade.

Quando esse fluxo estiver alinhado, o passo lógico seguinte é executar. Pois é executando que vamos eliminar as pendências e conquistar nossos objetivos de curto ou longo prazo. O momento certo para executar uma demanda pode seguir 4 critérios: contexto, tempo disponível, energia disponível e prioridade.

Contexto

Tem muita tarefa que precisa ser feita, mas nem sempre o contexto é adequado. Você está em uma recepção, esperando para ser atendido. O contexto não comporta qualquer execução, logo só podemos dar conta de algumas tarefas naquela situação. Talvez organizar algumas demandas, responder e-mails, fazer ligações, etc.

Tempo disponível

Têm dias que temos muitas horas para executar uma tarefa, enquanto outros dias são agitados e não temos sossego para nada. É por isso que nem sempre temos condições de executar nossas tarefas. O ideal é mudar o foco e realizar o que é possível com as condições atuais.

Energia disponível

Algumas tarefas exigem atenção e muita energia para serem realizadas. Depois de um dia de tomada de decisão e muitas reuniões, é contraproducente escrever um artigo técnico ou responder e-mails muito importantes. Nossa execução também pode ser direcionada a partir da energia que temos para realizar.

Prioridade

Se algo é importante e não pode esperar, vamos ter que passar aquela demanda na frente de tudo mais. A prioridade é um fator determinante na execução. É por isso que a organização e planejamento é tão importante. Quando algo se torna urgente, entramos em um modo estressado e não reflexivo.

Top 5 Aprendizados

Quando algo vem a mente, anote e livre-se dela.
Se aparecer alguma coisa na mente, anote. Se deixar para depois, vai ter que se lembrar novamente. Ou seja, mais energia, estresse, além de correr o risco da ideia ou necessidade não ficar evidente. Se livrar das ideias que vem a mente anotando-as é uma forma inteligente e comprovada pela ciência para otimizar os ganhos e a produtividade.
Ter um dia da semana para revisão (tarefas, pendências, compromissos, etc.)
Ter um dia para revisar as pendências, compromissos e tarefas em aberto é uma forma inteligente de gerenciar o tempo. Como todo dia somos bombardeados de novas informações e obrigações, só uma revisão consistente pode nos dar condições de enfrentar todos esses desafios com ótima produtividade.

Só a organização pode tirar aquele sentimento de estar esquecendo de algo.
Aquele sentimento de estar perdido, de não saber o que fazer, é sem dúvida o maior gerador de estresse e desgaste emocional. É por isso que a organização é tão importante. Ela nos dá condição de seguir com as obrigações do dia a dia, livrando a mente do peso de lembrar e organizar tudo novamente.

Ter uma caixa de entrada para TODAS Solicitações.
A caixa de entrada é uma grande sacada. Tudo que chega até nós pode ser centralizado em um único lugar. Desse lugar nós processamos e distribuímos as demandas. Essa é uma forma simples e eficiente de ter controle sobre as coisas.

Ter perguntas orientadoras para aquilo que fazemos (qual é a próxima ação, qual é a coisa mais importante, qual objetivo dessa reunião, etc.)
A pergunta ajuda a manter o foco e criar coesão, seja na empresa ou em casa. Quando todos estamos direcionados a um objetivo comum e nos fazemos uma pergunta orientadora, é possível manter o foco e ganhar em produtividade.

Como Comprar o Livro

Antes de mais nada parabéns por estar aqui buscando conteúdos bacanas para te ajudar no seu processo de desenvolvimento. Estamos muito felizes por isso, pois nosso objetivo é realmente te ajudar neste processo.

Bem, sabemos que nada substitui uma boa leitura e, portanto, se você gostou dos resumos recomendamos que compre o livro para lê-lo na íntegra e absorver todos os seus ensinamentos:

 

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