Livro “Rápido e Devagar” [Daniel Kahneman]

Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.

Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos.

As questões colocadas por Kahneman se revelam muitas vezes inquietantes: é verdade que o sucesso de um investidor é completamente aleatório e que sua habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão?

Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar? Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.

Seleção de Resumos do Livro “Rápido e Devagar” 👇

Os links sobre os nomes dos autores dos resumos te levam aos seus respectivos canais no Youtube, onde você pode conferir outros conteúdos de cada um deles e inscrever-se nos seus preferidos 😉 

Lucas Conchetto (6:36)

ResumoCast (33:37)

Resumão AudioBooks (20:50)

Seja Uma Pessoa Melhor (10:47)

Upgrade na sua (8:35)

Wevolution Academy (11:06)

SuperLeituras (3:03)

Livro “Rápido e Devagar” – Daniel Kahneman

[comentários por: @LucasConchetto]

Daniel Kahneman prêmio nobel em economia traz em seu livro rápido e devagar uma longa análise e reflexão sobre como tomamos decisões e em quais critérios nos apoiamos para tomá-las. O livro surpreende em muitos momentos, principalmente em situações que o autor mostra que tomamos decisões menos favoráveis por ser iludidos pelo nosso sistema cognitivo.

O título do livro rápido e devagar é uma abordagem sobre tomadas de decisão e como elas são processadas pelo cérebro. Já reparou que quando algo caí ou vem na sua direção você toma decisões sem tomar consciência delas? É como dirigir, você não pensa nas suas ações, pois elas são tomadas pelo sistema rápido, chamado pelo autor de sistema 1. Os pensamento mais complexos e trabalhosos vão para o sistema 2 ou pensamento devagar. Quando alguém te pergunta algo complicado, já notou que você para tudo que está fazendo, se estiver caminhando por exemplo, você fica parado até achar a resposta? Nesse momento é seu sistema 2 que está trabalhando e ele exige tanta energia que seu cérebro fica totalmente focado nele.

O autor nos mostra no livro em quais momentos da nossa vida nós acionamos o sistema 1 ( rápido ) e sistema 2 ( devagar ) e como isso influencia no resultado final, nossas escolhas. Como ele é um nobel em economia o livro vai inclinar para essa área quase que totalmente. Quase toda reflexão do livro vai girar em torno de economia, estatística e matemática. Em alguns momentos o autor trabalha algumas questões comportamentais que fogem aos tópicos mencionados, mas o conteúdo predominante é economia, estatística e matemática.

O livro traz muitas abordagens diferentes para entender nosso esquema cognitivo e o autor trabalha muito a ideia de viés cognitivo ou os conhecidos gatilhos mentais, processos que nossos cérebros tomam para fazer escolhas.

Como Comprar o Livro

Antes de mais nada parabéns por estar aqui buscando conteúdos bacanas para te ajudar no seu processo de desenvolvimento. Estamos muito felizes por isso, pois nosso objetivo é realmente te ajudar neste processo.

Bem, sabemos que nada substitui uma boa leitura e, portanto, se você gostou dos resumos recomendamos que compre o livro para lê-lo na íntegra e absorver todos os seus ensinamentos:

  • Comprar na Amazon (por indicação de Lucas Conchetto)

 

_______________________________

E então? Curtiu?

De qual resumo você mais gostou?

Compartilhe aqui abaixo sua opinião 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *