Livro “Pai Rico Pai Pobre” [Robert Kiyosaki]

 

A escola prepara as crianças para o mundo real?
Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro.
O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém.

O mundo mudou a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc.

Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente improficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.Para o autor, o conselho mais perigoso que se pode dar a um jovem nos dias de hoje é: ‘Vá para a escola, tire notas altas e depois procure um trabalho seguro.’ O fato é que agora as regras são outras, e não existe mais emprego garantido para ninguém.

Pai Rico, Pai Pobre demonstra que a questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém.
essa a tese de Robert Kiyosaki neste livro substancial e visionário. Para ele, a formação proporcionada pelo sistema educacional não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados. E como os pais podem ensinar aos filhos o que a escola relega?
Essa é outra das muitas perguntas que o leitor encontra em Pai Rico, Pai Pobre.

Nesse sentido, a proposta do autor é facilitar a tarefa dos pais. Quem entende de contabilidade deve esquecer seus conhecimentos acadêmicos, pois muitas das teorias expostas por Robert Kiyosaki contrariam os princípios contábeis comumente aceitos, e apresentam uma valiosa e moderna percepção do modo como se realizam os investimentos.

A sociedade sofre mudanças radicais e, talvez, de proporções maiores do que as ocorridas em séculos passados.

Não existe bola de cristal, mas algo é certo: a perspectiva global de transformações transcende nossa realidade imediata. Aconteça o que acontecer,só existem duas alternativas: segurança ou independência financeira. E o objetivo de Pai Rico, Pai Pobre é instruir o leitor e despertar sua inteligência financeira e a de seus filhos.

Comentário do autor:
“A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro… mas nunca a fazê-lo trabalhar para elas.”
― Robert Kiyosaki

Seleção de Resumos do Livro “Pai Rico Pai Pobre” 👇

Os links sobre os nomes dos autores dos resumos te levam aos seus respectivos canais no Youtube, onde você pode conferir outros conteúdos de cada um deles e inscrever-se nos seus preferidos 😉 

Lucas Conchetto (8:00)

DeCapaCapa (32:55)

INSTANTE (19:57)

Resumão AudioBooks (19:41)

Seja Uma Pessoa Melhor (9:17)

IlustradaMente (7:40)

Life Pins (7:02)

Eureka (4:05)

TransformaAções (3:51)

Livro “Pai Rico Pai Pobre” – Robert Kiyosaki

[comentários por: @LucasConchetto]

Em “Pai Rico Pai Pobre” Robert Kiyosaki discute sobre a importância da educação financeira. Todos os anos novas pessoas se formam e entram no mercado de trabalho e em sua grande maioria sem educação financeira. O resultado segundo Robert, é uma sociedade que trabalha muito, guarda pouco e passa sérios apertos no dia a dia.

Nascido e criado no Havaí, Robert desde muito cedo queria ser rico. Seu pai funcionário público na área da educação pouco sabia lidar com dinheiro e embora ganhasse bem sempre teve problemas financeiros. Em sua casa Robert nunca teve uma abordagem financeira mais aberta e os pais evitavam a todo custo esses debates. Como Robert era astuto e queria aprender, insistiu ao pai que acabou indicando um amigo. Esse amigo era o pai de Mike, um grade amigo de escola de Robert. O pai de Mike foi responsável por dar toda base de educação financeira ao filho Mike e também a Robert. Essa experiência transformadora levou Robert a ter uma consciência financeira muito grande logo na sua pré-adolescência. Já em seus 20 e poucos anos Robert entrou no mercado de trabalho, explorou várias áreas e foi insaciável, trabalho na industria petrolífera, tecnológica e até passou pela marinha dos Estados Unidos. De lá em diante Robert continuou trabalhando em empresas e empreendendo fora delas, acumulou um bom capital e passou a ser investidor. Muitos anos se passaram e aos 47 anos ele se aposentou com total independência financeira.

A maior mensagem do autor é sobre a importância da educação financeira, pois é a partir dela que vamos poder tomar melhores decisões com nosso dinheiro e multiplicá-lo. Imagine que passamos 8 horas por dia trabalhando para ganhar dinheiro, nos esforçamos muito, estudamos, treinamos, tudo para ganhar mais. E quando ganhamos não sabemos lidar bem com o dinheiro por que nos falta conhecimento. Chega a ser trágico dedicarmos tanto esforço pra ganhar e quase nenhum esforço pra dominar os fundamentos financeiros. Segundo o autor quase 95% da população está presa na corrida dos ratos, como um hamster em sua rodinha, corre corre e não sai do lugar. A corrida dos ratos é trabalhar todo dia, e tudo que ganha vai em contas e outras atividades. No final do mês o dinheiro já acabou, temos novas contas para o próximo mês e não resta outra alternativa a não ser trabalhar. Em longo prazo o resultado é muito trabalho e poucas conquistas, é como estar numa corrida de ratos, sem nunca chegar a lugar algum.

Top 5 aprendizados

Investir no conhecimento é sempre o maior investimento.
Investir em conhecimento é sempre um bom caminho. Como o mundo muda muito e em grande velocidade, são nossos aprendizados e capacidade de pensar que nos coloca em uma posição de vantagem.

Trabalhe para aprender, não para ganhar dinheiro.
Quanto mais novo você for, mais pode tirar proveito desse ensinamento. Quanto mais trabalhamos lugares variados, mais experiência ganhamos e mais nosso horizonte se expande.

Pague a você mesmo primeiro .
Esse ensinamento o autor tirou do livro “O homem mais rico da Babilônia” do George Samuel Clason. A ideia é que você pague a si mesmo antes de destinar o dinheiro para qualquer outro propósito. Se faltar para pagar os outros, negocie, encontre soluções, mas nunca fique sem se pagar. Com essa ideia o resultado em longo prazo é fantástico.

O conhecimento vale mais do que dinheiro no longo prazo.
Sem conhecimento o dinheiro ganhado rápido e em grande quantidade é fácil de ser perdido. Por isso quanto mais conhecimento você tem, melhores condições tem para lidar com os episódios complexos da vida. As crises sempre existirão, mas é sua experiência e conhecimento que vão te colocar em outro nível.

Dominar o contexto que você está inserido.
É sempre bom termos uma visão holística. Quanto mais amplo e quanto mais pulverizado é nosso conhecimento, mais conseguimos transitar por diversos campos. É claro que é essencial ter uma especialidade, mas nunca deixar de acumular conhecimentos adjacentes.

Como Comprar o Livro

Antes de mais nada parabéns por estar aqui buscando conteúdos bacanas para te ajudar no seu processo de desenvolvimento. Estamos muito felizes por isso, pois nosso objetivo é realmente te ajudar neste processo.

Bem, sabemos que nada substitui uma boa leitura e, portanto, se você gostou dos resumos recomendamos que compre o livro para lê-lo na íntegra e absorver todos os seus ensinamentos:

 

_______________________________

E então? Curtiu?

De qual resumo você mais gostou?

Compartilhe aqui abaixo sua opinião 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *